Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

UFC desbrava terreno de nova sede global

 


CEO e chairman do UFC, Lorenzo Fertitta sempre se manteve otimista de que a marca de artes marciais mistas que ele comprou com seu irmão Frank Fertitta III e o amigo Dana White mudaria o cenário do esporte. Mas há 15 anos, inovar com um escritório em um campus de 17 mil metros quadrados não fazia parte dos planos.

"Quando começamos, trabalhávamos em algo que era mais parecido com um armário do que com um escritório. Era localizado no edifício corporativo da minha família, onde cuidávamos de todos os investimentos, e era literalmente um armário, com três ou quatro pessoas que começaram conosco quando compramos a empresa", disse Fertitta.

O começo foi humilde, mas nesta terça-feira, em Las Vegas, aconteceu a cerimônia que desbrava o terreno do projeto que não só servirá como escritório para mais de 360 funcionários do UFC, como também envolverá a construção de um Centro de Saúde e Performance de Atletas, que revolucionará a maneira como os lutadores treinam, reabilitam-se após lesões e ganham conhecimento sobre seus corpos e sobre o que há de mais novo em ciência do esporte.

"O campus em si é um investimento no futuro dos negócios", diz Gary Cook, diretor global da marca. "É claramente um compromisso com os funcionários, e todos sabemos que as grandes empresas são construídas pelas pessoas, então é um grande lugar para nossas pessoas. Além disso, Las Vegas se tornou nosso lar, e sentimos que um investimento contínuo nos atletas é de suma importância. A primeira coisa que precisamos fazer é nos certificar de que podemos oferecer o que há de melhor em conhecimento na ciência do esporte, para permitir que nossos atletas se reabilitem, se preparem e previnam lesões. Há tanta coisa acontecendo nos campos da biomecânica, e achamos que podemos tomar a liderança na sofisticação que existe hoje, já que nosso esporte é muito fragmentado, considerando o número de academias que existem. As academias fazem um grande trabalho, assim como os atletas, mas talvez nós possamos aprender algumas lições com as pesquisas científicas que são realizadas pelo mundo, e esse estabelecimento será o lar de todo esse conhecimento. " 

Ainda nas fases de projeto e planejamento com a empresa KGA Architecture, sediada em Las Vegas, o UFC Corporate Campus será construído em aproximadamente 15 meses, começando em janeiro de 2016. Para a empresa, que tem crescido exponencialmente desde que a Zuffa comprou a marca em 2001, a decisão de criar o Campus era necessária por razões logísticas simples.

"Conforme crescemos e tivemos sucesso, obviamente contratamos muitas pessoas", diz Fertitta. "Acredito que muitos não sabem o quanto é preciso para realizar os 41 eventos que fazemos todos os anos, e a magnitude do que é necessário para administrar esses negócios. Chegou ao ponto de estarmos espalhados por diversos pontos de Las Vegas, e todas as grandes empresas precisam ter uma área que fomente a comunicação, trabalho em equipe e criatividade, e eu acho que isso é o que este novo campus irá fazer pelos membros da nossa equipe. "

Abrigando não só escritórios, como também espaços multimídia que facilitarão a criação de conteúdo interno e manterão a produção de nível mundial da equipe, Fertitta, oriundo de Las Vegas, está ciente da importância de cimentar as raízes do UFC em sua cidade natal.

"Isso significa muito para a cidade de Las Vegas. Primeiro porque é uma empresa local. Segundo, porque oferecemos um senso de diversidade para a economia aqui em Las Vegas. Existem muitas grandes empresas sediadas aqui, mas a vasta maioria é orientada para a indústria de jogos. Nos providenciamos a oportunidade de construir uma base de funcionários do ponto de vista da alta tecnologia e da comunicação, e eu diria que nós somos provavelmente a única, e certamente a maior, empresa de mídia baseada na cidade", disse.

O maior diferencial do UFC Corporate Campus será o Centro de Saúde e Performance de Atletas. O estabelecimento, que terá uso gratuito por parte dos atletas do UFC, terá mais de 2,7 mil metros quadrados distribuídos em dois andares, e contará com um octógono, ringue de boxe, tatames, uma pista de corrida indoor, espaço para levantamento de peso Olímpico e um centro multimídia. Haverá também consultórios, uma academia para fisioterapia e reabilitação, assim como áreas dedicadas à tecnologia de performance e ciência do esporte. É impressionante no papel, e Cook acredita que, uma vez em funcionamento, o Centro mudará o esporte para melhor.  

"Como organização, mudamos o cenário do esporte nos últimos 15 anos, e ninguém poderia adivinhar o que aconteceria. Quando você é um líder, é preciso levar seu esporte e seus negócios a outros níveis. Os benefícios serão atletas mais bem informados, e mais conscientes quanto aos treinamentos, quais equipamentos devem ser usados, e como o corpo humano é analisado hoje em dia em todos os esportes. Precisamos liderar e inovar em nossa indústria porque somos os líderes de nossos negócios no MMA, assim como no cenário do esporte. Podemos alçar nossos atletas a outros níveis investindo em sua capacitação. Fazemos isso para que nossos atletas fiquem maiores, mais fortes, mais atléticos, e tenham um melhor entendimento do que os ajuda na preparação, na reabilitação e no processo de treinamento. Não queremos substituir as academias, queremos apenas oferecer a capacidade de engrandecer o que eles fazem. "

Em muitas maneiras, é similar ao que o UFC tem feito ao longo da última década e meia ao incentivar a regulação e sancionamento do esporte pelo mundo. Se trata de olhar em frente e proporcionar um campo de jogo seguro e nivelado para os atletas, e ao mesmo tempo entreter os fãs ao oferecer um produto de alto nível.

"Nós sempre estivemos na vanguarda de investir no futuro", disse Fertitta. "Falamos sobre isso o tempo todo, seja investindo em mercados internacionais através da abertura de escritórios e providenciando infra-estrutura, seja com a contratação de equipes de alto nível para executar a nossa visão, e este é outro exemplo perfeito disso. Estamos investindo na segurança dos nossos lutadores com o programa anti-doping em parceria com a USADA, e esta é apenas uma extensão. É realmente sobre a saúde geral dos atletas, e o que descobrimos ao longo dos anos é que, infelizmente, o treinamento de artes marciais mistas, em nossa opinião, não evoluiu como o treinamento em outros esportes profissionais. Precisamos ter certeza de que estamos ensinando, e que todos os nossos atletas têm a oportunidade de ver novas técnicas em primeira mão, de modo que eles não só terão um melhor desempenho, mas também vão prevenir lesões e terão um centro como qualquer outro grande esporte tem. É um lugar onde eles poderão vir e treinar ou fazer sua reabilitação, e é apenas mais um exemplo de como investimos em nossos atletas e investimos no futuro do nosso esporte. "

Em outras palavras, enquanto o UFC ainda é o mais alto padrão quando se trata da promoção de lutas no MMA, para quem está comandando o navio se trata de mais do que simplesmente fazer algumas lutas em um sábado à noite.

"Acho que estamos claramente em um período de evolução. Somos grandes promotores de lutas, e essa ainda é a nossa maior competência. Nos tornamos grandes criadores de conteúdo de mídia, e atraímos uma audiência muito maior do que esperávamos pelo globo. O próximo passo é pensar em como investir para nossos negócios serem a longo prazo, serem sustentáveis, e beneficiarem a todos. Quando fazemos isso, nos tornamos uma empresa melhor, e uma marca maior em um cenário controlado e administrado por pessoas como a NFL, a MLB, a NBA, a Copa do Mundo. Queremos estar no mesmo nível, e esse é mais um passo nessa direção. Dentre todos os esportes, continuamos a procurar o avanço e a inovação. Nosso Centro de Saúde e Performance de Atletas será ligado à Cleveland Clinic. Não existe nada mais discutido hoje do que concussões. Quando você vê a companhia reagindo porque quer tomar uma posição de liderança no cenário esportivo mundial, isso faz você se sentir bem porque estamos empenhados. Não estamos esperando pelo próximo sábado para realizar outro evento. Estamos investindo nestas três letras - UFC. Elas são poderosas, são significativas, e estão dando grandes experiências aos fãs, e queremos continuar assim. "

Fertitta e a empresa evoluíram muito desde a época do primeiro escritório / armário. E não, o CEO não passa pela antiga sede para relembrar os velhos tempos.

"Acho que já transformamos aquele armário em outra coisa", ri. "Mas na verdade, isso mostra muito não só da visão que tínhamos quando fundamos a empresa, mas também de tudo que foi conquistado por nossa equipe. Quando eu, meu irmão e o Dana compramos a companhia em 2001, tínhamos a visão de causar um impacto e remodelar os esportes de combate, e fizemos muito nos últimos 15 anos. Mas não temos tempo de descansar, colocar as coisas em perspectiva e nos dar alguns tapinhas nas costas. Acho que esse será outro grande exemplo para as pessoas realmente verem a quantidade de recursos necessária para realizar o que realizamos. "