Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

UFC estende parceria para estudo da saúde cerebral de lutadores

 


O UFC anunciou hoje uma extensão de cinco anos na parceria com a Cleveland Clinic e o apoio ao Estudo da Saúde Cerebral dos Lutadores Profissionais. O comprometimento de vários anos, e a contribuição de um milhão de dólares para o Centro de Saúde do Cérebro Lou Ruvo em Las Vegas, onde o Estudo é conduzido, faz do UFC o maior apoiador dentre os esportes de combate.

"Pesquisa e conscientização são fundamentais para garantir novos padrões para a saúde e segurança dos atletas", disse o Diretor de Operações do UFC Lawrence Epstein. "O UFC está sempre procurando oportunidades de investir em programas de saúde e bem-estar líderes da indústria e fornecendo recursos para desenvolver seus atletas dentro e fora do octógono."

"Aprendemos muito nos primeiros quatro anos de estudo sobre o quanto traumas repetitivos na cabeça afetam o cérebro e como podemos detectar lesões acumuladas", disse Charles Bernick, director médico do Centro de Saúde do Cérebro Lou Ruvo da Cleveland Clinic e investigador principal do estudo. "O envolvimento da comunidade da luta e de organizações como o UFC só nos ajudam a entender melhor o campo e proteger nossos atletas. O apoio deles nos ajuda a manter a infraestrutura desse grande estudo e nos permite seguir os participantes durante períodos mais longos e desenvolver maneiras de melhorar a segurança em esportes de combate, junto de outros que foram expostos a traumas repetitivos na cabeça."

Fundado em 2011, o Estudo da Saúde Cerebral dos Lutadores Profissionais foca em desenvolver métodos para detectar os sinais iniciais e mais sutis das lesões cerebrais em atletas expostos a traumas na cabeça, assim como determinar quais indivíduos são mais propensos a desenvolver distúrbios neurológicos. Agora em seu quinto ano, pesquisadores estão confiantes de que as descobertas beneficiarão a segurança e a saúde de lutadores profissionais, assim como aqueles que sofrem traumas repetitivos na cabeça em outros esportes e atividades.

O compromisso do UFC para ajudar no financiamento do Estudo da Saúde Cerebral dos Lutadores Profissionais é fornecido em conjunto com outras grandes organizações esportivas de combate. Estes fundos ajudarão a fornecer o apoio necessário para continuar o Estudo da Saúde Cerebral na Cleveland Clinic, com planos para publicar e defender a importância desta pesquisa para o esporte futuramente.

Até hoje, o Estudo da Saúde Cerebral dos Lutadores Profissionais já trabalhou com 600 atletas, ativos e inativos. A participação é voluntária, e os atletas recebem avaliações gratuitas e regulares de sua saúde e funções cerebrais, incluindo exames de ressonância magnética. Testes individuais serão repetidos anualmente por um período mínimo de quatro anos. A partir de 2016, o projeto abrange também atletas brasileiros.