Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Astros do UFC opinam sobre Anderson vs. Weidman

O lutão principal de sábado em pauta com astros e estrelas do UFC opinando.

Las Vegas Nevada - O reinado de terror de Anderson Silva começou com uma luta de três minutos contra Rich Franklin em outubro de 2006 e, nos sete anos desde então, "The Spider" pouco foi desafiado dentro do Octógono deixando de lado as especulações de quem seria o melhor na divisão dos 84 kg e até na divisão dos 93 kg.

Entretanto, um número crescente de experts esperam que este desafio finalmente apareça na forma do invícto desafiante Chris Weidman no UFC 162 no dia 6 de julho no MGM Grand em Las Vegas, Nevada.

Os apostadores acreditam que Weidman com 9-0 seja o azarão mais perigoso a enfrentar Anderson nos últimos cinco anos, desde então, o campeão do UFC e do PRIDE Dan Henderson colidiu com o brasileiro em março de 2008. Os apostadores acreditam que a vitória de Chris Weidman nesta semana do Dia da Independência é mais provável do que a vitória de Chael Sonnen no mesmo período no ano passado, apesar de Sonnen ter dominado Anderson por mais de quatro rounds em sua luta anterior.

E o presidente do UFC Dana White disse: "todo lutador com quem conversei e todos que entrevistamos acreditam que Weidman vencerá Anderson. Os profissionais acreditam ser este o maior desafio que o brasileiro já enfrentou no UFC. Estes são os caras que conhecem o esporte, os profissionais, e todos dizem que Weidman pode realmente chocar o mundo. Está é uma grande luta na divisão dos médios."

Aqui estão as opiniões de alguns dos grandes nomes da luta que poderia ser a reviravolta do ano:

Chael Sonnen (Duas vezes desafiante ao cinturão de Anderson Silva)
"Olha, ele (Anderson Silva) tem duas vitórias contra mim, o que não me deixa em boa situação para criticá-lo publicamente agora que a nossa coisa acabou. Mas não é isso que vou fazer aqui. Acho que o Anderson é um excelente lutador, um lutador incrível, mas ele não vai ganhar essa luta. Weidman levará Anderson para baixo à vontade, acho que passará a guarda de Anderson e acabará com ele. Levar Anderson para baixo não é uma coisa difícil de fazer. Chris vai acertar a cabeça de Anderson, machucá-lo com seu ground and pound e finalizá-lo dentro de três rounds com um triângulo de mão ou algo similar. Weidman é uma versão mais jovem de mim - e uma versão melhor quando se trata de aspectos como o jogo por cima. Levei Anderson para baixo repetidamente e, embora eu tenha o socado a noite toda, não tenho as finalizações que Weidman tem. Weidman vai ter o mesmo sucesso que tive com um ataque no solo, mas, em seguida, ele vai pegar Anderson com um estrangulamento. O reinado de sete anos acabou. Isso é realmente o que sinto."

Ronda Rousey (Campeã peso galo do UFC)
"Eu acho que Anderson Silva é o melhor lutador peso por peso do mundo, mas Weidman é o pior confronto possível para ele. Isso definitivamente vai ser interessante, e estou animada para ver o que vai acontecer."

Matt Serra (Ex-campeão meio-médio do UFC)
"Chris vai chocar muita gente. A combinação do conjunto de habilidades de Chris, que é um jogo ruim para Anderson em qualquer dia, e sua mentalidade para ganhar vão resultar em uma grande vitória. Todo mundo vê as habilidades desse garoto, e Chris não aceita 'não' como resposta. Ele é uma fera, um animal. Ele enfrentará Anderson Silva, mas, ao contrário de alguns dos outros caras, vai fazer isso com agressividade e habilidade. Ele é o lutador completo para vencer Anderson."
 
Miesha Tate (Ex-campeã peso galo do Strikeforce)
"Chael Sonnen quase bateu Anderson baseado em seu wrestling. Weidman é um wrestler mais dinâmico do que Sonnen e nunca foi finalizado. O wrestling de Weidman definitivamente lhe dá uma chance."

Georges St-Pierre (Campeão meio-médio do UFC)
"Eu acredito que essa é uma luta ruim para Anderson Silva. Muito ruim por causa do estilo do seu adversário. As fraquezas de Anderson são os pontos fortes da Weidman. Eu treinei com Weidman e seu wrestling está em outro nível. Não só acho que Chris Weidman vai bater Anderson Silva como acredito que ele vai finalizar. Acredito que não vai durar muito tempo. Essa luta vai chocar muita gente. Treinei com Weidman e sei o quão bom ele é. Ele será o campeão. Anderson é inteligente, duro, e vai pegar um Chris vindo de um bom tempo parado por lesão. É por isso que é importante para Weidman ter um grande treinamento. Mas se Weidman seguiu sua programação sem problemas, ele vai ganhar essa luta."

Kenny Florian (Comentarista do UFC, ex-desafiante de duas categorias)
"Weidman vai ser o maior desafio de Anderson, pois é um cara que pode levá-lo para baixo, tem um forte ground and pound e excelentes finalizações. Acho que seu triângulo de mão pode representar muitos problemas para Anderson Silva quando a luta estiver no solo. O jeito como Anderson tenta levantar e a maneira como Weidman controla os adversários no chão usando suas cabeças vai deixar Anderson muito vulnerável ao triângulo de mão. Se você olhar para o que o Chael Sonnen fez com Anderson, ele venceu cinco rounds completos contando as duas lutas e por pouco não ganhou. Ele dominou, e Weidman é uma versão maior, mais forte, mais jovem e bate mais forte do que Chael. Não acho que haja qualquer lutador do mundo que podemos esperar que vença Anderson em pé, mas acho que Weidman pode e vai levar a disputa para o chão e, uma vez lá, a expectativa é que ele chegará em uma boa posição para vencer a luta."
 
Michael Bisping (Vencedor do TUF 3)

"Acho que Weidman tem uma grande chance de se tornar o novo campeão. Anderson Silva é o maior de todos os tempos, mas, acredite em mim, Weidman tem um estilo muito ruim para ele. Vai ser um pesadelo. Weidman será capaz de levar Anderson para baixo, e ele causa sérios danos quando faz isso. Weidman tem um ótimo jogo de chão, e é aí que Anderson mostrou vulnerabilidades. Chael Sonnen levou Anderson para baixo à vontade, e Anderson quase nunca conseguiu se levantar, tinha que esperar o fim do round. Quando lutei com Chael, me levantei o tempo todo e lhe dava um soco no rosto. Anderson é o melhor lutador de todos os tempos, mas sua fraqueza é o wrestling, e Weidman é pelo menos tão bom quanto Chael nessa área. Além disso, você tem que levar em consideração que Anderson vem fazendo isso há muito tempo, e todos nós envelhecemos. Vencer caras como canadenses de uma perna só, meio-pesados semi-aposentados é fácil. Acho que Weidman pode vencer Anderson Silva."

Gray Maynard (Ex-desafiante peso leve)
"Se alguém vai bater Anderson Silva e não deixar esse cara se aposentar com o cinturão e invicto no UFC, com certeza é Chris Weidman. Weidman é o único cara que você pode apontar na divisão e dizer: 'Esse cara pode fazer isso, esse cara pode vencer Anderson.'"
 
Daniel Cormier (Último campeão do GP pesado do Strikeforce)
"Eu sou sempre parcial com os wrestlers, mas sinceramente acho que Weidman tem as ferramentas para vencer essa luta. Anderson é o maior de todos os tempos, mas Weidman tem o modelo definido pelo Chael Sonnen. Não é que ele tem que passar um ou dois rounds para descobrir o que ele tem que fazer para ganhar. Basta seguir o plano de jogo que Chael teve sucesso: levar Anderson para baixo e bater nele. Acho que a defesa de quedas do Anderson tem melhorado ao longo dos anos, mas Chris é um bom wrestler. Eu voto em Weidman por decisão."
 
Frank Mir (Ex-campeão peso pesado do UFC)
"Anderson mostrou uma fraqueza - ele pode ser controlado no chão por wrestlers poderosos - e Weidman é o mais poderoso wrestler que existe na divisão. Todo mundo está fazendo a comparação com Chael Sonnen, mas enquanto Chael controlou Anderson no chão e o golpeou, ele não pôde machucar Anderson, e essa foi sua ruína. Weidman pode ferir Anderson com ground and pound e também pode finalizar. A única maneira que eu vejo de Weidman não ganhar é se ele der uma de valentão e trocar golpes com o melhor striker do mundo. Mas eu acho que ele é inteligente demais para isso. Escolho Weidman como vencedor."

Alan Belcher (Competidor peso médio do UFC)
"Weidman tem as ferramentas, no papel ele consegue fazer isto. Anderson sempre parece achar um jeito de vencer, mas todos são humanos, e comparando estilos, eu não gosto disto para Anderson. Ele é bom no chão. O que me preocupa sobre Weidman é que ele sabe o suficiente em pé o que pode o deixar em apuros. Ele é bom em pé e sabe dar um soco e acha que ele pode vencer em pé. Mas ele não pode. Ninguém consegue vencer Anderson Silva em pé. Weidman tem que levar a luta para o chão, e quando isto acontecer, lá é o mundo de Weidman. Se for para o chão no primeiro round, será insano porque Weidman pode finalizar Anderson silva no primeiro round."

 Roger Gracie (Competidor peso médio do UFC)
"O grappling de Weidman está em um nível muito alto. Ele tem algumas finalizações muito boas. Ele pode aplicar uma chave em qualquer um - qualquer grappler de alto nível mundial. Acho que ele é tão bom que pode obrigar qualquer um a dar os três tapinhas, inclusive a mim ou Anderson Silva."
 
TJ Grant (Desafiante ao título peso leve do UFC)
"Pessoalmente, sinto que Weidman tem as ferramentas para vencer. Ele é jovem, confiante e seu grappling está em um nível completamente diferente. Você nunca quer votar contra Anderson Silva, mas dou uma ligeira vantagem para Weidman.
 
"Weidman está vindo de um bom tempo parado, e Anderson deve aproveitar, partir para cima e tentar um nocaute no primeiro round"

Luke Rockhold (Último campeão peso médio do UFC)
"É uma luta 50-50. Não tenho pensando em uma luta de Anderson Silva a um bom tempo. Mas esta luta pode ir para qualquer um."

John Moraga (Desafiante peso mosca do UFC)

Vou arriscar e dizer que Weidman vence. Ele está determinado e muito confiante e esta é a chave para vencer uma lenda. Weidman vai com tudo, e acho que seu estilo é ruim para Anderson. Na verdade consigo ver Weidman dominando."

Rick Story (Competidor meio-médio do UFC)
'Consigo ver Weidman ganhando por pontos controlando boa parte da luta no chão. Pergunte a Chael Sonnen, cinco rounds é muito tempo para cometer um erro na guarda de Anderson, Chris é jovem e está faminto, acho que ele consegue."

Johny Hendricks (Desafiante meio-médio do UFC)
"Anderson não gosta de pressionar no começo, mas acho que nessa luta ele precisa acelerar cedo. Weidman está vindo de um bom tempo parado, e Anderson deve aproveitar, partir para cima e tentar um nocaute no primeiro round. Mas se Weidman chegar aos últimos rounds, com seu wrestling, e sendo tão jovem, irá assumir as ações. Acho que Weidman tem o estilo e as habilidades para vencer essa luta e acho que ele vai ganhar por decisão."
 
Dominick Cruz (Campeão peso galo do UFC)

"Weidman pode perfeitamente fazer isso (vencer). Mas contra Anderson Silva, a pressão é para não cometer um erro enquanto usa seus golpes para tentar uma queda. Essa é a coisa fundamental para Weidman. Eu passei algum tempo com Chris, ele é um cara inteligente sabe que não pode tentar trocar golpes com Anderson. Ele tem que estar consciente desse fato: na trocação, Weidman não pode competir com Anderson em qualquer nível. Weidman tem que ter o mesmo plano de jogo de Chael Sonnen. Todo mundo está dizendo que é a fórmula para ele vencer essa luta. Mas aqui está o problema: Anderson teve duas lutas com Chael e teve mais de 30 minutos de tempo no Octógono exatamente contra essa estratégia. Anderson passou por pelo menos dois camps de treinamento esperando por isso. A defesa de quedas dele está a anos-luz de distância de onde estava dois anos atrás. Lembre-se, defesa de quedas é apenas um aspecto de uma disciplina no MMA - e também é um dos aspectos mais fáceis de melhorar. Mas Weidman ainda pode levá-lo para baixo. Anderson precisa de mais ou menos um minuto e meio de um round para descobrir a distância e o tempo de seu oponente, e Chris tem que fazer uso disso para derrubá-lo. Uma vez que ele colocar Anderson para baixo, pode golpear muito bem. Anderson normalmente espera em sua guarda por uma chance de escapar ou contra-atacar, mas Chris bate forte o suficiente e é ativo o bastante para evitar que Anderson tente subir de volta rapidamente. É aí que vejo Weidman vencer a luta, na disputa contra Anderson tentando ficar em pé."