Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Urijah Faber: Pronto para retomar o caminho

"Acho que o passar da tocha do lutador unidimensional para o lutador
completo já aconteceu há muito tempo. Agora evoluímos a uma geração
diferente.” - Urijah Faber

Peso galo do UFC - Urijah FaberUrijah Faber é um homem confiante e é difícil argumentar quando ele te fala que o melhor ainda está por vir.

O ex-rei dos pesos pena do WEC tem mantido seu lugar como um dos lutadores top nos pesos mais leves por boa parte da última década, e de acordo com o líder da Team Alpha Male, seu trabalho mais impressionante ainda está para ser feito. Esta é uma meta grande para um homem que já conquistou tanto como ele, aos 34 anos, e com tamanho calibre, mas “The California Kid” continua elevando o nível a cada passo do caminho.

Onde três vitórias consecutivas tipicamente seriam o suficiente para um lutador com o status de Faber conseguir uma chance ao título, a situação entre Dominick Cruz e Renan Barão não ficou necessariamente clara para passar por ela, e o ex-desafiante achou melhor continuar enfrentando os melhores da divisão fora da camada pelo cinturão. Isto o coloca em rota de colisão contra Michael McDonald no UFC Fight Night Johnson x Benavidez 2 em Sacramento neste sábado.

“Eu acho que vai ser um desafio”, Faber disse. “O cara é perigoso e tem algumas armas e estarei atento a elas. Ele é um lutador do melhor nível cara. Estou pronto para faíscas mas espero sair por cima com certeza.

“Acho que terei a vantagem no condicionamento físico, mas mais do que isto, acho que tenho vantagem no lado psicológico. Estou muito familiarizado com isto. Sou um wrestler há mais de 20 anos. Estou lutando há 11 anos e sempre fui um cara que pode se levar a um nível novo. Acho que Michael virá para a luta em boa forma também. Sua estratégia é vir com tudo, se recuperar e então ele vem com sua trocação perigosa em força total. Ele deixa tudo de lado e tem um ótimo instinto assassino. Com isto dito, acho que terei vantagem em  questão de estilo e mentalmente também.”

“Mayday” tem sido proclamado como um dos lutadores chave na nova geração do MMA que levarão o esporte a um novo nível no futuro. Apesar de Faber ser 12 anos mais velho que seu oponente, ele não vê esta luta como uma que coloca o lutador contra o futuro, porque ele se vê jovem como o oponente que irá enfrentar na jaula no sábado à noite.

“Não concordo com isto porque me considero parte do futuro também”, disse Faber. “Quando eu comecei a lutar muitos outros faziam isso por hobby e trabalhavam em outros empregos. Eu levei a sério, e enquanto eu estava passando sufoco, eu me comprometi inteiramente a este esporte e a minha melhora nele. Era minha meta melhorar em cada aspecto do meu jogo.”

Apesar de se considerar parte do futuro, Faber garante que essa é a única semelhança com seu adversário da luta co-principal do Fight Night de sábado.

“Eu realmente sinto que represento a nova geração de lutadores também e o que você vê aqui são dois estilos diferentes. Somos dois lutadores diferentes que entrarão nesta luta. Acho que o passar da tocha do lutador unidimensional para o lutador completo já aconteceu há muito tempo. Agora evoluímos a uma geração diferente.”

Apesar do que foi dito e feito até aqui, o ex-campeão do WEC e figura carimbada no top 10 das categorias mais leves tem um objetivo, o cinturão da divisão galo. Porém, após derrotas em disputas contra Cruz (título linear) e Barão (interino), o garoto da Califórnia sabe como retomar o caminho em direção ao seu desejo.

“Eu honestamente levo as coisas uma luta de cada vez”, ele acrescentou sobre suas esperanças pelo título. “Eu obviamente estou sempre pensando em metas maiores, mas você tem que avaliar estas metas no final de cada luta. É o que estou fazendo agora. É o jeito mais fácil de ficar focado no que está na minha frente, e agora, é Michael McDonald.”