Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Belfort e Lyoto já encararam 8 oponentes em comum; veja o retrospecto

Veteranos medem forças no UFC 224, dia 12 de maio no Rio de Janeiro

A Jeunesse Arena no Rio de Janeiro receberá, no dia 12 de maio, o histórico duelo entre dois dos grandes nomes do MMA em todos os tempos: Vitor Belfort e Lyoto Machida.
Compre aqui seu ingresso para o UFC 224
Ex-campeões do Ultimate, o “Fenômeno” e o “Dragão” compartilham uma longa trajetória de conquistas no esporte e, ao longo de suas carreiras, já enfrentaram nada menos que oito oponentes em comum.
A título de curiosidade, confira quais foram esses nomes e quem levou a melhor.
Randy Couture
Belfort: 1 vitória, 2 derrotas
Lyoto: 1 vitória
Vitor Belfort e Randy Couture se encontraram três vezes no octógono do UFC. Na primeira ocasião, no longínquo ano de 1997, o norte-americano levou a melhor naquela que foi a primeira derrota na carreira do brasileiro. Na revanche, melhor para Vitor, que tomou o cinturão dos meio-pesados e, no terceiro capítulo, Couture novamente saiu com a mão erguida, retomando o título.
Lyoto se encontrou com o “Natural” apenas uma vez - mas fez com que fosse memorável. O nocaute com um chute frontal ao melhor estilo “Karate Kid” será para sempre um dos maiores nocautes da história.
Rich Franklin
Belfort: 1 vitória
Lyoto: 1 vitória
Quando ainda dava seus primeiros passos no MMA, Lyoto encarou aquele que se tornaria, meses depois, campeão peso-médio do UFC, e deu uma bela mostra de que sua carreira seria vitoriosa ao nocauteá-lo no segundo round.
Já Vitor cruzou o caminho de Franklin após o reinado do norte-americano no Ultimate, e deu o mesmo fim ao “Ace”, vencendo-o por nocaute.
Tito Ortiz
Belfort: 1 derrota
Lyoto: 1 vitória
Vitor e Tito protagonizaram um duelo de ex-campeões meio-pesados em 2005, do qual o norte-americano saiu vitorioso por decisão dividida e seguiu na campanha por aquele que seria seu último title-shot no Ultimate.
Lyoto enfrentou Ortiz para se consolidar na elite da organização, e com a vitória por decisão unânime sobre o experiente ex-campeão mostrou que estava apto a disputar o título - algo que faria duas lutas mais tarde.
Dan Henderson
Belfort: 2 vitórias, 1 derrota
Lyoto: 1 vitória
Quem não se lembra dos dois nocautes magistrais de Vitor Belfort sobre Dan Henderson em duas lutas principais de edições do UFC no Brasil? Com eles, o “Fenômeno” se tornou o primeiro - e o segundo - atleta a nocautear o ex-campeão do PRIDE. Mas a história entre os dois já havia começado a ser escrita justamente na organização japonesa, onde Hendo superou Belfort em 2006.
Lyoto bateu de frente com um embalado Hendo em 2013, que vinha de quatro vitórias consecutivas, sendo a última a épica primeira guerra com Mauricio Shogun, e freou o norte-americano superando-o em uma apertada decisão dividida no único combate entre os dois.
Jon Jones
Belfort: 1 derrota
Lyoto: 1 derrota
Os brasileiros desafiaram o então campeão dos meio-pesados pelo título em um espaço de nove meses e tiveram resultados parecidos. Ambos tiveram bons momentos em suas respectivas lutas, mas acabaram finalizados por “Bones”: Machida com uma guilhotina, Belfort com uma americana.
Luke Rockhold
Belfort: 1 vitória
Lyoto: 1 derrota
Em outra performance magistral em uma luta principal no Brasil, quando atravessava uma das melhores fases de sua carreira, em 2013, Vitor deu as boas-vindas ao último campeão peso-médio do Strikeforce no UFC, e o recebeu com um chute rodado que o levou a nocaute ainda no primeiro round.
Lyoto não teve a mesma sorte quando encarou Rockhold dois anos depois, e foi finalizado pelo norte-americano que, em sua luta seguinte, conquistaria o cinturão do Ultimate.
Gegard Mousasi
Belfort: 1 derrota
Lyoto: 1 vitória
Desta vez quem estava na luta principal era Lyoto, que fez a Luta da Noite em Jaraguá do Sul em 2014 ao superar Mousasi em 25 minutos, no duelo que o credenciou a disputar o cinturão dos médios.
Vitor não teve o mesmo desempenho quando encarou o holandês em 2016 e foi derrotado por nocaute técnico no segundo assalto.
Chris Weidman
Belfort: 1 derrota
Lyoto: 1 derrota
Lembra daquela disputa pelo cinturão dos médios para a qual Lyoto se credenciou? Aconteceu em julho de 2014, logo após Weidman vencer por duas vezes consecutivas a lenda Anderson Silva. Lyoto bem que tentou, propôs um bom desafio ao norte-americano e terminou colocando o “All-American” em apuros, mas foi derrotado por decisão unânime dos jurados.
Vitor também conseguiu pressionar Weidman em um primeiro round extremamente movimentado, mas quando parecia que o brasileiro faria o norte-americano sucumbir, o então campeão mostrou resiliência para virar o combate e vencer Belfort ainda no assalto inicial.
O UFC 224 terá, além do duelo entre Vitor e Lyoto, a campeã Amanda Nunes colocando em disputa o cinturão peso-galo contra Raquel Pennington, na luta principal. Saiba tudo sobre o evento aqui.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube