Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Rose Namajunas quer inspirar e ser um exemplo

Campeã peso-palha crê que atletas deveriam parar com as provocações


Evitando as provocações geralmente empregadas para promover lutas, Rose Namajunas optou por uma abordagem mais neutra antes de sua luta contra Joanna Jedrzejczyk. Se recusando entrar na guerra verbal e de insultos, os raros momentos em que Namajunas falou foram marcados por afirmações modestas de gratidão e espírito esportivo, que contrastaram com seus demais colegas escalados para o UFC 217.
Mais UFC 217: Pontos de discussãoGrandes vencedores | GSP: "Melhor noite da carreira" | Três vezes St-Pierre | Qual o futuro da divisão peso-palha? | Estrelas do MMA reagem à vitória de GSP | Personalidades comentam triunfo de Namajunas
Após nocautear Jedrzejczyk no primeiro round e conquistar o cinturão peso-palha, seu tom permaneceu o mesmo. Como ela disse a Joe Rogan no octógono imediatamente após o duelo, “Quero apenas tentar usar meu dom para as artes marciais para tentar fazer do mundo um lugar melhor… apenas ser uma boa pessoa. É isso”.
Apesar de não ser a típica retórica que se ouve das bocas de lutadores profissionais, a visão de mundo de Namajunas parece ter atraído muitos fãs, assim como suas inegáveis habilidades como atleta. Em sua entrevista coletiva após a luta, ela lembrou a todos que “artes marciais são sobre honra e respeito”.
“O MMA tem tido muita provocação e coisas do tipo, e sinto que as pessoas não têm sido verdadeiras consigo mesmas, nem honestas. Talvez elas pensem que precisam fazer isso para entreter, mas estou cansada disso. Estou cansada do ódio, da raiva. Sinto que tenho um dever como lutadora de ser um exemplo melhor”, disse Rose, “Acho que chegou a hora de uma nova era no esporte. Acho que temos a oportunidade, como lutadores e atletas, de sermos bons exemplos. Não sou perfeita, de forma alguma, mas podemos tentar. Eu costumava lutar com ódio, e houve muita agressão no meu passado, mas é porque eu fui machucada. Descobri que o amor é uma energia mais sustentável do que o ódio”.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC