
Comunicados oficiais
O Octógono retorna à capital paulista em 4 de novembro para mais uma edição do UFC São Paulo, desta vez com Jaílton "Malhadinho" Almeida e Derrick Lewis liderando o card. Até então, o último evento na cidade foi realizado em novembro de 2019, e de lá até aqui tivemos diversas novidades no Ultimate. Confira abaixo uma lista com 10 fatos que aconteceram no UFC desde a última passagem pela maior capital da América Latina.
Ex-campeão peso-médio do UFC, Alex Poatan não fazia parte do plantel até então. O brasileiro estreou no Ultimate em novembro de 2021, com um nocaute sobre Andreas Michailidis no UFC 268. De lá para cá, Poatan venceu Bruno Blindado, Sean Strickland, se tornou campeão ao nocautear Israel Adesanya, perdeu o cinturão em uma revanche e fez sua estreia no peso meio-pesado com uma vitória por decisão dividida contra Jan Blachowicz.
Charles "do Bronxs" Oliveira com o cinturão peso-leve no UFC 262. (Foto por Carmen Mandatto/ Getty Images)
É verdade que Charles "do Bronxs" Oliveira é hoje um dos lutadores favoritos dos fãs, mas vocês sabiam que ele ainda estava longe do título quando tivemos a última edição do UFC em São Paulo? O paulista participou deste evento nocauteando Jared Gordon em um duelo chave em sua arrancada até o cinturão. Em seguida, ele venceu Kevin Lee e Tony Ferguson até enfrentar Michael Chandler no UFC 262 pelo título vago dos leves, nocauteando o norte-americano e se tornando campeão - posto que ocupou até maio de 2022.
Que o UFC vem se internacionalizando cada vez mais é um fato, e além de eventos em diversas localidades, cinco países tiveram seus primeiros campeões no Octógono.
Não há dúvida de que Amanda Nunes é a maior lutadora de todos os tempos, e quando tivemos a última edição do evento em São Paulo, a "Leoa" estava em seu auge, sendo detentora simultânea de dois cinturões diferentes. O tempo passou, Amanda perdeu o título peso-galo para Julianna Peña, recuperou em uma revanche e se aposentou após superar Irene Aldana.
Além de Amanda, durante este período houve também a aposentadoria de outros grandes lutadores. Resolvemos destacar aqui algumas das grandes lendas que tiveram uma carreira incrível no Octógono. Veja abaixo quando foram as últimas lutas.
Pela primeira vez na história, dois lutadores se enfrentaram quatro vezes no UFC - e todas as lutas aconteceram depois do último evento em São Paulo. Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno se encontraram quatro vezes no Octógono. Na primeira, no UFC 256, tivemos um empate. Na segunda, no UFC 263, o mexicano levou a melhor e ficou com o cinturão peso-mosca. O brasileiro recuperou o título no UFC 270, mas voltou a perder o cinturão no duelo decisivo, realizado no UFC 283.
Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno tocam luvas antes do UFC 256. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Maior celeiro de atletas do UFC na atualidade, o Dana White's Contender Series está em sua sétima temporada, com quatro delas sendo realizadas após o último evento em São Paulo. Diversos nomes se destacaram no Octógono desde que conquistaram seus contratos, mas os destaques ficam para dois lutadores que conquistaram cinturões no Ultimate: Sean O'Malley e Jamahal Hill. O Brasil ainda não teve nenhum campeão vindo do programa, mas Jailton "Malhadinho" Almeida, Caio Borralho, Denise Gomes e outros atletas vindos de lá estarão no card do UFC São Paulo neste ano.
Uma das trilogias mais épicas na história do UFC foi protagonizada por Alexander Volkanovski e Max Holloway. O australiano e o havaiano se enfrentaram três vezes nesse período em combates emocionantes, sendo os dois primeiros extremamente equilibrados. No tira-teima, melhor para Volkanovski, que conquistou o cinturão peso-pena contra Holloway na primeira oportunidade e o defendeu nas duas posteriores.
Jon Jones comemora a vitória na luta principal do UFC 285. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Um dos maiores atletas na história do MMA, Jon Jones ainda não havia estreado no peso-pesado, sendo na época o campeão meio-pesado do UFC. Depois que vagou o título em 2020, "Bones" ficou três anos se preparando para fazer a transição para o peso-pesado, estreando na categoria em março deste ano e conquistando o cinturão vago da divisão contra Ciryl Gane. Em compensação, sua antiga divisão teve quatro campeões desde que ele subiu de peso: Jan Blachowicz, Glover Teixeira, Jiri Prochazka e Jamahal Hill. Atualmente, o título está vago.
No início de 2020, o mundo inteiro passou por um período conturbado devido à pandemia causada pela COVID-19. Para manter o calendário funcionando, o UFC passou a fazer eventos em dois lugares que ficaram famosos para qualquer fã de MMA: o UFC Apex, em Las Vegas, e a "Ilha da Luta", em Abu Dhabi. Desde que passou a ser utilizado, o UFC Apex teve até o momento 78 cards de "Fight Nights" e sete cards numerados, totalizando 85 eventos no local - até o momento. Já na Ilha da Luta tivemos 14 eventos, com seis numerados e oito "Fight Nights".
O UFC São Paulo: Almeida x Lewis foi um evento realizado em 4 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.