Pular para o conteúdo principal
Entrevistas

10 coisas que você não sabia sobre Marlon Moraes

Brasileiro enfrenta o americano Henry Cejudo neste sábado pelo título dos galos

A fluminense Izabella Santiago conheceu Marlon Moraes na academia em que eles treinavam, em Nova Friburgo, no Rio. Um amigo em comum passou o MSN de um para o outro e eles começaram a conversar. “No meio do papo, descobri que ele tinha só 18 anos. Eu tinha 23, cinco anos mais velha. Pensei: que criança, eu não vou mais dar bola. E dei um ‘tchau, tenho que sair’ e não conversei mais”, ela conta, rindo da lembrança. Os dois se encontraram dias depois em uma festa. Ele, entendendo que ela estava interessada, mas estava cismada com a diferença de idade, roubou um beijo. “A partir daí começamos a nos conhecer e a namorar. E isso faz 12 anos.”

Ninguém, portanto, conhece melhor Marlon Moraes, que disputa o cinturão dos pesos-galos neste fim de semana no UFC Chicago contra o americano Henry Cejudo, do que Iza. E foi para ela que pedimos que contasse algumas curiosidades sobre o marido. Iza, que mora com ele e os dois filhos em New Jersey, nos Estados Unidos, não nos decepcionou – pelo contrário: rapidamente se lembrou de várias histórias do marido. “Ele é muito engraçado, tudo acontece com ele”, Iza se diverte. Veja abaixo 10 coisas que você não sabia sobre Marlon Moraes, pelas palavras de sua mulher.

1.

“Quando era mais novo, o Marlon jogava futebol. O pai e o avô foram jogadores do Friburguense, o time de Nova Friburgo, onde a gente morava. O Marlon também jogou lá, no juvenil. Mas, nesse meio tempo, ele começou a treinar, aos 9 anos, e se encontrou na luta. Então deixou o futebol para poder seguir lutando. Mas ele é louco por futebol e tem vontade de, quando for mais velho e parar de lutar, dar aula de futebol para crianças.”

2.

“O Marlon treina muito. Faz de dois a três treinos por dia, sábado, domingo, não tem descanso. E ele vive cansado, com dores musculares. Quando está cansado demais, prefere dormir no chão. E dorme no chão direto mesmo, sem colchonete nem nada, só joga um edredom.”

3.

“A mãe do Marlon nunca viu uma luta dele. Mesmo depois que ela já sabe que ele ganhou, que foi uma luta boa, rápida, mesmo assim ela não assiste. Já eu amo assistir. Sou fã mesmo.”

Social Post
4.

“Ele começou a treinar convidado por uma amiguinha do bairro. E, no começo, treinava escondido do pai. A mãe pagava a academia com a maior dificuldade, porque ele veio de família humilde, e ele treinava escondido. Só depois de um tempo eles contaram para o pai que ele estava treinando.”

5.

“Morávamos na Flórida e ele veio fazer um treinamento com Frankie Edgar em New Jersey, a convite do Edson Barboza. Ele adorou o treino aqui, todo mundo gostou dele também. E então a gente ficava dois meses na Flórida e dois meses em New Jersey. Mas, quando a gente vinha para cá, vinha dirigindo. São 20 horas. E a gente fez isso mais de dez vezes. A gente nem parava, ia revezando, no carro apertadinho, com mala, com cachorro. Mas feliz da vida. Depois que meu filho nasceu que a gente resolveu mudar de vez para New Jersey, porque não dava pra ficar morando em dois lugares. A mudança para cá também é uma história engraçada: colocamos nossos móveis num caminhãozinho e ele veio dirigindo o caminhão, rebocando nosso carro atrás. Viemos eu, ele, meu filho de 2 meses e nossa cachorrinha Kyra, que é uma beagle. E a gente fez a mudança em 20 horas, dirigindo – mas, com nosso filho, a gente parou no hotel para dormir.”

6.

“A primeira luta dele no WSOF foi contra o Miguel Torres, em Las Vegas [em novembro de 2012]. A gente já morava em New Jersey, num basement [porão] alugado. E foi quando aconteceu o furacão Sandy. Naquele desespero todo do furacão, em que ficamos cinco dias sem luz, o voo dele foi cancelado porque o acesso ao aeroporto estava interditado. Era para ter sido na terça-feira e ele teve que viajar na quinta, sendo que a luta era sábado. Nessa correria do cancelamento do voo, ele tinha que perder peso para a pesagem. E a gente lá, no basement sem energia, à luz de velas. Ele então ficou correndo no corredor que tinha lá. Correu mais de 100 vezes, tudo para poder suar e perder peso. Ele é muito disciplinado, tem muita determinação. Não tem tempo ruim para o Marlon. Se acontece alguma dificuldade, aquilo acaba sendo um empurrão para ele.”

Social Post
7.

“Muita gente falava para ele desistir de luta, que não ia dar em nada, que ele não ia ser campeão, para ele arrumar um trabalho mesmo, como se isso não fosse trabalho. Quando morava em Friburgo, o Marlon treinava na academia do Anderson França. Acordava às 5h da manhã, ia para a academia. Abria, porque ele tinha a chave, e treinava sozinho. Tomava banho na academia e ia para o trabalho. Ele trabalhava numa tornearia, a Tornauto. Quando saía do trabalho, às 5h da tarde, corria, treinava de novo com o Anderson França e ia para a faculdade. Ele fez gestão de negócios. Depois disso tudo ainda saía comigo para a gente namorar. Ele é muito disciplinado.”

8.

“Marlon é muito religioso. Ele é católico e carrega sempre santinhos e fotos da família com ele durante a Semana da Luta.”

9.

“A primeira luta dele de MMA foi em uma garagem de um bairro de Nova Friburgo. Depois disso, ele já lutou em grandes ginásios e arenas, inclusive no Madison Square Garden, em Nova York.”

10.

“Quando ele está de dieta, fica restrito para um monte de coisa, né? E ele não pode comer, mas fica trazendo o que tem vontade para casa. Traz pizza, brownie com sorvete, açaí. E eu e meu filho que temos que comer. E a gente engorda por ele.”