
Eventos
Uma revanche entre o ex-campeão peso-mosca Brandon Moreno e o norte-americano Brandon Royval lidera o UFC México, evento que acontece neste sábado (24), na Cidade do México. O card ainda terá o reencontro no Octógono entre o ex-campeão interino do peso-pena, Yair Rodriguez, e o ex-desafiante ao cinturão da divisão, Brian Ortega. No aquecimento para o evento, confira algumas das melhores lutas desses atletas disponíveis no UFC Fight Pass.
Veja mais: A história do UFC no México
O primeiro encontro dos protagonistas da luta principal deste sábado não poderia ficar de fora. Brandon Moreno e Brandon Royval se enfrentaram na luta que fechou o card preliminar do UFC 255, com vitória do mexicano por nocaute técnico.
Os dois atletas fizeram um combate movimentado e Moreno quase conseguiu uma finalização com um mata-leão no início da luta, mas Royval escapou. O confronto só foi decidido depois do norte-americano deslocar o ombro e o mexicano aproveitar o momento para nocautear no ground and pound no fim do 1º round.
Reveja Brandon Moreno x Brandon Royval no UFC Fight Pass
Brandon Moreno tornou-se o primeiro lutador nascido no México a ser dono de um cinturão do UFC após finalizar Deiveson Figueiredo com um mata-leão no 3º round.
Os dois pesos-mosca haviam se enfrentado anteriormente no UFC 256, mas o embate terminou empatado. A revanche ocorreu seis meses depois na luta co-principal do UFC 263 e o mexicano demonstrou superioridade diante do brasileiro, dominando o confronto em pé e surpreendendo Deiveson no solo até conseguir o estrangulamento, garantindo assim o título da categoria.
Reveja Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo 2 no UFC Fight Pass
Brandon Moreno golpeia Kai Kara-France no ground and pound no UFC 277. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Após perder o cinturão para Deiveson Figueiredo no UFC 270, Brandon Moreno se credenciou para um quarto confronto contra o brasileiro ao vencer Kai Kara-France na luta co-principal do UFC 277 e conquistar o cinturão interino da categoria.
A luta começou intensa, com ambos os lutadores trocando golpes, mas sem um domínio claro. O duelo permaneceu equilibrado até que Moreno acertou um chute perfeito no fígado de Kara-France, derrubando-o e levando a luta para o chão. O mexicano então partiu para o ground and pound e encerrou o confronto aos 4m34s do 3º round.
Reveja Brandon Moreno x Kai Kara-France no UFC Fight Pass
Brandon Royval e Matt Schnell protagonizaram um duelo intenso no UFC 274, que terminaria com o bônus de "Luta da Noite" - mesmo durando menos de um round.
O ritmo dos pesos-mosca começou forte, com Schnell indo de forma agressiva para cima de Royval e conseguindo um knockdown com um golpe de direita no primeiro minuto. Royval se recuperou e quase foi pego em um estrangulamento, mas escapou e encaixou uma guilhotina logo em seguida, que obrigou o rival a bater em desistência.
Reveja Brandon Royval x Matt Schnell no UFC Fight Pass
Brandon Royval comemora a vitória no UFC Kansas City. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Mais de um ano depois da vitória sobre Schnell, Royval retornaria ao Octógono para enfrentar Matheus Nicolau na luta que o credenciaria a disputar o cinturão contra Alexandre Pantoja no futuro.
O brasileiro estava bem na luta em pé e dominava as ações, quando foi surpreendido por uma joelhada precisa de Royval e foi à lona. O norte-americano ainda acertou uma sequência no ground and pound até o árbitro interromper, conquistando um dos bônus de "Performance da Noite" do evento.
Reveja Brandon Royval x Matheus Nicolau no UFC Fight Pass
Uma das maiores viradas na história do MMA aconteceu na luta principal do UFC Denver em 2018, evento que comemorou o 25º aniversário do Ultimate. Yair Rodriguez e o "Zumbi Coreano" Chan Sung Jung lideraram o card e entregaram um combate movimentado e intenso para os fãs.
Os dois atletas fizeram o que se esperava deles e não pouparam golpes em nenhum dos cinco rounds. Enquanto o Zumbi Coreano tomava a iniciativa e pressionava, Rodriguez usava esquivas e contragolpeava. Já no fim da luta, com ambos os atletas desgastados, ocorreu uma reviravolta surpreendente: com apenas dez segundos restantes, eles pararam e pediram aplausos da torcida. Em seguida, Jung foi para cima e o mexicano esquivou-se e conectou uma cotovelada devastadora no queixo de seu oponente, nocauteando o rival em um final marcante para o evento.
Reveja Yair Rodriguez x "Zumbi Coreano" no UFC Fight Pass
O primeiro duelo entre Yair Rodriguez e Brian Ortega teve um final anticlimático. Os pesos-pena lideraram o UFC Long Island em 2022, e o mexicano saiu vitorioso por nocaute técnico após uma lesão no ombro sofrida pelo rival.
Rodriguez tomou a iniciativa desde o início, mostrando velocidade e uma variedade de golpes em seu arsenal. Em dado momento, os lutadores foram para o chão e o mexicano buscou uma chave de braço na guarda. Ortega tentou tirar seu braço da posição, mas seu ombro deslocou no movimento e o combate precisou ser encerrado.
Reveja Yair Rodriguez x Brian Ortega 1 no UFC Fight Pass
Yair Rodriguez comemora a conquista do cinturão interino no UFC 284. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Yair Rodriguez conquistou a maior vitória de sua carreira na luta co-principal do UFC 284, na Austrália. O mexicano finalizou Josh Emmett e se consagrou como campeão interino do peso-pena após nove anos na organização.
O mexicano dominou o início do duelo com chutes no corpo e ataques variados, até que Emmett conseguiu um knockdown que deixou seu rival em alerta. No 2º round, "El Pantera" voltou a se impor e machucou o norte-americano com uma joelhada voadora. O combate foi para o chão e Rodriguez encaixou um triângulo, obrigando o adversário a bater em desistência.
Reveja Yair Rodriguez x Josh Emmett no UFC Fight Pass
Conhecido pelo seu jiu-jítsu afiado, Brian Ortega também mostrou poder nas mãos ao ser o primeiro lutador a nocautear o ex-campeão Frankie Edgar na carreira.
Edgar acertou a maioria dos golpes no começo da luta, enquanto Ortega buscava encontrar a distância para contragolpear. Quando finalmente encontrou, o lutador acertou uma cotovelada forte seguida de um uppercut de direita para nocautear o Hall da Fama do UFC. A vitória no 1º round manteve a invencibilidade de " T-City" e o credenciou como o próximo desafiante do então campeão Max Holloway.
Reveja Brian Ortega x Frankie Edgar no UFC Fight Pass
Brian Ortega golpeia Chan Sung Jung na luta principal do UFC Fight Island 6. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Em um duelo entre dois ex-desafiantes ao cinturão, Brian Ortega e o "Zumbi Coreano" fizeram a luta principal do UFC Fight Island 6, em Abu Dhabi.
O norte-americano dominou o sul-coreano durante os 25 minutos do duelo, conseguindo dois knockdowns na luta e mostrando versatilidade durante todo o confronto, vencendo todos os rounds na opinião dos três juízes. A vitória marcou o retorno de Ortega ao Octógono após quase dois anos parado e o credenciou a ser o próximo desafiante ao cinturão peso-pena, que estava em posse de Alexander Volkanovski.
O UFC México: Moreno x Royval 2 foi um evento realizado em 24 de fevereiro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.