
Eventos
No próximo sábado (29), o Octógono do Ultimate desembarca novamente na América Latina para o UFC México, que será protagonizado pelos pesos-moscas Brandon Moreno e Steve Erceg de olho em uma possível disputa de cinturão nos próximos meses.
O aguardado evento contará com atletas empolgantes, que possuem retrospectos de grandes nocautes, finalizações espetaculares e atuações categóricas em triunfos por decisão. No aquecimento para o card, listamos algumas das melhores performances destes lutadores que você pode conferir no UFC Fight Pass.
Brandon Moreno venceu Deiveson Figueiredo na luta co-principal do UFC 263, em junho de 2021. (Foto por Christian Petersen/Zuffa LLC)
Cerca de seis meses após o primeiro duelo com Deiveson Figueiredo - que terminou em empate - Brandon Moreno ficou frente a frente novamente com o brasileiro em uma aguardada revanche valendo o cinturão peso-mosca. O duelo marcou a segunda atração mais importante do UFC 263, realizado em junho de 2021.
Disposto a não deixar a nova oportunidade passar, Moreno entregou uma grande atuação, suportou o forte jogo de pressão do brasileiro, e na 3ª parcial, encaixou um mata-leão forçando Deiveson a bater em desistência, tornando-se o primeiro atleta nascido no México a se consagrar campeão do UFC.
Reveja Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo 2 no UFC Fight Pass
Brandon Moreno venceu Deiveson Figueiredo no UFC 283, em janeiro de 2023. (Foto por Buda Mendes/Zuffa LLC)
Uma das maiores rivalidades da história da divisão peso-mosca chegava ao fim em janeiro de 2023, no Rio de Janeiro. Agora como campeão interino, Brandon Moreno dividia o Octógono pela quarta vez com Deiveson Figueiredo, então dono do cinturão linear.
Diante de uma arena lotada apoiando o “Deus da Guerra”, o confronto transcorria de forma equilibrada até o 3° round, quando Moreno conectou um direto no olho de Deiveson, que sentiu, foi a knockdown e acabou controlado até o fim da parcial.
No intervalo, o árbitro chamou o médico para avaliar a condição clínica de Deiveson e o mesmo concluiu que o brasileiro não possuía condições de seguir na luta. Com o fim da luta por interrupção, Brandon Moreno foi declarado vencedor e reconquistou o cinturão da divisão até 57 Kg.
Reveja Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo 4 no UFC Fight Pass
Steve Erceg venceu Alessandro Costa no UFC 295, em novembro de 2023. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Depois de uma estreia com vitória na organização, Steve Erceg retornou ao Octógono em menos de quatro meses para enfrentar o brasileiro Alessandro Costa.
Com uma atuação eficiente e mostrando um jiu-jítsu de alto nível, o australiano superou o seu adversário, que aceitou o confronto de última hora, e foi declarado vencedor com um triplo 29-28 após a abertura das papeletas dos juízes.
Reveja Steve Erceg x Alessandro Costa no UFC Fight Pass
Steve Erceg venceu Matt Schnell no UFC Vegas 87, em março de 2024. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Seguindo com sua ascensão na divisão peso-mosca, Steve Erceg nocauteou Matt Schnell na luta co-principal do UFC Vegas 87.
Ambos começaram o duelo trocando golpes de forma franca nos cinco minutos iniciais, com o australiano levando uma pequena vantagem. Logo no início do 2º round, eles foram para a curta distância e “Astroboy” acertou um cruzado de esquerda no seu rival, que caiu nocauteado e garantiu Erceg como próximo desafiante da divisão até 57 Kg.
Reveja Steve Erceg x Matt Schnell no UFC Fight Pass
Kelvin Gastelum venceu Michael Bisping na luta principal do UFC Xangai, em novembro de 2017. (Foto por Hu Chungwei/Zuffa LLC)
Cerca de 20 dias após perder o cinturão do peso-médio para o canadense Georges St-Pierre, Michael Bisping aceitou o desafio de substituir a lenda Anderson Silva e medir forças com Kelvin Gastelum na luta principal do UFC Xangai, realizado em novembro de 2017.
Porém, do outro lado do Octógono, vinha um jovem lutador que não queria se afastar da elite da categoria. Ainda no round inicial, o norte-americano conseguiu encaixar uma combinação de jab e direto que acertou em cheio a cabeça do ex-campeão. Kelvin ainda acertou mais alguns golpes até a interrupção do árbitro central, decretando sua vitória por nocaute.
Reveja Kelvin Gastelum x Michael Bisping no UFC Fight Pass
Raul Rosas Jr venceu Jay Perrin no card preliminar do UFC 282, em dezembro de 2022. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Atleta mais jovem a atuar no Ultimate - cerca de dois meses após completar 18 anos - o peso-galo Raul Rosas Jr. não se intimidou com uma T-Mobile Arena lotada e estreou com o pé direito no card preliminar do UFC 282, em Las Vegas.
Diante do norte-americano Jay Perrin, o “Menino Problema” mostrou que possui totais condições de figurar entre os principais nomes da divisão peso-galo. Ainda no 1° round, o descendente de mexicanos entrou em queda, conseguiu derrubar o seu rival e rapidamente pegou as costas.
Em uma transição de alto nível, Raul fechou o cadeado, atacou o pescoço de Perrin após a transição e insistiu na posição até o seu oponente dar os três tapinhas.
Reveja Raul Rosas Jr. x Jay Perrin no UFC Fight Pass
Saimon Oliveira venceu Jose Alday no Dana White's Contender Series, em setembro de 2021. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
No segundo episódio da 5ª temporada do Dana White’s Contender Series, o brasileiro Saimon Oliveira superou José Alday e conquistou o sonhado contrato com a organização ao final do programa.
No Octógono do UFC Apex, em Las Vegas, os atletas fizeram uma luta parelha quando o combate estava em pé, mas o brasileiro se saiu melhor quando o duelo foi para o solo nos dois primeiros rounds. Nos cinco minutos finais, Saimon chegou a conseguir um knockdown, mas o duelo permaneceu nivelado.
Ao final de 15 minutos, as papeletas foram abertas e dois dos três juízes deram a vitória para Saimon. O CEO do Ultimate, Dana White, ficou impressionado com a resiliência do brasileiro e o parabenizou por ter demonstrado raça durante o duelo.
Reveja Saimon Oliveira x Jose Alday no UFC Fight Pass
Melquizael Costa venceu Andre Fili no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
No card preliminar do UFC Seattle, realizado no último mês de fevereiro, o peso-pena Melquizael Costa venceu o experiente Andre Fili por finalização ainda na 1ª parcial e anotou dois triunfos consecutivos na organização.
Desde o início do confronto, Melquizael manteve o seu rival longe do seu raio de ação usando os chutes na cabeça e na linha de cintura. O norte-americano então tentou mudar o nível do jogo e derrubar o brasileiro, porém, deixou o pescoço exposto, que fez “Melk” aproveitar a brecha e encaixar uma guilhotina, forçando Fili a bater em desistência.
Reveja Melquizael Costa x Andre Fili no UFC Fight Pass
Julia Polastri venceu Cory McKenna no UFC Vegas 98. (Chris Unger/Zuffa LLC)
Após ser derrotada por Josefine Knutsson em sua estreia no Ultimate, a peso-palha Julia Polastri conquistou sua primeira vitória na organização ao bater Cory McKenna por decisão dividida no card preliminar do UFC Vegas 98.
A atleta galesa começou o confronto com bastante agressividade e tentou encurralar a carioca na grade, travando-a no clinch. Ainda na metade da primeira parcial, Julia conseguiu rechaçar as investidas da sua oponente e passou a conectar os golpes mais contundentes na trocação, aliando velocidade e precisão.
De forma estratégica, Polastri seguiu dominando McKenna na luta em pé sem sofrer maiores sustos. Ao fim do confronto, as papeletas foram abertas para decidir o resultado e dois dos três juízes marcaram vitória de Julia.
Reveja Julia Polastri x Cory McKenna no UFC Fight Pass
Gabriel Miranda em entrevista após vitória no UFC 293. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
A primeira vitória de Gabriel Miranda no Ultimate aconteceu no card preliminar do UFC 293, realizado em setembro de 2023 na Austrália, sobre Shane Young.
Após a autorização do árbitro central, o brasileiro avançou pelo Octógono e aplicou uma ótima entrada de queda. Assim que Young baixou a mão para se segurar, Miranda pulou nas costas e começou a atacar o estrangulamento. O australiano ainda tentou evitar a finalização com as mãos, mas não adiantou e acabou apagando.
O UFC México: Moreno x Erceg foi um evento realizado dia 29 de março de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.