Pular para o conteúdo principal
Israel Adesanya of Nigeria celebrates after knocking uot Alex Pereira of Brazil during their Middleweight fight at Kaseya Center on April 08, 2023 in Miami, Florida. (Photo by Carmen Mandato/Getty Images)
Atletas

Adesanya pode igualar Couture em caso de vitória no UFC 305

Caso vença Dricus Du Plessis neste sábado (17), o nigeriano se tornará o segundo atleta a conquistar três vezes o cinturão na mesma categoria

Quando subir no Octógono do UFC 305, que será realizado em Perth, Austrália, Israel Adesanya poderá alcançar um feito que apenas um lutador na história do Ultimate conseguiu. Caso vença o atual campeão dos médios Dricus Du Plessis no UFC 305, o nigeriano se tornará o segundo atleta a conquistar por três vezes o cinturão em uma mesma categoria, igualando o Hall da Fama do UFC Randy Couture

Randy Couture comemora a vitória no UFC 44. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Randy Couture comemora a vitória no UFC 44. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Contratado pelo Ultimate em 1997, Randy Couture venceu suas três primeiras lutas na organização por nocaute no 1º round e conquistou o direito de enfrentar o então campeão dos pesos-pesados Maurice Smith, em dezembro do mesmo ano. A vitória por decisão majoritária sobre o seu compatriota garantiu o primeiro cinturão ao “The Natural”.

Após o triunfo histórico, Couture ficou por cerca de três anos fora da organização. Em seu retorno ao Ultimate, em novembro de 2000, Randy nocauteou Kevin Randleman no 3º round e reconquistou o cinturão dos pesados. Após duas defesas de título e ser destronado por Josh Barnett em março de 2002, “The Natural” decidiu migrar para a divisão dos meio-pesados. 

O retorno ao peso-pesado aconteceu em março de 2007, no UFC 68, quando Couture bateu Tim Sylvia por decisão unânime dos juízes e fez história na organização ao se tornar o primeiro atleta com três reinados diferentes na mesma categoria.

Israel Adesanya

Israel Adesanya recebe o cinturão linear do peso-médio no UFC 243. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Israel Adesanya recebe o cinturão linear do peso-médio no UFC 243. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


O início do reinado de Israel Adesanya no peso-médio começou no UFC 243 quando nocauteou o então campeão linear Robert Whittaker e unificou o cinturões da categoria. O nigeriano dominou a divisão até novembro de 2022, no UFC 281, quando Alex “Poatan” Pereira o venceu no 5º round e conquistou o título da divisão até 84 Kg.

Entretanto, Adesanya não ficou muito tempo longe do cinturão. Logo na revanche com o brasileiro, cerca de cinco meses depois, o nigeriano devolveu o nocaute e retomou o seu reinado. Porém, logo na primeira defesa de título, no UFC 293, “The Last Stylebender” foi surpreendido por Sean Strickland, que o impôs a segunda derrota nas últimas três lutas.

Caso vença Dricus Du Plessis no UFC 305, Israel Adesanya seguirá fazendo história na organização e irá se igualar a Randy Couture como únicos atletas a conquistarem o cinturão da mesma categoria em três ocasiões diferentes.

Não perca o UFC 305: Du Plessis x Adesanya, dia 17 de agosto, com exclusividade no UFC Fight Pass. O card preliminar começa às 19h30 e o card principal tem início às 23 horas (horários de Brasília).

News and announcements

View all