Aljamain Sterling comemora sua vitória no UFC 288. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
O duelo foi como uma partida de xadrez desde o começo - muito tática, com os dois lutadores buscando aberturas na luta em pé e as interações na luta agarrada mostrando apenas que ambos estão no nível mais alto do esporte. Enquanto Cejudo teve bons momentos, a diversidade e o alcance dos ataques do Sterling foram muito para o "Triple C" lidar, com o campeão castigando as pernas do desafiante e o mantendo fora da zona de perigo.
Sterling deu seus melhores golpes na curta distância, no entanto, utilizando bem as joelhadas e os sosocs no corpo para minar o gás e resistência de Cejudo. O "Funkmaster" também venceu o desafiante em posições importantes de domínio. Cejudo pressionou no fim do 5° round, acertando seus melhores golpes durante a luta, mas não machucou Sterling o suficiente para sair vitorioso.
Dois dos três juízes viram a luta a favor do campeão, que se torna o primeiro peso-galo a defender o cinturão por três vezes. Sterling agora tem nove vitórias seguidas e vai para 15-3 no UFC.