
Eventos
Atleta, ator e dançarino, 'Spider' é uma estrela dentro e fora do octógono
Antes de os lutadores de MMA dividirem os holofotes da mídia com atores famosos e até serem seguidos por paparazzi nas ruas, havia Anderson Silva. O ex-campeão dos pesos-médios do UFC encantou o público casual com suas habilidades extraordinárias no octógono, e se tornou um dos primeiros atletas a transcenderem o esporte, tornando-se uma celebridade dentro e fora dos cages.
O poder de estrela de Anderson é tão grande que o lutador é colocado no mesmo patamar de Ayrton Senna e Pelé, os dois maiores ídolos esportivos do país. Em 2011, o próprio atleta revelou espanto com o aumento do assédio. E era apenas o começo.
"Antes, as pessoas que me assediavam estavam ligadas ao meio da luta. Agora, recebo o carinho de mulheres, crianças, pessoas mais velhas, gente que não tem nada a ver com o esporte. Isso é muito legal. Estou muito feliz. O reconhecimento do que eu faço mudou muito no Brasil. Isso é tudo muito novo", contou para a revista Veja.
Lutador celebridade
A primeira aparição notável de Anderson Silva em um programa de TV não esportivo aconteceu em 2010, quando o então campeão foi ao tradicional dominical Domingão do Faustão, da Rede Globo, para falar sobre a polêmica luta contra Demian Maia.
Depois da vitória quase heroica sobre Chael Sonnen em 2010, Spider virou presença obrigatória nos mais diversos programas de televisão. Ele participou desde shows matinais até atrações voltadas ao público adolescente, passando por talk-shows, programas de entrevistas e de variedades. Tudo isso contribuiu para o paulista ser reconhecido como uma estrela pelas massas.
Garoto Propaganda
Com as aparições constantes na televisão, Anderson foi se consolidando como um ícone do esporte nacional. O passo seguinte foi estrelar comerciais, e o lutador se tornou garoto propaganda das mais diversas empresas.
Foi então que o Spider começou a mostrar versatilidade. O atleta estrelou comerciais onde faz a pose de lutador durão, como quando encara Rodrigo Minotauro para ver quem vai comprar uma moto, e mostrou um lado mais leve ao tirar sarro de sua voz fina quando dublou a canção "Loving You", interpretada por Minnie Riperton, para declarar seu amor a um hambúrguer.
Meses antes do início da Copa do Mundo no Brasil, uma propaganda de uma empresa de telefonia móvel promoveu o encontro entre Anderson e um dos maiores ícones esportivos do Brasil, o ex-jogador Pelé - prova do status de celebridade do lutador no país. O peso-médio também fez propagandas de cervejas, seguradoras, relógios e automóveis.
Mais UFC Londres: Super Spider | Anderson relembra bons momentos na capital inglesa | 'Unidos Venceremos'
No Cinema
Anderson foi um dos primeiros atletas do MMA a tentar a carreira de ator. Além de atuar em propagandas, o lutador fez uma ponta no longa “Até que a Sorte nos Separe 2”, de 2013, no qual interpretou o policial Andrew Silver, que é sósia de Anderson Silva.
O brasileiro também participou do filme “Tapped Out”, de 2014, ao lado de Lyoto Machida. O maior destaque do Aranha na telona, no entanto, é o documentário “Como Água”, lançado em 2012, que mostra os preparativos do campeão para a primeira defesa de título contra Chael Sonnen.
Na música
Calma, não é por conta de sua afinação que Spider também está envolvido com o cenário musical brasileiro. Apesar de já ter dado uma palhinha ao lado de Danilo Gentili no programa "Agora é Tarde", aqui vamos relembrar a participação do lutador no clipe da cantora Marisa Monte.
Em seu site oficial, a artista declarou que procurava um parceiro de dança para o clipe da canção “Ainda Bem”, mas que não queria um profissional. Foi daí que veio a ideia de convidar Anderson, que havia vencido Yushin Okami no UFC Rio algumas semanas antes.
“Quis convidar o Anderson porque já sabia que ele dançava. Já o tinha visto entrar como Michael Jackson antes de uma luta, dançar com a filha na festa de 15 anos e o identifiquei como provável bom parceiro. Como eu tinha que fazer o clipe, pensei em chamá-lo, mas não sabia se ele iria gostar da ideia se ele iria poder. Felizmente tudo fluiu, ele aceitou. Não tem uma coreografia, a gente não ensaiou.” Nas livrarias
Anderson estampou a capa de diversas revistas de grande circulação que, antes do fenômeno Spider, não davam tanto destaque ao MMA. Em 2010, encarnou Michael Jackson para a capa da Rolling Stone. Em 2014, recriou uma icônica fotografia de Muhammad Ali como São Sebastião para a revista Trip. Foi chamado de "gladiador tranquilo" na capa da Veja, e posou em editorial quando foi destaque na GQ Magazine.
Em 2012, dois livros do lutador foram lançados no Brasil: "A Bíblia do MMA", que detalha técnicas de luta, e "Anderson 'Spider' Silva - O Relato de um Campeão nos Ringues da Vida", biografia relatada em primeira pessoa.
Com celebridades
Em janeiro de 2011, Spider se tornou o primeiro atleta a firmar parceria com a 9ine, agência de marketing e publicidade esportivos da qual o ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário é sócio. O contrato garantiu a presença do ‘Fenômeno’ nas lutas do atleta, e rendeu momentos memoráveis, como o treino aberto entre o craque e o lutador às vésperas do UFC 148, em 2012.
Em junho do mesmo ano, durante a primeira passagem de Justin Bieber pelo Brasil, Anderson foi convidado especial do cantor canadense em show no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, dançando ao lado de Bieber no palco.
Recordes
Mesmo enquanto cumpria suspensão de um ano por violação da Política Antidoping do UFC, o ex-campeão não saiu da memória dos fãs. O Google divulgou em dezembro uma lista dos atletas mais buscados pelos internautas em 2015, e o nome de Anderson estava em primeiro lugar, seguido por astros do UFC como Ronda Rousey, Holly Holm e Vitor Belfort.
Legião de fãs
O sucesso de Anderson impulsionou a divulgação do esporte e, por consequência, de outros atletas brasileiros, que também passaram a aparecer em programas da grande mídia.
O auge do status de ídolo nacional ocorreu quando a revanche com Chael Sonnen foi marcada. Anderson assumiu o papel de defensor do Brasil, aquele encarregado de ensinar uma lição ao falastrão que ofendia incansavelmente o país e seu povo. O atleta fez campanha para que a luta fosse no Brasil mas, sem sucesso, arrastou uma multidão até Las Vegas para o UFC 148, evento no qual vingou todos os brasileiros no espaço de dois rounds.
O reinado de Anderson entre os médios do UFC terminou em 2013, mas, mesmo sem o cinturão, o paulista segue como o maior ídolo brasileiro no esporte. Entre os fãs da luta, e até os que não são tão fãs assim, é fácil notar a expectativa pelo retorno daquele que é um dos melhores de todos os tempos ao octógono neste sábado (27), contra Michael Bisping, na luta principal do UFC Londres.
Assine o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC | Assine o Canal Combate e não perca nenhum detalhe do UFC
@SpiderAnderson x @bisping. Quem vence? #UFCLondres #spidernocombate
— UFC BRASIL (@ufc_brasil) 23 fevereiro 2016