
Eventos
Situação da luta co-principal do UFC 223 já aconteceu dez vezes no octógono
Neste sábado (7), a campeã peso-palha Rose Namajunas fará sua primeira defesa de cinturão, justamente contra a adversária de quem ela tomou o título, Joanna Jedrzejczyk, em uma revanche imediata após o primeiro embate entre as duas, no último mês de novembro.
Mais UFC 223: Holloway quer 'fazer história' | Enquete: Khabib x Holloway | Enquete: Rose x Joanna | As promessas do evento
Esta situação - em que dois atletas disputaram um título duas vezes consecutivas - já aconteceu 10 vezes na história do UFC, e os resultados foram diversos. Relembre.
Lista em ordem decrescente de peso.
Então campeão peso-pesado do Ultimate, Randy Couture fez sua primeira defesa de título derrotando por decisão unânime o brasileiro Pedro Rizzo, em um duelo equilibradíssimo que acabaria conquistando o prêmio de Luta do Ano de 2001. Para não restar dúvidas, os dois voltaram a se enfrentar seis meses depois, e desta vez o “Natural” não deixou nas mãos dos jurados, nocauteando o pupilo de Marco Ruas no terceiro assalto e se consolidando no topo da categoria.
Andrei Arlovski começou o ano de 2006 como campeão peso-pesado do UFC e tinha duas defesas de título em seu currículo quando encarou Tim Sylvia no UFC 59. O “Pitbull” foi nocauteado ainda no primeiro round naquela ocasião, e voltou a perder para o “Maine-iac” três meses depois, na revanche no UFC 61.
Randy Couture x Vitor Belfort
Agora como campeão dos meio-pesados, Couture teve outro brasileiro pela frente em sua primeira defesa de cinturão, e acabou levando a pior no duelo contra Vitor Belfort após um soco do brasileiro abrir um corte no olho do norte-americano e a luta ser interrompida pelos médicos. Couture teve sua revanche sete meses depois, e recuperou o título com vitória sobre nocaute técnico ao final do terceiro round.
Lyoto Machida x Mauricio Shogun
Coroado campeão dos meio-pesados ainda invicto em 2009, Lyoto Machida fez um duelo de compatriotas com Mauricio Shogun em sua primeira defesa de cinturão e teve muito trabalho para manter o título após um equilibrado duelo com o curitibano, que teve resultado contestado. A revanche imediata aconteceu cerca de sete meses depois, e terminou com Shogun campeão após nocautear Lyoto no primeiro round.
Anderson Silva x Chris Weidman
Anderson Silva era o recordista de defesas de cinturão na história do UFC, com 10, e considerado por muitos o maior lutador de todos os tempos. Por isso, foi quase natural que o brasileiro tivesse uma revanche imediata com Chris Weidman após perder o cinturão, mesmo tendo sido nocauteado pelo norte-americano na primeira ocasião. Só que as coisas foram ainda piores para Anderson da segunda vez, e o brasileiro perdeu de forma melancólica, com uma fratura na perna que o afastou do octógono por mais de um ano.
Tyron Woodley x Stephen Thompson
Embalado por sete vitórias seguidas na divisão dos meio-médios, Stephen Thompson era o adversário natural para a primeira defesa de título de Tyron Woodley, e após um inconclusivo empate no primeiro duelo, os dois voltaram e se encontrar, com Woodley novamente mantendo o cinturão em uma igualmente apertada, porém menos empolgante decisão majoritária dos jurados.
Entre 2007 e 2009, quando desceu de volta ao peso-leve, BJ Penn emendou uma sequência de cinco vitórias consecutivas por nocaute ou finalização, conquistando e defendendo três vezes o cinturão da categoria, e adquirindo o status de maior nome da divisão de todos os tempos. Por isso, quando foi derrotado em luta equilibrada por Frankie Edgar, o “Prodígio” teve revanche imediata, mas acabou perdendo novamente, desta vez de forma mais contundente.
Frankie Edgar x Gray Maynard
Após duas vitórias sobre a lenda BJ Penn, Edgar se viu diante do único adversário que o havia derrotado na carreira em sua segunda defesa de cinturão, e proporcionou com Gray Maynard uma das melhores lutas da história do UFC, em 2011, que terminou em um merecido empate por ambas performances. A revanche aconteceu no mesmo ano, e após um novo começo difícil, Edgar mostrou mais uma vez o espírito de campeão e nocauteou seu antigo algoz no quarto assalto, em novo duelo que entrou para a história.
Frankie Edgar x Benson Henderson
As revanches marcaram o reinado de Edgar nos pesos-leves, e após os dois encontros com Maynard, ele teve dois capítulos contra o ex-campeão do WEC Ben Henderson, com quem fez mais duas lutas equilibradíssimas, saindo derrotado em ambas e encerrando sua vencedora e marcante passagem pela divisão até 70kg.
Outra das atrações principais do UFC 223 neste final de semana, Max Holloway já teve sua própria história de revanche imediata no octógono, quando venceu duas vezes consecutivas o brasileiro José Aldo, conquistando e defendendo o cinturão peso-pena; agora, ele vai em busca do título dos leves no duelo contra Khabib Nurmagomedov.
Joanna Jedrzejczyk x Rose Namajunas
“Thug Rose” chocou o mundo ao se tornar a primeira lutadora a vencer a polonesa Joanna Jedrzejczyk, e o fez de forma contundente, nocauteando a então campeã peso-palha ainda no primeiro round. Joanna terá, neste sábado, sua chance de redenção, enquanto Rose terá a oportunidade de se consolidar como a melhor lutadora até 52kg no mundo caso consiga repetir a performance.