Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Após 10 anos de espera, Randy Couture vence Coleman no UFC 109

> Os brasileiros Demian Maia e Paulo Thiago saem vitorioso da edição

 

A edição 109 do UFC foi eletrizante. A cidade de Las Vegas presenciou a vitória de Randy Couture, com um mata leão no segundo round, no embate contra Mark Coleman. A luta entre os dois integrantes do Hall da Fama era aguardada há mais de dez anos. No card principal, os dois brasileiros venceram seus adversários. O brasiliense e policial do Bope, Paulo Thiago, finalizou com um triângulo o americano Mike Swick e Demian Maia ganhou na decisão unânime dos juízes. Nas lutas preliminares, os estreantes Ronys Torres e Rolles Gracie foram derrotados.  

 

O esperado embate entre as duas lendas Randy Couture e Mark Coleman confirmou o vigor e técnica do eterno Couture. Randy começou o embate dominando o jogo na trocação e imprensando Coleman na grade. No segundo round, ele finalizou seu companheiro do Hall da Fama com um mata-leão. “Sinto que estou melhorando cada vez mais. Essa é a minha terceira luta em sete meses e é ótimo estar tão ativo”, disse Couture. “Não sei o que aconteceu. Estou desapontado, mas não vou desistir. Eu voltarei”, disse Coleman.

 

Brasileiros dominam o card principal

 

O paulista Demian Maia vinha de uma campanha com cinco vitórias e chances de disputar o cinturão contra Anderson Silva até ser derrotado por Nate Marquadt no UFC 102. Nessa edição, um dos melhores lutadores de jiu-jitsu da atualidade mudou um pouco sua estratégia e buscou o jogo em pé aplicando bons golpes em Dan Miller e dominando o embate no início. No ultimo assalto, ele levou o americano à lona e venceu na decisão unânime dos juízes. 

 

Já Paulo Thiago finalizou seu adversário no segundo round. Tendo treinado com o campeão dos campeões Anderson Silva para esta luta, o brasiliense mostrou grande evolução no octógono, tanto na luta em pé como no chão. Logo no início, o policial do Bope partiu pra cima de Mike Swick. No segundo assalto, Thiago foi atingido por um duro golpe, mas respondeu na hora com dois cruzados que derrubaram o californiano. O brasiliense aproveitou o momento para finalizar o adversário com um triângulo de braço em menos de dois minutos do R2.

 

Derrotas brazucas nas lutas preliminares

 

Nas lutas preliminares, os brasileiros e estreantes Ronys Torres e Rolles Gracie não tiveram o mesmo sucesso dos compatriotas do card principal. Na primeira luta do evento, Rolles Gracie marcou a volta ao octógono da família mais tradicional do mundo das lutas após quatro anos. A luta seria com Mustapha Al-Turk, mas seu adversário foi substituído Joey Beltran dias antes, o que talvez tenha o prejudicado. Com apenas 1 minuto e 31 segundos, Beltran nocauteou o brasileiro, após cair por cima dele numa defesa de queda.

 

Já o amazonense Ronys Torres conseguiu mostrar um jogo consistente no campeonato de MMA mais famoso do mundo. Aplicou boas quedas no seu adversário Melvin Guillard e quase conseguiu uma finalização no segundo round. O americano, entretanto, ao final do terceiro assalto, montou no brasileiro e aplicou bons golpes. A luta terminou e os juízes decidiram pela vitória do americano.      

Resultados:

Card principal:

Randy Couture vence Mark Coleman por finalização a 1 minuto e 9 segundos do segundo round.

Chael Sonnen vence Nate Marquardt na decisão unânime dos juízes

Paulo Thiago vence Mike Swick por finalização (triângulo de braço) a 1 minuto e 54 segundos do segundo round

Demian Maia vence Dan Millar na decisão unânime dos juízes

Matt Serra vence Frank Trigg com noucaute aos 2 minutos e 23 segundos do primeiro round.

 

Lutas preliminares (sem exibição pela TV)

Mac Danzig vence Justin Buchholz na decisão unânime dos juízes

Melvin Guillard vence Ronys Torres na decisão unânime dos juízes.

Rob Emerson vence Phillipe Nover na decisão unânime dos juízes.

Phil Davis vence Brian Stann na decisão unânime dos juízes.

Chris Tuchscherer vence Tim Hague na decisão dividida dos juìzes,

Joey Beltran vence Rolles Gracie com nocaute técnico a 1 minuto e 31 segundos do segundo round.

 

Sobre o Ultimate Fighting Championship (UFC):

 

O Ultimate Fighting Championship (UFC) é uma organização profissional que mistura artes marciais e oferece séries de eventos de esportes de MMA (mixed marcial arts). Pertence e é controlado pela Zuffa, LLC, AM Las Vegas, nos Estados Unidos. O UFC produz doze eventos por ano, distribuídos por televisão a cabo e satélite dos EUA, além de 100 países. Para mais informações, visite http://br.ufc.com/.