
Eventos
Confira as principais vantagens do norte-americano sobre o jogo do irlandês
Apesar de estar competindo entre os meio-médios, duas categorias acima da sua original, a dos penas, Conor McGregor ainda é tido como favorito no duelo contra Nate Diaz, a luta principal do UFC 196. O irlandês vive fase fenomenal: são 15 vitórias consecutivas, sete delas pelo UFC, sendo seis destas por nocaute - o último deles sobre o brasileiro José Aldo.
Entretanto, o combate contra Nate pode não ser tão simples quanto muitos pensam. Isso porque o norte-americano, atual quinto colocado no ranking dos pesos-leves, possui algumas armas contra as quais Conor não está acostumado a lidar. Confira:
Jiu-jítsu afiado
É verdade que Nate Diaz nem sempre recorre ao jiu-jítsu em suas lutas, preferindo, muitas vezes, usar o boxe. Entretanto, ele é faixa-preta na arte suave, formado por Cesar Gracie, e possui 11 vitórias por finalização em seu cartel, usando variadas técnicas. Dono de quatro prêmios de “Finalização da Noite” no UFC, Nate é bastante superior ao irlandês na luta agarrada, além de ser mais pesado, e pode causar sérios problemas a McGregor caso consiga colocá-lo de costas no chão. Vale lembrar que o irlandês possui apenas duas derrotas no cartel - ambas por finalização.
Aspecto psicológico
O estilo provocador de McGregor costuma tirar seus oponentes do sério, o que muitas vezes os leva a deixar a estratégia de lado e partir para a briga franca, facilitando as coisas para o irlandês. Todavia, desta vez Conor estará enfrentando um atleta igualmente ousado dentro do octógono, que também costuma desestabilizar seus adversários com xingamentos e provocações. Esta foi uma das armas utilizadas por Nate em sua última luta, contra Michael Johnson, que era considerado favorito para o combate, mas acabou derrotado por decisão unânime. Com muita experiência e um lado psicológico forte, Diaz não deve se deixar levar pelo estilo de McGregor, neutralizando um importante aspecto do jogo do irlandês.
Leia também: 10 lutas imperdíveis em março | Treinador diz que Nate fará Conor "parecer um bobo"
Vantagem de envergadura
Outro ponto em que Conor costuma levar vantagem sobre os demais pesos-pena é seu tamanho. Com 1,75m de altura, e 1,88m de envergadura, números maiores do que os de quase toda a divisão, ele consegue manter uma distância segura para trocar golpes sem ser atingido. Entretanto, desta vez ele estará enfrentando um adversário de 1,83m de altura e 1,93m de envergadura, e terá que se arriscar mais, entrando no raio de ação de Nate para conectar seus golpes. McGregor terá que fazer uso de sua maior velocidade para implementar seu jogo, mas terá que ter ótimo preparo físico para se manter agressivo ao longo do combate.
O peso
Além disso, a velocidade mencionada acima pode não ser a mesma com a qual estamos acostumados. Isso porque, nos meio-médios, Conor estará pesando cerca de 77 quilos, 11 a mais do que o limite de 66 da divisão dos penas, peso no qual é campeão. Isso pode comprometer sua agilidade. Nate, por outro lado, estará muito mais próximo de seu peso de luta, e já tem experiência na categoria. Ele foi um meio-médio entre os anos de 2010 e 2011, e chegou a encarar nomes relevantes na divisão, como Marcus Davis, Dong Hyun Kim e Rory MacDonald.
Assine o Combate | Assine o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC