Pular para o conteúdo principal
Atletas

A ascensão de Ilia Topuria: o invicto desafiante ao cinturão peso-pena

Lutador da Georgia enfrenta o campeão Alexander Volkanovski na luta principal do UFC 298, no próximo sábado (17), nos Estados Unidos

O peso-pena Ilia Topuria terá a oportunidade de conquistar o título da categoria no próximo sábado (17), quando enfrenta o campeão Alexander Volkanovski na luta principal do UFC 298, em Anaheim, nos Estados Unidos. Invicto na carreira com 14 vitórias, ele chega credenciado pelos seis triunfos conquistados no Octógono, demonstrando ser um talento indiscutível como lutador.

Nascido na Alemanha, Topuria tem 27 anos e representa a Geórgia devido à origem de seus pais. Aos sete  ele se mudou com sua família para lá e começou sua jornada nas artes marciais praticando luta greco-romana na escola. Aos 15, ele deu início a um novo capítulo em sua vida e, buscando se tornar um lutador profissional, foi para Alicante, na Espanha, onde se especializou em diversas modalidades antes de estrear no MMA em 2015.

Veja mais: Cinco lutas de Alexander Volkanovski para assistir antes do UFC 298

Sua trajetória no UFC começou em outubro de 2020, quando substituiu Seung Woo Choi contra Youssef Zalal no UFC Fight Island 5, garantindo uma vitória por decisão unânime. Em dezembro do mesmo ano, no UFC Vegas 16, enfrentou Damon Jackson e venceu por nocaute no primeiro round. Sua terceira apresentação no Ultimate foi em julho de 2021, no UFC 264, quando enfrentou Ryan Hall e, sem tomar conhecimento do adversário, saiu mais uma vez com o triunfo no round inicial.

Ilia Topuria golpeia Youssef Zalal no UFC Fight Island 5. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Ilia Topuria golpeia Youssef Zalal no UFC Fight Island 5. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Após essas vitórias impressionantes, ele foi escalado para enfrentar Charles Jourdain no UFC 270, mas problemas médicos relacionados ao corte de peso o obrigaram a se retirar da luta. Dois meses depois, ele voltou ao Octógono contra Jai Herbert pelo peso-leve no UFC Londres, onde se recuperou de um knockdown nos cinco minutos iniciais para nocautear o inglês no 2° round seguinte, recebendo um bônus de Performance da Noite.

Visto como uma estrela em ascensão, seu próximo desafio foi Bryce Mitchell no UFC 282. O georgiano mais uma vez foi superior ao seu oponente e finalizou o norte-americano no 2° round, conquistando outra premiação de Performance da Noite no Octógono.

Ilia Topuria comemora a vitória no UFC 282. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Ilia Topuria comemora a vitória no UFC 282. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Já ocupando o Top 10 no ranking da categoria, faltava a ele liderar um evento para mostrar de vez que pertencia à elite da divisão, e a oportunidade veio contra o veterano Josh Emmett na luta principal do UFC Jacksonville, em junho de 2023. Em sua melhor apresentação na organização, Topuria dominou completamente o adversário e venceu por decisão unânime, com um dos juízes pontuando 50-42 a seu favor.

Seu maior desafio, no entanto, virá neste sábado. Contra Alexander Volkanovski, o georgiano pode se tornar o sexto campeão linear na história do peso-pena. O lutador já mostrou todas as qualidades necessárias para chegar ao topo do esporte e, agora, resta saber se ele conseguirá destronar o australiano para chegar ao ápice de sua carreira - ser campeão do UFC.

UFC 298: Volkanovski x Topuria foi um evento realizado em 17 de fevereiro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all