Pular para o conteúdo principal
Entrevistas

Askren sabe que está indo para uma batalha

De aposentado a lutador permutado por ex-campeão, Ben Askren diz que chegada ao UFC é “quase perfeita”

Ben Askren achou que tinha encerrado tudo.

Após oito anos acumulando um cartel 18-0 e defendendo o cinturão dos meio-médios do ONE três vezes, Askren anunciou sua aposentadoria. Um ano sem lutar seguiu, e não havia motivo para supor que isso mudaria.

Mas a permuta aconteceu em novembro passado e, de repente, Askren era um atleta do UFC.

Originalmente escalado para lutar no final de janeiro, Askren teve a luta  com o ex-campeão Robbie Lawler transferida para o UFC 235, em março. Em sua mente, ter quatro meses para se preparar para a estreia no UFC foi “meio que perfeito”.

Askren apreciou o cronograma estendido principalmente porque teve mais tempo para treinar, mas também mais tempo para educar os fãs do UFC sobre quem é o “Funky”, usando principalmente o Twitter para isso. Ele desafiou a maior parte da divisão, rotineiramente insulta outros lutadores e parece estar constantemente no meio de brigas na rede social.

Social Post

"Percebam que nenhum desses meio-médios está falando meu nome agora. Eles acham que se esconderem a cabeça na areia, algum outro pobre cordeiro será sacrificado."

"Obviamente me divirto com o Twitter, e acho que é importante ter acesso direto às pessoas em 2019", disse Askren. "É como se você pudesse divulgar sua mensagem. Não precisa passar pela mídia convencional”.

Fora do mundo das redes sociais e treinamentos, Askren se ocupa ensinando wrestling para crianças, algo que ele diz querer continuar a fazer quando sua carreira no MMA chegar ao fim pela segunda vez. Além do prazer que encontrou ao participar do esporte em si, Askren disse que as lições que ele pode aplicar em sua vida se mostraram inestimáveis.

"Para mim, o que o esporte fez foi mostrar o que eu poderia alcançar", disse ele. “Quero dizer, criancinhas, muitas vezes, elas nunca fazem nada por conta própria. Seus pais fazendo coisas para eles, e no wrestling, o que eu vi foi que se eu trabalhava duro, eu melhorava. Eu gostei daquilo. Foi realmente empoderador”.
 

Social Post

Askren acrescentou que o wrestling se presta a construir a perseverança, algo que ele sabe que precisará quando lutar com Lawler, que defendeu o cinturão duas vezes durante o seu reinado como campeão.

"O Robbie nunca é uma saída fácil", disse Askren. “Eu não sou um grande golpeador, então não é como se eu fosse apagar alguém com um soco ou qualquer coisa. E assim, estou pronto para que tudo aconteça. Eu acho que vai ser uma batalha”.

A estreia de Askren é uma das partes mais esperadas do card estrelado, mas quando ele caminhar para o Octógono, sua mente vai repassar o que ele precisa fazer dentro do cage. A partir daí, ele não tem dúvidas sobre o fato de que ele quer lutar contra quase todos na divisão dos meio-médios. Se o seu sucesso pré-UFC é um indicador, e se continuar tão ativo nas redes sociais quanto é agora, há poucas razões para duvidar que Askren vá ganhar os fãs do UFC rapidamente.

"Você tem que fazer pessoas gostarem você", disse Askren. "Faça pessoas gostarem você, faça as pessoas não gostarem de você, uma das duas. Mas se elas não se importarem, elas não vão te acompanhar nem ligar a TV para assistir ou algo assim".

Se há uma garantia para fazer sobre o UFC 235, é que as pessoas vão ligar a TV para ver a sua luta de estreia.