Pular para o conteúdo principal
Listas

Relembre todos os lutadores do UFC que reconquistaram o cinturão em uma mesma categoria

Caso vença Ilia Topuria neste sábado (26), Max Holloway se tornará o 18° atleta a iniciar dois reinados em uma só divisão

Antigo dono do cinturão peso-pena, que ficou em sua posse de 2017 até 2019, Max Holloway enfrenta Ilia Topuria na luta principal do UFC 308 que acontece neste sábado (26), em Abu Dhabi. 

Caso saia do Octógono vitorioso, o “Abençoado” se tornará o 18° lutador da história da organização a conquistar por duas vezes o título da maior organização de MMA do mundo em uma mesma categoria. Relembre outros casos marcantes.

Cain Velasquez | peso-pesado

Cain Velasquez venceu Brock Lesnar e conquistou o cinturão peso-pesado (Chris Unger/Zuffa LLC)


Após nocautear Brock Lesnar em outubro de 2010 e conquistar o cinturão peso-pesado de forma invicta, Cain Velasquez foi destronado pelo brasileiro Junior dos Santos logo em sua primeira defesa de título, em novembro do ano seguinte.

Porém, após bater Antônio “Pezão” Silva, o descendente de mexicanos se credenciou novamente a disputa de título e devolveu a derrota sofrida para o “Cigano” de forma contundente em dezembro de 2012 com um triunfo incontestável por decisão unânime.

Georges St-Pierre | peso meio-médio

Em sua primeira defesa do cinturão dos meio-médios, Georges St-Pierre foi surpreendido pelo norte-americano Matt Serra e foi nocauteado ainda no 1° round da luta principal do UFC 69, realizado em 7 de abril de 2007.

Em seu compromisso seguinte, o canadense bateu Josh Koscheck por decisão unânime e se credenciou a uma nova disputa de título. No confronto diante de Matt Hughes, “Rush” não deu sopa para o azar e finalizou o seu rival na segunda parcial, retomando o seu reinado na divisão até 77 Kg.

Dominick Cruz | peso-galo

Dominick Cruz sendo entrevistado por Joe Rogan após a vitória no UFC Boston. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Dominick Cruz sendo entrevistado por Joe Rogan após a vitória no UFC Boston. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


O ano era 2011 e o então campeão peso-galo, com duas defesas de título durante o reinado, Dominick Cruz foi vencido pelo pior dos adversários que um lutador de MMA pode enfrentar: as lesões. O norte-americano ficou cerca de três anos afastado do esporte e acabou tendo o seu cinturão retirado durante esse período.

O “Dominator” retornou ao Octógono em setembro de 2014 com uma vitória por nocaute sobre o japonês Takeya Mizugaki e se credenciou para uma nova disputa de título. Diante do novo rei da categoria TJ Dillashaw, Cruz entregou uma das grandes atuações de sua carreira e bateu o seu rival por decisão dividida, reassumindo o trono da divisão peso-galo. 

Deiveson Figueiredo | peso-mosca

Após defender o cinturão peso-mosca pela segunda vez com um empate diante de Brandon Moreno, Deiveson Figueiredo reencontrou o mexicano no UFC 263, em junho de 2021, e foi finalizado no 3° round, vendo o seu reinado ser encerrado temporariamente na categoria.

A esperada trilogia aconteceu no UFC 270, em janeiro do ano seguinte, e com uma atuação dominante, o “Deus da Guerra” venceu o seu oponente por decisão unânime e reconquistou o cinturão da divisão até 57 Kg.

Amanda Nunes | peso-galo

Amanda Nunes comemora a vitória no UFC 224. (Foto por Buda Mendes/Zuffa LLC)

Amanda Nunes comemora a vitória no UFC 224. (Foto por Buda Mendes/Zuffa LLC)


Em dezembro de 2021, Julianna Peña chocou o mundo ao finalizar a então campeã peso-galo Amanda Nunes, que já havia defendido em cinco oportunidades anteriormente.

Porém, a vingança da “Leoa” veio com juros e correção monetária: Na aguardada revanche, em julho do ano seguinte, a lutadora nascida na Bahia devolveu com contundência a derrota do primeiro confronto e superou a norte-americana.

Relembre todos os lutadores que reconquistaram cinturões em uma mesma categoria:

O UFC 308: Topuria x Holloway foi um evento realizado em 26 de outubro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all