Eventos
Especialista da arte suave estreia neste domingo (21)
De última hora, Augusto “Tanquinho” Mendes aceitou o convite do UFC para substituir seu compatriota John Lineker e encarar Cody Garbrandt, fazendo sua primeira luta na organização neste domingo (21), no UFC Pittsburgh. Com apenas cinco lutas de MMA no cartel, Tanquinho pode ser novidade para os fãs das artes marciais mistas, mas já é um velho conhecido dos fãs de jiu-jitsu.
Faixa-preta da arte suave, Augusto, de 32 anos, foi campeão mundial da modalidade e um dos principais nomes das divisões mais leves nos últimos anos. Entretanto, ele não é o primeiro astro da luta de pano a migrar para o UFC. Relembre as estreias de outros campeões mundiais de jiu-jitsu* que hoje brilham no octógono.
Leia também: Tanquinho substitui Lineker e estreia no UFC Pittsburgh
Um dos mais talentosos pesos-pesados do jiu-jitsu nos anos 2000, Werdum chegou ao UFC em 2007 e, logo de cara, encarou a pedreira Andrei Arlovski, que já havia sido dono do cinturão da divisão. O brasileiro foi derrotado por decisão unânime no UFC 70, mas não se abateu. Após deixar a organização em 2008, ele fez sua reestreia em 2012, no UFC 143, quando venceu Roy Nelson, e, de lá para cá, não sentiu mais o gosto da derrota, conquistando o cinturão dos pesados em 2015.
O estilo vigoroso de Jacaré já era conhecido há muito tempo nos tatames mundo afora quando ele chegou à maior organização de MMA do mundo, em 2013. Acostumado a competir com atletas muito mais pesados no jiu-jitsu - Jacaré foi bicampeão mundial na categoria absoluto -, ele construiu uma trajetória de sucesso no octógono, que começou bem ao seu estilo: com vitória por finalização com um katagatame sobre Chris Camozzi.
Assine o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC
Napão demorou para deixar o kimono no armário, mesmo depois de começar a competir no MMA. Sua estreia no UFC foi no longínquo ano de 2005 - um ano antes de se tornar campeão mundial da arte suave. O peso-pesado nunca se importou muito em usar seu conhecimento de chão no octógono, e mostrou isso logo na estreia, no UFC 56, quando nocauteou Kevin Jordan com um soco ao melhor estilo “Super-Homem”.
O carsimático participante do TUF Brasil 1 é outro que fez muito sucesso nos tatames antes de tentar a sorte no octógono. Serginho fez sua primeira luta no UFC em 2012, quando encarou Cezar Mutante na final do reality, e acabou derrotado em decisão unânime dos jurados - seu único revés na organização até hoje.
Conhecido como o “pupilo” de Vitor Belfort no MMA, Durinho construiu uma sólida carreira com as próprias pernas na arte suave antes de migrar para as artes marciais mistas. Entretanto, quando decidiu fazer a transição, foi para valer. Com oito vitórias em oito lutas realizadas em apenas dois anos, Durinho impressionou e recebeu a chance do UFC, onde estreou em 2014 com vitória por decisão unânime sobre Andreas Stahl.
Nem todos os campeões mundiais de jiu-jitsu estrearam com o pé direito no UFC, mas todos construíram caminhos vitoriosos na organização. Será que Augusto Tanquinho se juntará a esta lista? Assine o Combate e descubra neste domingo, no UFC Pittsburgh.
*Considerando apenas os campeonatos mundiais da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).
Eventos