Eventos
Pesos-médios disputam o cinturão da divisão na luta principal do UFC 204
Michael Bisping x Dan Henderson no UFC 204.
É pelo título mundial dos pesos-médios, é pela história… mas, acima de tudo, é por dois caras que não gostam um do outro e querem nocautear um o outro.
O que mais você poderia pedir de uma luta?
A luta principal deste sábado será entre duas lendas do esporte: o campeão Bisping, que está empatado com Georges St. Pierre com o maior número de vitórias dentro do octógono (19 cada). E Henderson, uma lenda do esporte, que soma 25 vitórias nas maiores organizações de MMA (somando UFC/ Pride e Strikeforce), o segundo maior número da história.
Por mais impressionante que estes números sejam, deixe-os de lado por um instante. Apesar de os dois combatentes não falarem muito a respeito, a luta principal deste sábado é um duelo repleto de rivalidade.
A disputa começou em 2009, quando eles foram treinadores adversários no The Ultimate Fighter, e chegou ao seu auge no UFC 100, em julho daquele ano, quando Henderson calou Bisping com um nocaute no segundo round.
Sete anos depois, Bisping admite que está “envergonhado” por sua performance, e tenta enterrar tudo no passado. Mas é só ouvi-lo falar, e você percebe que ele quer desesperadamente a vingança.
“Preciso vencer esta luta”, disse Bisping ao UFC.com antes de chegar em Manchester. “É claro que sou campeão e quero manter o cinturão, mas se eu perder para o Dan Henderson, vai ser pior do que perder para qualquer outro - não quero perder para Dan Henderson duas vezes”.
Mais UFC 204: Belfort vê nocaute como questão de oportunidade | Mousasi se sente subestimado | Resultados da pesagem | Bisping quer vingar derrota | Os números de Hendo | Bisping detém recorde de vitórias | Belfort é o maior nocauteador da história | Cinco motivos para não perder | Olho Neles! As promessas do UFC 204 | Hendo queria ter enfrentado Jones
“É pessoal? Não exatamente, mas ele quer me nocautear”, explicou Bisping no media day da última quinta-feira. “Que outra motivação você precisa? Ele vai tentar me nocautear no sábado - então acho que é um pouco pessoal”.
E então o estopim, na pesagem desta sexta: “Quem quer ver Hendo ser nocauteado? Façam barulho! Caras, esse é o auge da minha carreira, não fica melhor que isso. Sou o campeão, estou defendendo em Manchester… Maldito Henderson! Manchester, vamos fazer acontecer!”.
Alguém acredita que Bisping não tem uma motivação extra para a revanche com Henderson?
E então há o Hendo. Aos 46 anos de idade, o ex-campeão do Strikeforce e do Pride estava pronto para deixar o esporte após vencer Hector Lombard em frente a mais de 100 amigos e familiares em sua cidade no último mês de junho, no UFC 199.
Mas a sedução de um título do UFC, o único cinturão que a estrela do MMA ainda não capturou em sua histórica carreira, foi grande. A chance de uma revanche contra um velho inimigo? Isso foi a cereja do bolo, e garantiu que ele pisasse mais uma vez no octógono.
“Acho que vou vencer”, disse Henderson no início desta semana. “Espero conectar aquela grande ‘Bomba H’. Mas vou em busca de vencer cada round e garantir que ele seja punido ao longo do caminho, e espero que os juízes vejam em meu favor caso chegue à decisão. Obviamente, no entanto, o melhor final possível é o mesmo da última vez”.
Mas, assim como Bisping, Henderson baixou a guarda ao longo da semana e deixou seus sentimentos aflorarem.
“Qualquer coisa que o Bisping queira se convencer, eu não ligo”, disse Henderson, “Eu sei do que sou capaz, e ele vai descobrir do que eu sou capaz no sábado”.
Esqueça os números, esqueça o cinturão. A luta principal do sábado é simplesmente entre dois caras que não se gostam e querem dar um show para uma arena lotada em Manchester, e para todos assistindo ao redor do mundo.
Você não vai querer perder.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC