Eventos
BJ “The Prodigy” Penn anunciou a aposentadoria no fim de semana passado, após amargar mais uma derrota (desta vez por nocaute técnico) para Frankie Edgar. Antes disso, precisamos deixar as coisas claras aqui, o apelido 'Prodígio' não foi dado por acaso.
Primeiro estrangeiro campeão Mundial de jiu-jitsu na faixa preta, exímio competidor peso leve e meio-médio, um dos dois únicos lutadores a conquistar títulos em duas categorias de peso distintas no UFC, considerado pelo presidente do UFC, Dana White o melhor atleta até 70 quilos de todos os tempos… Ufa, a lista de conquistas e feitos de Penn é tão grandiosa que, ao tentarmos reunir tudo, podemos deixar escapar algo que o havaiano fez e nos deixou de queixo caído fez nesses quase 15 anos como atleta profissional de MMA.
Digamos que só de observar a quantidade de adversários – independente da derrota ou vitória – que BJ teve durante a carreira, já concluímos que ele não veio à passeio, para citar alguns Georges Saint Pierre(duas vezes), Renzo Gracie, Lyoto Machida, Nick Diaz, Matt Serra, Matt Hughes (três vezes), Takanori Gomi, Diego Sanchez e Frank Edgar (três vezes).
Este último, ex-campeão dos leves, foi responsável pela então aposentadoria do 'Prodígio', no fim de semana passado. Lutando na categoria pena pela primeira vez, BJ sucumbiu a melhor movimentação e velocidade do nativo de New Jersey, que sobrou no duelo antes de alcançar o nocaute técnico no terceiro assalto da luta principal do The Ultimate Fighter 19 Final.
A derrota pode ter vindo a deixar uma última impressão arranhada para aqueles que acompanham a carreira do havaiano nos últimos cinco anos, época em que a inconstância o perseguiu de forma veemente. Entretanto, basta uma procura superficial na história do casca-grossa para que você se depare com apresentações memoráveis, coroadas com nocautes ou finalizações épicas.
BJ Penn escreveu alguns capítulos na história, e vai deixar uma enorme legião de fãs órfã do estilo 'matador'. Ok, esse estilo sofreu desgaste com o tempo, mas marcou um período que consagrou o lutador com um dos melhores que já tivemos a oportunidade de ver em ação.
Obrigado, BJ!