Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Brasileiros levam plena vantagem sobre estrangeiros lutando em casa

Relembre as lutas mais importantes e as principais estatísticas do UFC no Brasil

O UFC 198, que acontece neste sábado (14), na Arena do Atlético Paranaense, em Curitiba, será o 25º evento da organização no país, em uma história que já dura 18 anos. Relembre os combates mais marcantes, as disputas de cinturão e o que de melhor aconteceu dentro do octógono em terras brasileiras.

Mais UFC 198: Estrelas não escondem ansiedade | Mãe de Werdum verá luta ao vivo pela primeira vez | Cyborg pode abrir mão de cabelos para bater peso | Melhores momentos do treino aberto | Orientações ao público

A primeira visita do UFC ao Brasil foi em outubro de 1998, em São Paulo, no evento que ficou conhecido simplesmente como UFC Brazil. O card teve apenas oito lutas, mas foi extremamente importante por ter marcado a estreia de Pedro Rizzo, que futuramente desafiaria o cinturão dos pesados e que, naquela noite, nocauteou o temido Tank Abbott. Além disso, foi lá que aconteceu o histórico combate entre Vitor Belfort, já uma estrela em ascensão à época, e Wanderlei Silva, que pisou pela primeira vez no octógono naquela noite, antes de conquistar os ringues japoneses no Pride. A luta terminou com nocaute de Belfort em menos de um minuto.

Treze anos depois, em agosto de 2011, o UFC voltou a se aventurar no Brasil e montou o espetacular card do UFC 134 no Rio de Janeiro. A essa altura, o país todo já conhecia os principais nomes do esporte e parou para ver Anderson Silva defendendo seu cinturão contra Yushin Okami, Mauricio Shogun se vingando da derrota para Forrest Griffin, e Rodrigo Minotauro voltando de lesão com uma emocionante vitória sobre Brendan Schaub. O evento foi um absoluto sucesso e fez com que a organização nunca mais ficasse tanto tempo sem visitar o país.

Em 2012, novamente no Rio de Janeiro, mais uma disputa de cinturão: José Aldo colocou seu título em jogo contra Chad Mendes, derrotou o americano com uma joelhada certeira e saiu do octógono para comemorar com a galera. Este foi mais um card recheado de estrelas, que viu Vitor Belfort finalizando Anthony Johnson e teve um dos momentos mais marcantes da história da organização: o nocaute fulminante de Edson Barboza com um chute rodado em Terry Etim.

Receba as novidades do UFC no WhatsApp! Basta mandar um "olá" para (11) 94559-5935!

Ainda no ano de 2012 tivemos aqui as finais da primeira edição do TUF Brasil, em evento que coroou Cezar Mutante e Rony Jason e que teve a presença de nada menos do que 20 atletas brasileiros no card. Meses depois, Anderson Silva voltou e deu show contra Stephan Bonnar, lutando uma divisão acima da sua.

Os anos de 2013 e 2014 apenas consolidaram o sucesso da organização no país, e tiveram juntos nada menos que 14 eventos. Em três deles, a grande estrela da noite foi Vitor Belfort, que conquistou nocautes fulminantes sobre Michael Bisping, Luke Rockhold e Dan Henderson nas lutas principais. Teve também mais duas defesas de cinturão de Aldo, que passou pelo “Zumbi Coreano”, Chan Sung Jung, e novamente por Chad Mendes.

Ano passado foram mais cinco eventos, em quatro cidades diferentes, com destaque para a primeira luta de Ronda Rousey no Brasil, vencendo Bethe Correia por nocaute, e mais uma apresentação formidável de Vitor Belfort, que novamente nocauteou Dan Henderson.

Neste sábado, Curitiba recebe pela primeira vez o UFC, e se tornará a 12ª cidade no país a sediar um evento da organização. Para Fabricio Werdum, Cris Cyborg, Mauricio Shogun, Demian Maia e todos os brasileiros que irão enfrentar atletas de outros países no evento, uma boa notícia: nosso retrospecto em casa é muito favorável.

Até hoje, foram 208 lutas entre brasileiros e estrangeiros em solo nacional, com os brasileiros vencendo 134 combates, e perdendo 74. Além disso, em apenas duas das 24 edições realizadas aqui, os gringos venceram mais lutas que os nossos atletas. Em 22 eventos, a luta principal foi entre um brasileiro e um estrangeiro, com 13 vitórias e nove derrotas para os lutadores da casa.

Assine o Canal Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC

UFC no Brasil (1998-2015)

Total de eventos realizados: 24
Cidades-sede: Rio de Janeiro (7), São Paulo (4), Barueri-SP (2), Belo Horizonte (2), Goiânia (2), Jaraguá do Sul-SC (2), Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Uberlândia-MG.

Defesas de cinturão: 5 - José Aldo (3), Anderson Silva, Ronda Rousey

Brasil x Resto do Mundo
Número de confrontos: 208
Vitórias brasileiras: 134
Vitórias estrangeiras: 74