Pular para o conteúdo principal
Amanda Ribas golpeia Mackenzie Dern no UFC Tampa. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Eventos

O Caminho para a Revanche: Mackenzie Dern x Amanda Ribas

Após pouco mais de quatro anos, brasileiras voltam a se enfrentar na luta principal do UFC Vegas 101

A luta principal do UFC Vegas 101 marcará o reencontro entre as pesos-palha Mackenzie Dern e Amanda Ribas, atuais integrantes do Top 10 da categoria. No aquecimento para a aguardada revanche que acontece neste sábado (11) no UFC Apex, em Las Vegas, relembre como foi o primeiro combate entre as atletas brasileiras e o que aconteceu em suas carreiras desde então.

Assine já o UFC Fight Pass com 50% de desconto!

 

Amanda Ribas comemora a vitória no UFC Tampa, em 2019. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Amanda Ribas comemora a vitória no UFC Tampa, em 2019. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


O confronto entre ambas aconteceu no card principal do UFC Tampa, realizado em outubro de 2019. Na ocasião, a lutadora com raízes norte-americanas chegava à Flórida com um cartel invicto de 7-0, com dois desses triunfos conquistados no Ultimate.

Amanda Ribas, por outro lado, apesar de já ter perdido sua invencibilidade anteriormente, debutou com o pé direito ao finalizar Emily Whitmire no 2° round em sua estreia na organização, pouco mais de três meses antes.

Mais UFC Vegas 101: Card Completo | UFC Vegas 101: Dern x Ribas 2

Dentro do Octógono, Amanda protagonizou uma grande atuação diante de sua compatriota. Ciente do jiu-jítsu de excelência de Mackenzie, a atleta nascida em Minas Gerais mostrou uma defesa de quedas afiadas e rechaçou praticamente todas as investidas de sua rival, que não conseguiu se encontrar na luta em pé.

Mais completa e com um muay thai afiado, Ribas sobrou na trocação. A mineira mostrou uma impressionante combinação de velocidade e contundência nos golpes, pressionou Mackenzie durante boa parte dos 15 minutos e deixou a sua rival desconfortável no confronto. Ao fim do duelo, a mineira foi declarada vencedora por decisão unânime dos juízes.

O que veio depois?

Amanda Ribas comemora a vitória no UFC 267. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Amanda Ribas comemora a vitória no UFC 267. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Após vencer Mackenzie de forma categórica, Amanda emendou mais dois triunfos consecutivos - sobre Randa Markos e Paige Vanzant - e se apresentou como um nome relevante que brigaria por grandes voos na divisão peso-palha. Porém, desde janeiro de 2021, ela vem alternando triunfos e reveses em suas últimas sete apresentações e não conseguiu ainda dar um salto maior rumo à elite da categoria.

A perda da invencibilidade como profissional poderia ter sido um divisor de águas na carreira de Mackenzie, mas a brasileira comprovou no Octógono que não sentiu o primeiro revés e emendou quatro vitórias consecutivas na sequência, três delas faturando o bônus de “Performance da Noite”. Porém, assim como sua rival do UFC Vegas 101, Dern vem alternando resultados em seu cartel desde outubro de 2021 com quatro vitórias conquistadas e três derrotas sofridas. 

Leia também: Conheça os lutadores brasileiros do UFC Vegas 101

Neste sábado (11), as duas ficam frente a frente novamente em busca do triunfo que pode aproximá-las do Top 5 da categoria e recolocá-las em uma possível rota rumo ao cinturão - e você pode conferir tudo a partir das 18 horas (horário de Brasília) no UFC Fight Pass.

O UFC Vegas 101: Dern x Ribas 2 foi um evento realizado em 11 de janeiro de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all