Pular para o conteúdo principal
Islam Makhachev venceu Arman Tsarukyan em abril de 2019. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Atletas

O Caminho para a Revanche: Makhachev x Tsarukyan 2

Após pouco mais de cinco anos, campeão peso-leve e armênio voltam a dividir o Octógono em duelo válido pelo cinturão

Após pouco mais de cinco anos, o campeão peso-leve Islam Makhachev e armênio Arman Tsarukyan ficarão frente a frente novamente na luta principal do UFC 311, agora valendo o cinturão da categoria. No aquecimento para a aguardada revanche que acontece neste sábado (18) em Inglewood, nos Estados Unidos, relembre como foi o primeiro combate entre os atletas e o que aconteceu em suas carreiras desde então.

Islam Makhachev comemora vitória sobre Arman Tsarukyan no UFC São Petersburgo. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Islam Makhachev comemora vitória sobre Arman Tsarukyan no UFC São Petersburgo. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Em abril de 2019, Islam - então com 27 anos - chegava embalado por quatro vitórias consecutivas para a luta co-principal do UFC São Petersburgo, na Rússia. Do outro lado do Octógono, estava o estreante armênio Arman Tsarukyan - de 22 anos - que aceitou o confronto com poucos dias de antecedência e não pôde fazer um camp completo de preparação.

Porém, apesar da diferença de status e de tempo de treinamento, o confronto transcorreu de forma bastante equilibrada. Com um forte jogo de luta agarrada - tradição entre lutadores do Daguestão - Islam tentou se impor diante do seu rival com muita disposição física, tentativas de queda e controle de posição no solo.

Porém, para surpresa de muitos, Tsarukyan conseguiu equilibrar o confronto, não foi presa fácil no solo e chegou a ter momentos de controle posicional, tanto nas defesas das investidas de Islam, quanto atacando e trocando força com o seu adversário. Ao fim dos 15 minutos, o russo foi declarado vencedor por decisão unânime, mas ficou a sensação de que o armênio poderia ter feito mais com um tempo maior de preparação e que o confronto acabaria acontecendo novamente, mais cedo ou mais tarde.

Leia mais: Islam Makhachev busca quebrar recordes no UFC 311

 

O que veio depois?

Islam Makhachev comemora vitória sobre Dustin Poirier no UFC 302. (Foto por Luke Hales/Zuffa LLC)

Islam Makhachev comemora vitória sobre Dustin Poirier no UFC 302. (Foto por Luke Hales/Zuffa LLC)


Após a vitória sobre Tsarukyan, Makhachev seguiu com sua trajetória de sucesso que o levaria até o cinturão. Entre setembro de 2019 e fevereiro de 2022, o pupilo de Khabib Nurmagomedov superou mais cinco oponentes: Davi Ramos, Drew Dober, Thiago Moisés, Dan Hooker e Bobby Green, os quatro últimos pela via rápida.

O ápice da carreira de Islam aconteceu em outubro de 2022, no UFC 280. Diante de uma arena lotada de torcedores o apoiando, ele finalizou Charles “do Bronxs” Oliveira no 2° round e conquistou o cinturão vago do peso-leve. 

Em 2023, o russo defendeu duas vezes seu posto de campeão diante de Alexander Volkanovski, então campeão peso-pena. Em fevereiro, Islam venceu um dos duelos mais empolgantes daquele ano por decisão unânime. Na revanche, realizada em outubro, Makhachev surpreendeu ao conectar um chute alto ainda no 1° round e nocautear o rival.

A terceira defesa de título aconteceu no último mês de junho, no UFC 302, diante do experiente Dustin Poirier. Mesmo com uma atuação contundente na luta em pé, o russo não fugiu do seu “modus operandi” e finalizou o norte-americano no 5° round.

Arman Tsarukyan comemora vitória sobre Charles Do Bronxs no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Arman Tsarukyan comemora vitória sobre Charles Do Bronxs no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Apesar de não ter se mantido invicto, a caminhada de Arman Tsarukyan até o UFC 311 também foi recheada de vitórias contundentes e de consolidação na divisão peso-leve. Entre julho de 2019 e fevereiro de 2022, o armênio conquistou cinco triunfos, os dois últimos através da via rápida.

O polêmico revés para Mateusz Gamrot - em junho de 2022 - não abalou o lutador que, posteriormente, enfileirou vitórias sobre Damir Ismagulov, Joaquim Silva, Beneil Dariush e o ex-campeão dos leves Charles do Bronxs, dois deles por nocaute.

Cinco anos depois do primeiro confronto, os dois atletas mostraram evolução, se tornaram integrantes da elite do peso-leve e agora irão batalhar pela coroa da divisão até 70 Kg. 

Leia mais: Os destaques do card preliminar do UFC 311

 

O que esperar da revanche?

Islam Makhachev e Arman Tsarukyan se encaram antes da luta no UFC São Petersburgo. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Islam Makhachev e Arman Tsarukyan se encaram antes da luta no UFC São Petersburgo. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


O aguardado reencontro entre Makhachev e Tsarukyan promete ser um duelo muito técnico e intenso. Conforme dito acima, o russo levou a melhor no primeiro confronto realizado em 2019, mas foi uma batalha equilibrada e era a estreia do armênio no UFC, que teve pouco tempo de preparação. Anos depois, ficou claro que ambos evoluíram significativamente e estão prontos para oferecer mais uma luta de alto nível – algo que reflete suas qualidades.

Discípulo de Khabib, Makhachev é um lutador conhecido por sua abordagem estratégica e versátil. Com um estilo que combina wrestling e sambo, ele se destaca pelo equilíbrio entre defesa e ataque. O russo é exímio em aproveitar contragolpes e explorar brechas dos adversários tanto no striking, quanto no grappling, mantendo um controle impecável no chão enquanto busca finalizações com inteligência. Essa capacidade é evidenciada especialmente em sua eficiência defensiva e domínio da distância.

Do outro lado, Tsarukyan cresceu consideravelmente desde sua estreia no Octógono. Com uma base sólida no wrestling, o armênio adicionou camadas ao seu jogo com striking técnico e uma movimentação agressiva. Ele se destaca por transições rápidas e um ground and pound poderoso, além de habilidade para fazer raspagens – conforme demonstrado na primeira luta com o campeão. As diferentes abordagens táticas fazem dele um desafiante imprevisível.

Leia mais: Conheça Umar Nurmagomedov, primo de Khabib que luta pelo cinturão

Islam Makhachev e Arman Tsarukyan se enfrentaram na luta co-principal do UFC São Petersburgo. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Islam Makhachev e Arman Tsarukyan se enfrentaram na luta co-principal do UFC São Petersburgo. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Não é novidade que este confronto será um duelo entre dois dos melhores grapplers da divisão. Makhachev tende a manter o controle no solo e buscar finalizações sem se expor, enquanto Tsarukyan é mais explosivo e cria oportunidades de reverter posições no solo com sua força física. Em pé, o campeão é conhecido por apresentar uma posição mais defensiva, com contragolpes rápidos. O desafiante, por outro lado, tende a pressionar e usar chutes baixos estrategicamente.

Com ambos atingindo o ápice de suas carreiras, a revanche tem todos os ingredientes para ser memorável. Na primeira luta, as habilidades de Arman sucumbiram diante da experiência de Islam, mas desta vez, o duelo tem tudo para ser mais equilibrado. Em resumo, os fãs podem esperar um confronto emocionante no UFC 311, que será decidido nos detalhes.

O UFC 311: Makhachev x Moicano foi um evento realizado em 18 de janeiro de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.