Pular para o conteúdo principal
Eventos

O Caminho Para a Revanche: Charles "do Bronxs" Oliveira x Michael Chandler

Após pouco mais de três anos, os astros do peso-leve voltam a se enfrentar em duelo crucial para os rumos da categoria

Pouco mais de três anos depois - ou 1281 dias, para ser exato, Charles do Bronxs e Michael Chandler voltam a ficar frente a frente no Octógono após o confronto que coroou o brasileiro como campeão peso-leve. Os dois atletas medem forças novamente na luta co-principal do UFC 309, que acontece neste sábado (16), em um duelo que pode definir o próximo desafiante ao cinturão da divisão até 70 Kg.

Esquentando a aguardada revanche, relembre o caminho de ambos os atletas no intervalo entre os dois embates.

Charles Oliveira golpeia Michael Chandler na luta principal do UFC 262. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Charles Oliveira golpeia Michael Chandler na luta principal do UFC 262. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Em maio de 2021, Charles nocauteou Michael Chandler no 2° round e conquistou o cinturão peso-leve, tornando-se o segundo brasileiro a alcançar o enorme feito naquela que é, provavelmente, a divisão mais populosa do MMA mundial. Pouco mais de sete meses depois, Do Bronxs defendeu o título com sucesso pela primeira vez ao finalizar Dustin Poirier na terceira parcial, na luta principal do UFC 269.

No mês de maio de 2022, Charles foi para aquela que seria a luta mais polêmica do seu reinado: um problema na balança durante a pesagem oficial fez o brasileiro perder o cinturão, sem chances de recuperá-lo mesmo que vencesse Justin Gaethje no main event do UFC 274. Com sangue nos olhos, Do Bronxs subiu no Octógono e, de forma categórica, finalizou o norte-americano ainda na primeira parcial. 

Na luta principal do UFC 280, realizado em outubro de 2022, em Abu Dhabi, Charles enfrentou Islam Makhachev pelo então cinturão vago da categoria. Sem o mesmo brilho das apresentações anteriores, o atleta da Chute Boxe Diego Lima não se encontrou no Octógono, foi finalizado com um katagatame no 2° round e viu o russo se tornar o novo campeão do peso-leve.

Mais UFC 309: Charles "do Bronxs" Oliveira: melhores momentos da carreira, do cinturão às finalizações

Charles Oliveira nocauteou Beneil Dariush no UFC 289. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Charles Oliveira nocauteou Beneil Dariush no UFC 289. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


O retorno de Charles ao caminho das vitórias aconteceu logo no compromisso seguinte, na luta co-principal do UFC 289, com um nocaute sobre o veterano Beneil Dariush ainda no 1° round. O choro do brasileiro no Octógono após o anúncio oficial externou a importância daquele confronto para o ex-campeão e toda sua equipe.

Sonhando com uma nova oportunidade de disputa de título, Do Bronxs enfrentou Arman Tsarukyan no card principal do histórico UFC 300, realizado no último mês de abril. Após 15 minutos de um confronto altamente equilibrado e técnico, o brasileiro foi derrotado em uma apertada decisão dividida dos juízes.

Leia também: Conheça os lutadores brasileiros do UFC 309

Michael Chandler

Michael Chandler enfrentou Charles do Bronxs no UFC 262, em maio de 2021. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Michael Chandler enfrentou Charles do Bronxs no UFC 262, em maio de 2021. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Se Charles fez cinco lutas desde o primeiro confronto com Chandler, o norte-americano subiu no Octógono apenas três vezes desde então, com o agravante de estar sem atuar desde novembro de 2022 devido ao longo imbróglio com Conor McGregor.

Pouco menos de seis meses após a derrota na disputa de título, “Iron” sofreu novo revés, agora para Justin Gaethje, no UFC 268. Em maio do ano seguinte, Chandler protagonizou um nocaute histórico que entrou para a lista de momentos inesquecíveis da organização: um impressionante chute alto conectado na ponta do queixo de Tony Ferguson desabou o ex-campeão interino e trouxe Michael de volta ao caminho das vitórias após cerca de um ano e meio.

Em novembro de 2022, Chandler sofreu sua terceira derrota em seus últimos quatro compromissos ao ser finalizado por Dustin Poirier no 3° round, no card principal do UFC 281. Depois disso, a carreira do norte-americano foi marcada por muita paciência e resiliência.

Conor McGregor e Michael Chandler foram os protagonistas do The Ultimate Fighter 31 (Chris Unger/Zuffa LLC)

Conor McGregor e Michael Chandler foram os protagonistas do The Ultimate Fighter 31 (Chris Unger/Zuffa LLC).


O ex-desafiante ao cinturão dos leves foi escalado como protagonista da 31ª temporada do reality show The Ultimate Fighter ao lado do astro Conor McGregor, a quem enfrentaria logo após o programa. Porém, o irlandês teve que lidar com diversos problemas particulares que atrapalharam a realização do confronto e, após dois anos de espera, Chandler cansou da longa inatividade e pediu ao Ultimate por outro adversário.

Na luta co-principal do UFC 309, Chandler dividirá novamente o Octógono com Charles do Bronxs. O vencedor do duelo poderá conquistar o posto de próximo desafiante ao cinturão peso-leve. Para acompanhar os desdobramentos desse embate, o único que não irá sair derrotado na noite deste sábado (16) é o assinante do UFC Fight Pass.

O UFC 309: Jones x Miocic foi um evento realizado em 16 de novembro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all