Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Card preliminar do UFC 179 é marcado por finalizações

Brasileiros vencem três das seis lutas; chave de braço de Gilbert Durinho é destaque

Com quatro lutas terminando com quatro tipos de finalizações diferentes, o UFC 179 não começou da maneira que o público dentro do Maracanãzinho esperava. Tony Martin finalizou Fabrício Morango com uma kimura aos 4 minutos e 15 segundos do primeiro round, deixando o ginásio em silêncio. A luta ocorreu em peso combinado (até 71,7 kg), pois os dois lutadores não conseguiram bater o limite da categoria dos leves (até 70,3 kg).
O duelo começou muito estudado, com os atletas arriscando jabs e chutes baixos. O americano mudou a estratégia e aplicou um double leg no brasileiro, caindo por cima na meia-guarda. Com muita técnica, Martin atacou com o braço esquerdo de Morango com uma kimura. O brasileiro tentou sair de todas as formas, mas o golpe estava bem encaixado e o obrigou a desistir. Foi a terceira derrota seguida de Fabrício na organização, enquanto o americano conquistou sua primeira vitória no UFC após dois revezes.
Toda a frustração virou euforia na segunda luta da noite. Gilbert ‘Durinho’ Burns levantou o Maracanãzinho ao finalizar o estreante Christos Giagos com uma chave de braço faltando apenas três segundos para terminar o primeiro round. Depois de um início com os dois lutadores medindo distância para golpearem, Durinho derrubou o americano com um double leg. Giagos tentou se desgrudar de todas as maneiras, mas o talento e a experiência do tricampeão mundial de jiu-jitsu prevaleceram no chão. Foi a segunda vitória do pupilo de Vitor Belfort no UFC, que continua invicto no MMA com nove triunfos. Já Giagos conheceu a terceira derrota na carreira.
A boa fase dos brasileiros no octógono, no entanto, não durou muito. Em uma luta de três rounds equilibrados, André Fili derrotou Felipe Sertanejo por decisão unânime (triplo 29-28). Fugindo de suas especialidades, os pesos-pena trocaram pouco e trabalharam muito a luta no solo. Mesmo com cortes na testa, a revelação da Team Alpha Male foi mais consciente durante o combate e teve o braço levantado ao final dos 15 minutos. Foi a terceira derrota do brasileiro no Ultimate, enquanto Fili conseguiu se recuperar após perder de Max Holloway no UFC 172.
Wilson Reis e Scott Jorgesen entraram para fazer o único combate entre os pesos-mosca da noite. O brasileiro deu um susto na torcida ao receber um cruzado de direita e cair no chão, mas se recuperou e começou a pressionar o adversário. Depois trocarem golpes em pé, Reis acertou um chute duríssimo nas costelas do americano, que sentiu. O parceiro de treinos de Dominick Cruz aproveitou o momento e derrubou Jorgensen com um double leg, dando uma série de marretadas logo na sequência. Após conseguir montar no oponente, o brasileiro encaixou um katagatame e finalizou o combate aos 3 minutos e 28 segundos do primeiro round. Foi a segunda vitória de Reis entre os moscas, enquanto Jorgensen conhece sua quarta derrota nas últimas cinco lutas.
Yan Cabral continuou a festa brasileira no Rio de Janeiro. O lutador da Nova União dominou o combate contra o japonês Naoyuki Kotani e finalizou a luta com um mata-leão aos 3 minutos e 6 segundos do segundo round. Superior desde o início, Cabral usou seu jiu-jitsu e envergadura durante todo o confronto, não dando chances ao adversário. Foi a estreia do brasileiro nos leves, que vinha de derrota para Zak Cummings entre os meio-médios. Já Kotani ainda não venceu desde que retornou ao UFC, acumulando duas derrotas.
Os meio-médios William Patolino e Neil Magny fecharam o card preliminar. Os lutadores protagonizaram a encarada mais tensa durante a pesagem e prometiam uma luta cheia de emoções. O brasileiro foi melhor no primeiro round, evitando os golpes do americano e pressionando o adversário. No segundo, Magny se recuperou logo após Patolino desperdiçar uma ótima chance, derrubando o brasileiro e aplicando um ground and pound violento até o final do round. O terceiro período foi de domínio total de Magny, que derrubou Patolino e terminou o combate aos 2 minutos e 40 segundos, golpeando repetidamente a cabeça do finalista do TUF 2 até o arbitro central interromper a luta. O nocaute técnico deu a Magny sua quinta vitória seguida, enquanto Patolino conhece sua segunda derrota na carreira.

Confira os resultados do card preliminar:
Neil Magny venceu William Patolino por nocaute técnico (socos) aos 2 minutos e 40 segundos do terceiro round
Yan Cabral venceu Naoyuki Kotani por finalização (mata-leão) aos 3 minutos e 6 segundos do segundo round
Wilson Reis venceu Scott Jorgensen por finalização (katagatame) aos 3 minutos e 28 segundos do primeiro round
Andre Fili venceu Felipe Sertanejo por decisão unânime (triplo 29-28)
Gilbert Durinho venceu Christos Giagos por finalização (chave de braço) aos 4 minutos e 57 segundos do primeiro round
Tony Martin venceu Fabrício Morango por finalização (kimura) aos 4 minutos e 15 segundos do primeiro round