Pular para o conteúdo principal

Cinco anos depois, cinturão peso-galo do UFC pode voltar ao Brasil

Marlon Moraes luta pelo título vago da divisão com Henry Cejudo no UFC 238

Não seria nenhum exagero dizer que o peso-galo masculino é, atualmente, a melhor categoria para brasileiros no Ultimate.

Os números, pelo menos, corroboram com este argumento: hoje, são cinco os representantes do país no Top 15 da divisão: Thomas Almeida, John Lineker, Pedro Munhoz, Raphael Assunção e Marlon Moraes - sendo que os três últimos estão entre os quatro primeiros colocados na divisão. Nenhuma outra categoria do Ultimate possui mais brasileiros ranqueados.

Top 10: As lutas imperdíveis de junho

Entretanto, há cinco anos um brasileiro não detém o cinturão dos 61kgs do UFC. O último foi Renan Barão, que, em maio de 2014, foi destronado por TJ Dillashaw, perdendo a coroa que, de lá para cá, ficaria com apenas três atletas, todos norte-americanos: Dominick Cruz e Cody Garbrandt, além de TJ.

Mas a “seca” brasileira em uma categoria com tantos concorrentes do país pode chegar ao fim neste sábado (8), quando Marlon Moraes encara o campeão peso-mosca Henry Cejudo em disputa pelo cinturão vago dos galos na luta principal do UFC 238.

A escalada de Marlon rumo à primeira colocação no ranking da divisão foi igualmente rápida e incontestável.

Há apenas dois anos, em junho de 2017, o então campeão do WSOF fazia sua estreia no Ultimate, perdendo uma invencibilidade de 13 lutas em decisão dividida para Raphael Assunção; o que se seguiu foi uma campanha absolutamente dominante que viu o friburguense de 31 anos passar por John Dodson, Aljamain Sterling, Jimmie Rivera, e conseguir sua redenção finalizando Assunção no primeiro round da revanche entre os compatriotas.

A trajetória recente do “Mágico” foi tão impressionante que ele chega para o evento deste sábado em Chicago como favorito na maioria das bolsas de apostas, mesmo prestes a medir forças com o campeão dos 57kgs da organização - um campeão olímpico, que deu fim ao reinado mais dominante da história do UFC (Demetrious Johnson), e acaba de nocautear o último campeão peso-galo do Ultimate (TJ Dillashaw) em segundos.

Confira o card completo do UFC 238 | Como assistir

Independentemente do desfecho do duelo, o fato é que o UFC 238 vai coroar um novo campeão peso-galo.

Se for o norte-americano, Cejudo se tornará o sétimo atleta na história da organização a conquistar títulos em duas divisões, e apenas o terceiro a fazê-lo de forma simultânea, adicionando mais um feito ao seu já impressionante currículo no esporte.

Se for o brasileiro, Marlon reforçará a hegemonia brasileira no atual panorama dos pesos-galo, trazendo o título da categoria de volta ao país após cinco anos, e, de quebra, reconquistando um cinturão masculino no UFC - algo que o Brasil não possui, coincidentemente, desde a sua noite de estreia, quando Max Holloway tirou de José Aldo a coroa dos pesos-pena.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube