
Eventos
Campeão mais ativo do Ultimate na atualidade, Alex "Poatan" Pereira defende o seu reinado nos meio-pesados pela terceira vez em 2024, contra o norte-americano Khalil Rountree Jr, na luta principal do UFC 307, que acontece em Salt Lake City.
No aquecimento para o duelo, listamos cinco lutas do brasileiro que você precisa assistir no UFC Fight Pass para se preparar para o evento do dia 5 de outubro. Confira abaixo.
Alex Poatan nocauteia Sean Strickland no UFC 276. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Em sua terceira apresentação no Octógono, Alex Poatan foi escalado para se testar contra seu primeiro adversário ranqueado na organização, o então Top 5 do peso-médio Sean Strickland.
O brasileiro passou com nota máxima no teste, precisando de apenas 2m36s para conectar seu famoso cruzado de esquerda e nocautear Strickland, no confronto que o credenciou à disputa pelo cinturão da categoria até 84 Kg.
Reveja Alex Poatan x Sean Strickland no UFC Fight Pass
Alex Poatan acerta Israel Adesanya na luta principal do UFC 281. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Apenas um ano após sua estreia no Ultimate, Poatan já estava diante de seu grande rival disputando o título dos pesos-médios. Este era o terceiro encontro entre os dois, mas o primeiro no MMA - em lutas de kickboxing, o placar era 2x0 a favor do brasileiro.
A luta foi tensa e equilibrada durante os 20 primeiros minutos, com o nigeriano levando vantagem na pontuação. Precisando de um nocaute no último round para evitar a derrota, Poatan conseguiu justamente isso, encurralando Adesanya contra a grade e desferindo combinações limpas de socos no então campeão, até obrigar a interrupção do árbitro. Mais uma vitória para Poatan, e o cinturão era do Brasil.
Reveja Alex Poatan x Israel Adesanya 1 no UFC Fight Pass
Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão do peso meio-pesado no UFC 295. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Após perder o título dos médios, Alex decidiu migrar para a categoria dos meio-pesados, na qual precisaria perder quase nove quilos a menos para competir.
Depois de uma estreia dura, superando o ex-campeão Jan Blachowicz em decisão dividida, ele conquistou o direito de desafiar o também ex-detentor do título Jiri Prochazka pelo cinturão vago dos 93 Kg.
Na reta final do 2º round, Alex acertou um golpe em Jiri, que sentiu. Ao tentar mudar o nível do combate com uma entrada de queda, o tcheco se expôs a uma série de cotoveladas do brasileiro, que definiram o duelo a seu favor e lhe deram seu segundo cinturão do UFC.
Reveja Alex Poatan x Jiri Prochazka no UFC Fight Pass
Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão peso meio-pesado de Dana White após a vitória no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Em sua primeira defesa de título, Poatan foi escalado para enfrentar outro ex-campeão: Jamahal Hill, que havia conquistado o cinturão superando Glover Teixeira no Brasil, e vagado o posto meses depois devido a uma lesão que o tirou de ação por mais de um ano.
Mostrando estar sempre um passo à frente do rival, Alex usou toda sua experiência na trocação para tirar a atenção do norte-americano com chutes nas pernas e jabs na linha de cintura, abrindo caminho para o cruzado de esquerda que derrubou Hill ainda no 1º round.
Reveja Alex Poatan x Jamahal Hill no UFC Fight Pass
Alex "Poatan" Pereira acerta um chute alto em Jiri Prochazka no UFC 303. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Enquanto Alex Poatan venceu Jamahal Hill no UFC 300, Prochazka bateu Aleksandar Rakic no mesmo evento, conquistando assim o direito à revanche que foi realizada pouco mais de dois meses depois.
O duelo foi ainda menos competitivo do que o anterior, com o brasileiro aplicando um knockdown nos segundos finais do 1º round e liquidando a fatura nos instanes iniciais da segunda parcial ao desferir um chute alto certeiro que encontrou a cabeça do tcheco.
O UFC 307: Pereira x Rountree Jr. foi um evento realizado em 5 de outubro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.