
Eventos
Ex-campeão peso-mosca, Deiveson Figueiredo volta a protagonizar uma luta principal após quase três anos e encara o russo Petr Yan no UFC Macau que acontece neste sábado (23), na China.
Para esquentar o confronto diante do antigo dono do cinturão peso-galo, vamos relembrar cinco atuações de destaque do brasileiro em sua trajetória no Ultimate.
Deiveson Figueiredo recebe o cinturão após vitória sobre Joseph Benavidez. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Pouco mais de quatro meses após falhar na pesagem e nocautear o experiente Joseph Benavidez, Deiveson Figueiredo conseguiu uma nova chance de lutar pelo então cinturão vago do peso-mosca em uma revanche contra o norte-americano.
Protagonista do UFC Fight Island 2, o “Deus da Guerra” dessa vez bateu o peso, deu um show no Octógono diante do seu rival ao dominar o confronto e finalizá-lo ainda no 1º round, tornando-se o primeiro brasileiro campeão da categoria mais leve das divisões masculinas.
Deiveson Figueiredo venceu Brandon Moreno e reconquistou o cinturão peso-mosca, em janeiro de 2022. (Chris Unger/Zuffa LLC)
Após dois confrontos - com um empate e uma derrota - diante de Brandon Moreno, Deiveson Figueiredo subiu ao Octógono mais uma vez sonhando em reconquistar o cinturão peso-mosca.
Em um incrível duelo em que a trocação franca predominou durante 25 minutos, o “Deus da Guerra” conectou os melhores golpes, mostrou mais contundência e, após a abertura das papeletas dos juízes, foi declarado vencedor por decisão unânime, retomando o seu reinado na divisão até 57 Kg.
Deiveson Figueiredo venceu Rob Font no UFC Austin. (Josh Hedges/Zuffa LLC)
Após dois reinados na divisão peso-mosca e uma tetralogia com o mexicano Brandon Moreno, Deiveson Figueiredo decidiu buscar novos ares, migrar para a divisão peso-galo e estreou diante de Rob Font.
Na nova categoria, o “Deus da Guerra” apostou na velocidade e nos contragolpes contra um oponente mais adaptado a essa faixa de peso. Com mais contundência, o paraense entregou uma atuação convincente e segura, e saiu vitorioso por decisão unânime após a abertura das papeletas dos juízes.
Deiveson Figueiredo vibra após vencer Cody Garbrandt no histórico UFC 300. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
No histórico card do UFC 300, realizado no último dia 13 de abril, Deiveson Figueiredo finalizou o ex-campeão dos galos Cody Garbrandt e se consolidou como um nome a ser considerado na elite da divisão até 61 kg.
O confronto começou com “No Love” buscando encurtar a distância e trabalhar na trocação franca, enquanto o brasileiro atuava de forma reativa. No 1° round, o norte-americano chegou a assustar o seu rival com um knockdown, mas o paraense se levantou rapidamente.
Na parcial seguinte, Deiveson buscou as pernas do seu oponente e conseguiu a queda logo no início. Com muita tranquilidade, o “Deus da Guerra” se manteve na posição de domínio buscando transições e, logo depois, encaixou um mata-leão forçando Garbrandt a bater em desistência, dando fim ao confronto.
Deiveson Figueiredo comemora vitória sobre Marlon Vera no UFC Abu Dhabi. (Josh Hedges/Zuffa LLC)
Seguindo sua ascensão vitoriosa na divisão peso-galo, Deiveson Figueiredo superou o equatoriano Marlon Vera - que vinha de derrota para o então campeão Sean O’Malley - no card principal do UFC Abu Dhabi.
Atuando de forma inteligente, o “Deus da Guerra” conseguiu quebrar a maior envergadura do seu rival para conectar os golpes mais contundentes e também buscar a queda quando o equatoriano partia para a blitz buscando deixá-lo encurralado. Após o fim do confronto, as papeletas dos juízes foram abertas e marcaram a vitória de Deiveson por decisão unânime.
O UFC Macau: Yan x Figueiredo foi um evento realizado em 23 de novembro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.