O Octógono retorna aos Emirados Árabes Unidos neste sábado (26) com um card repleto de atrações. Na luta principal do UFC Abu Dhabi, o ex-campeão Robert Whittaker enfrenta Renier de Ridder em um confronto crucial pela divisão dos médios. O evento também contará com quatro brasileiros em ação: Carlos Leal, Amanda Ribas, Tabatha Ricci e Marcus Buchecha.
Como aquecimento para o card que será transmitido ao vivo pelo UFC Fight Pass a partir das 13 horas (horário de Brasília), destacamos cinco motivos imperdíveis para acompanhar o evento.
Luta principal decisiva no peso-médio
Robert Whittaker comemora a vitória no UFC Arábia Saudita. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Uma das contratações mais empolgantes dos últimos tempos, Reinier de Ridder faz sua quarta luta no UFC. O holandês estreou em novembro de 2024 e já soma três vitórias por via rápida, contra Gerald Meerschaert, Kevin Holland e Bo Nickal. Ele chega embalado e confiante para o maior desafio de sua carreira até aqui.
Do outro lado, o ex-campeão Robert Whittaker busca retomar o caminho rumo ao cinturão. Com duas vitórias em suas últimas três lutas, o australiano tenta se consolidar novamente como um dos principais nomes da divisão. Um novo triunfo neste sábado o recoloca diretamente na disputa pelo topo da categoria.
Petr Yan mira reconquista do cinturão
Ex-campeão peso-galo, Petr Yan parece ter superado a má fase que viveu entre 2022 e 2023. O russo chega ao UFC Abu Dhabi embalado por duas boas vitórias, sobre Song Yadong e Deiveson Figueiredo, e busca dar mais um passo rumo a uma nova disputa de título contra o atual campeão, Merab Dvalishvili.
Pela frente, Yan terá o duro Marcus McGhee, que está invicto no UFC com quatro vitórias desde sua estreia em abril de 2023, sendo três delas pela via rápida. O duelo promete movimentar o peso- galo, especialmente se McGhee conseguir superar o ex-campeão, visto que o norte-americano pode ganhar boas posições no ranking da divisão.
Duelo explosivo nos meio-médios
Carlos Leal golpeia Alex Morono no UFC 313. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC)
O card preliminar reserva um confronto eletrizante na divisão dos meio-médios. Conhecido por seu estilo agressivo e pelo histórico no sanda, o veterano russo Muslim Salikhov venceu três de suas últimas cinco lutas e busca se aproximar do Top 15.
Ele enfrentará o brasileiro Carlos Leal, que vem de uma vitória e uma derrota em suas duas primeiras aparições no UFC. O curitibano já mostrou versatilidade e intensidade em suas lutas, e tenta se firmar como um nome forte na divisão.
Brasileiras em duelo direto no peso-palha
Amanda Ribas conecta golpe em Mackenzie Dern no UFC Vegas 101, realizado em janeiro de 2025. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC).
Um confronto 100% brasileiro marca o card preliminar do UFC Abu Dhabi. Atual número 7 do ranking peso-palha, Amanda Ribas tenta emplacar uma nova sequência de triunfos como fez entre 2019 e 2020. Em sua última aparição, ela saiu derrotada por Mackenzie Dern e agora busca a recuperação.
Do outro lado estará a número 10 do ranking, Tabatha Ricci, que vem de derrota para a chinesa Yan Xiaonan. A "Baby Shark" busca recuperação para se manter entre as melhores da categoria e o embate pode redesenhar a disputa por uma futura vaga no Top 5 até 52 kg.
Estreia de Marcus Buchecha
Marcus Buchecha é o novo contratado do UFC. (Reprodução)
Por fim, o card marca a tão aguardada estreia de Marcus "Buchecha" Almeida no UFC. Dono de 13 títulos mundiais no jiu-jítsu, o paulista chega com muita expectativa após passagem de sucesso no MMA asiático, onde venceu cinco de seis lutas por finalização ou nocaute técnico.
Buchecha estreia contra o eslovaco Martin Buday, que tem seis vitórias em sete lutas na organização e representa um teste interessante para o brasileiro. O embate é uma oportunidade para o multicampeão do grappling mostrar que está pronto para brilhar no maior palco do MMA mundial.
O UFC Abu Dhabi: Whittaker x De Ridder foi um evento realizado em 26 de julho de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.