Eventos
O cinturão dos meio-médios estará em disputa novamente no dia 18 de março, quando Leon Edwards tentará fazer sua primeira defesa de título em uma trilogia contra o ex-campeão Kamaru Usman, na luta principal do UFC 286, em Londres. O UFC Fight Pass transmite o card completo com exclusividade em horário especial: a partir das 13h30 (horário de Brasília).
Confira abaixo cinco motivos para não perder o evento.
Leon Edwards
Leon Edwards chega ao UFC 286 para fazer sua primeira defesa de cinturão - e ela será justamente contra o homem que o britânico ganhou o título: Kamaru Usman. O campeão do peso meio-médio está invicto em sua carreira desde 2015, quando justamente perdeu para o nigeriano, e acumula ao todo dez vitórias nesse período.
Edwards terá a chance de fazer a trilogia em frente à sua torcida, em Londres, e está em seu auge como lutador. Aos 31 anos, "Rocky" se mostra competente em todas as áreas, com destaque na luta pé - especialmente nos chutes, sua principal arma.
Será que Edwards fará história em frente aos seus fãs neste sábado?
Confira uma playlist com o melhor de Leon Edwards no UFC Fight Pass
Kamaru Usman
Parecia que em agosto de 2022 o nigeriano Kamaru Usman conseguiria mais uma defesa de cinturão e empataria com Anderson Silva como o lutador com a maior sequência de vitórias na história do UFC, mas um chute na cabeça de Leon Edwards mudou toda a história do então campeão do peso meio-médio.
Usman vem para o UFC 286 em busca de fechar a trilogia contra Edwards com uma vitória e reconquistar o título da categoria. Apesar da derrota em sua última apresentação, não há dúvidas de que o nigeriano já cimentou seu lugar na história como um dos melhores pesos meio-médios do UFC e, aos 35 anos, pode começar seu segundo reinado na divisão.
Será que Usman aumentará ainda mais seu legado como lutador e irá frustrar Edwards no terceiro encontro?
Reveja a segunda vitória de Kamaru Usman em Jorge Masvidal no UFC Fight Pass
Justin Gaethje x Rafael Fiziev
O duelo entre Justin Gaethje contra Rafael Fiziev promete ser uma verdadeira guerra e uma das melhores lutas do ano. Os dois pesos-leves têm como característica a agressividade e já garantiram em entrevistas que não irão recuar durante o combate.
Os dois lutadores vivem momentos distintos na carreira. Gaethje já enfrentou os melhores da categoria e foi duas vezes desafiante ao cinturão, mas perdeu ambas. Uma vitória contra Fiziev pode colocá-lo de novo na rota do cinturão, enquanto uma derrota o deixaria bem atrás de uma nova chance pelo título.
Fiziev, por outro lado, venceu seus últimos seis combates e ganhou bônus em cinco deles. O lutador do Azerbaijão ocupa atualmente a 6ª colocação no ranking do peso-leve e uma vitória contra Gaethje com certeza o colocaria no Top 5.
Que teremos um grande duelo, não há dúvidas, mas quem sairá vencedor?
Reveja a vitória de Justin Gaethje sobre Tony Ferguson no UFC Fight Pass
Reveja a vitória de Rafael Fiziev sobre Rafael dos Anjos no UFC Fight Pass
Brasileiros em Londres
O Brasil estará muito bem representado em Londres neste final de semana. Quatro lutadores do país irão subir no Octógono montado na O2 Arena em busca da vitória, com direito a dois estreantes.
Jennifer Maia será a única lutadora no card principal. A ex-desafiante ao cinturão peso-mosca vem de vitória em sua última luta e terá pela frente Casey O'Neill, vista como uma das grandes promessas da categoria. Também no peso-mosca, Luana Carolina busca retornar ao caminho das vitórias e terá pela frente a experiente Joanne Wood.
O peso-pena Gabriel Santos aceitou de última hora o desafio de enfrentar Lerone Murphy e faz sua estreia no Octógono, enquanto Jafel Filho terá pela frente o fenômeno Muhammad Mokaev em seu primeiro compromisso no Octógono após ser contratado na última temporada do Dana White's Contender Series.
Teremos show brasileiro na Inglaterra?
Retorno à Inglaterra
Não há como negar que últimos eventos no país trouxeram ao público diversos duelos empolgantes. No ano passado, por exemplo, pudemos ver a ascensão de Paddy Pimblett, um nocaute espetacular de Molly McCann, entre outros grandes momentos.
A primeira visita do Octógono ao país em 2023 traz um novo fator também. A última vez que a Inglaterra viu uma disputa de cinturão foi em 2016, quando o Hall da Fama do UFC e ex-campeão peso-médio Michael Bisping defendeu seu título contra Dan Henderson no UFC 204.
Curiosamente, quem lutou no mesmo evento foi Leon Edwards. Na oportunidade, o atual campeão do peso meio-médio finalizou Albert Tumenov com um mata-leão no card preliminar.
O Octógono está pronto para a Inglaterra, e ela está pronta para mais uma vez fazer história no MMA.
O UFC 286: Edwards x Usman 3 foi um evento realizado em 18 de março de 2023 em Londres, na Inglaterra. Clique aqui e confira a cobertura completa.