Pular para o conteúdo principal
Geoff Neal e Carlos Prates se encaram em coletiva de imprensa do UFC 314, em março de 2025. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Eventos

Cinco motivos para assistir ao UFC 319

Liderado pela disputa pelo cinturão dos médios entre Dricus Du Plessis e Khamzat Chimaev, evento acontece neste sábado (16) com transmissão exclusiva do UFC Fight Pass a partir das 19 horas (horário de Brasília)

O Octógono desembarca neste sábado (16) em Chicago, a “Cidade dos Ventos”, para o UFC 319, com um card que promete ser um dos mais empolgantes da temporada e gerar repercussões em diversas categorias. Abaixo, listamos os cinco principais motivos para você não perder o evento!

Disputa imprevisível pelo cinturão peso-médio

Dricus Du Plessis comemora a vitória na luta principal do UFC 312. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Dricus Du Plessis comemora a vitória na luta principal do UFC 312. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


O cinturão dos 84 Kg estará em jogo na luta principal do UFC 319, quando o campeão Dricus Du Plessis vai em busca de sua terceira defesa de título contra o invicto desafiante Khamzat Chimaev.

Du Plessis foi uma zebra durante boa parte de sua caminhada no Ultimate, mas após nove vitórias consecutivas no Octógono, ninguém mais deve duvidar do sul-africano. Em suas últimas quatro apresentações, ele enfileirou triunfos sobre ex-campeões, superando Robert Whittaker, Sean Strickland (duas vezes) e Israel Adesanya.

Chimaev, por sua vez, finalmente terá o title shot que muitos já imaginavam desde sua chegada retumbante ao UFC, com duas vitórias em 10 dias e três triunfos em 66 dias (ambos recordes da organização). Aos 31 anos, o atleta nascido na Chechênia segue invicto com um cartel de 14-0, sendo metade destes embates no Octógono, incluindo os mais recentes contra Whittaker, Kamaru Usman e Gilbert “Durinho” Burns.

Estreia de gala

Aaron Pico participa de coletiva de imprensa antes da pesagem do UFC 314, em abril de 2025. (Mike Roach/Zuffa LLC)

Aaron Pico participa de coletiva de imprensa antes da pesagem do UFC 314, em abril de 2025. (Mike Roach/Zuffa LLC)


Não são muitos os atletas que podem se gabar de estrearem no Octógono na luta co-principal de um evento numerado, muito menos contra um 6º colocado no ranking. Mas é exatamente esta a situação de Aaron Pico, que faz seu primeiro duelo pelo Ultimate neste sábado contra Lerone Murphy, pelo peso-pena.

Pico é um condecorado wrestler norte-americano de 28 anos, que foi à decisão dos jurados apenas duas vezes em suas 17 lutas profissionais de MMA, das quais venceu 13. Este retrospecto lhe deu o direito de começar sua trajetória na maior organização do mundo contra um adversário invicto e com oito triunfos em sequência no UFC, em um embate que pode abreviar e muito o caminho de ambos rumo a uma eventual disputa pelo cinturão dos 66 Kg.

A hora do Pesadelo

Carlos Prates comemora a vitória no UFC Vegas 100. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Carlos Prates comemora a vitória no UFC Vegas 100. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Amplamente considerado o melhor estreante de 2024 no UFC após conquistar quatro vitórias por nocaute em quatro apresentações no Octógono, Carlos Prates começou sua campanha neste ano sentindo o gosto amargo da derrota ao ser superado por Ian Machado Garry na luta principal do UFC Kansas City, no último mês de abril. Mas o brasileiro terá uma chance imediata de reabilitação no confronto contra Geoff Neal.

Atuais 11º e 12º colocados no ranking dos 77 Kg respectivamente, Neal e Prates costumam resolver suas pendências dentro do tempo regulamentar: enquanto o norte-americano tem 12 de suas 16 vitórias pela via rápida, o brasileiro conquistou desta forma 19 de seus 21 triunfos na carreira.

Brasil na final do TUF 33

Rodrigo Sezinando venceu Jeff Creighton no The Ultimate Fighter 33. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Rodrigo Sezinando venceu Jeff Creighton no The Ultimate Fighter 33. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Dois novos vencedores do The Ultimate Fighter serão conhecidos no UFC 319. A 33ª temporada do programa, que teve Daniel Cormier e Chael Sonnen como treinadores, chega ao final nesta semana e terá o brasileiro Rodrigo Sezinando lutando pelo título do torneio até 77 Kg.

Um dos protagonistas da edição, o carioca radicado no Canadá despachou Diego Bianchini e Jeff Creighton no caminho até a decisão e pode garantir o “bicampeonato” para o Brasil no reality após a conquista de Mairon Santos na edição passada.

(Muito) Mais Brasil no Octógono

Edson Barboza comemora a vitória no UFC Kansas City. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Edson Barboza comemora a vitória no UFC Kansas City. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Além de Prates e Sezinando, o país estará representado por mais cinco atletas no card deste final de semana.

Terceiro atleta brasileiro com mais lutas e quarto com mais vitórias na história do Ultimate, Edson Barboza volta ao Octógono para encarar Drakkar Klose pelo peso-leve, mesma categoria pela qual Diego Ferreira faz um duelo de veteranos contra King Green; no peso-palha, a ex-campeã Jéssica “Bate-Estaca” Andrade, mulher com mais vitórias na história da organização, tenta ampliar seu recorde em confronto com Loopy Godinez; e no peso-mosca, as promissoras Karine “Killer” Silva e Dione Barbosa fazem uma revanche de um embate realizado há mais de cinco anos (e vencido por Dione).

O UFC 319: Du Plessis x Chimaev foi um evento realizado em 16 de agosto de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all