Eventos
O Octógono desembarca na França pela primeira vez neste sábado (3) com o UFC Paris, liderado pelo duelo entre os pesos-pesados Ciryl Gane e Tai Tuivasa. Abaixo, listamos os principais motivos para você ficar de olho no card, que terá transmissão ao vivo e exclusiva do Combate a partir das 13 horas (horário de Brasília).
Atmosfera da noite de estreia
Qual fã de lutas não se lembra de 27 de agosto de 2011, quando o UFC realizou seu primeiro evento no Rio de Janeiro, voltando ao Brasil após um intervalo de 13 anos? Aquela mesma atmosfera de euforia e empolgação pode ser esperada neste sábado, quando os franceses receberão o Ultimate pela primeira vez.
É inegável que a vibração da torcida influencia os atletas no Octógono, podendo tornar os duelos mais intensos e emocionantes mesmo para quem assiste à distância em sua televisão, computador ou celular. E imagine como vai vibrar uma torcida que esperou tanto tempo para ver de perto o maior evento de MMA do mundo?
Ciryl Gane e a responsabilidade de protagonizar o show
Atual 1º colocado no ranking dos pesos-pesados, o ex-campeão interino Ciryl Gane será o último atleta a subir no Octógono e terá todo o apoio - e expectativa - dos franceses para o confronto com Tai Tuivasa.
Em sua última luta, Gane sofreu a primeira derrota na carreira, sendo superado por Francis Ngannou em duelo pela unificação dos cinturões da divisão. Agora, ele terá uma chance de ouro para se reabilitar, fazendo a luta principal do primeiro evento da história do UFC em seu país natal. Será Gane capaz de lidar com a responsabilidade?
Tai Tuivasa a um passo do title shot
Após sofrer três derrotas consecutivas entre 2018 e 2019 e perder seu lugar no Top 15 dos pesos-pesados, Tai Tuivasa ressurgiu como uma força na categoria, emplacando cinco triunfos seguidos - todos por nocaute.
Após passar pelo ex-desafiante ao título Derrick Lewis, ele assumiu o 3º lugar no ranking da categoria e vê no duelo com Ciryl Gane a oportunidade de garantir o direito à sonhada disputa pelo cinturão da divisão. Será que "Bam Bam" está pronto para subir mais este degrau?
Ex-campeão e ex-desafiante colidem no peso-médio
A penúltima atração do card será um promissor duelo entre o ex-campeão do peso-médio Robert Whittaker e o ex-desafiante ao título da divisão, Marvin Vettori.
Atuais 1º e 2º colocados no ranking da categoria, eles têm duas derrotas cada um para o campeão Israel Adesanya no currículo, o que diminui as chances de um novo title shot no curto prazo - a menos que o "Stylebender" seja desbancado pelo brasileiro Alex "Poatan" Pereira no UFC 281, em novembro. Caso este segundo cenário se concretize, o vencedor desta luta pode argumentar que merece uma nova chance de lutar pelo ouro.
Estreia brasileira
O UFC Paris terá um único representante brasileiro: o peso-leve Gabriel "Fly" Miranda, que fará sua estreia no Octógono em duelo contra o atleta da casa, Benoit Saint Denis.
Paranaense de 32 anos, Gabriel tem 16 vitórias na carreira - sendo 15 por finalização - e cinco derrotas. Ele foi uma inclusão tardia no card, sendo chamado para substituir Christos Giagos, que deixou o evento devido a uma lesão. Olho nele!