Eventos
O Octógono retorna ao UFC Apex, em Las Vegas, neste sábado (6), com um card liderado pelo duelo entre os meio-pesados Top 10 Thiago Marreta e Jamahal Hill. Confira as principais narrativas do evento e saiba por que você não pode deixar de assisti-lo.
Um renovado Marreta?
Ex-desafiante ao cinturão dos 93 Kg, Thiago Marreta não vive sua melhor fase no Octógono. Desde o duelo com Jon Jones pelo título da divisão em 2019, o carioca sofreu quatro derrotas e conquistou apenas uma vitória. Mas ele acredita que a maré irá mudar a partir deste final de semana.
Isso porque no último mês de abril, Thiago comemorou o nascimento de sua segunda filha, Alisa, com a russa Yana Kunitskaya, atleta peso-galo do UFC. Com a motivação renovada, ele acredita que pode retomar o caminho das vitórias, e chegou inclusive a estipular o prazo de três anos para voltar a disputar o cinturão do Ultimate. Vencer uma luta principal, contra um nome em ascensão na organização, seria um grande primeiro passo.
Jamahal Hill pertence à elite?
Duas semanas após a disputa de título entre Marreta e Jones, em julho de 2019, Jamahal Hill conquistou um contrato com o UFC após participar do Dana White's Contender Series. De lá para cá, construiu uma sólida trajetória na organização, chegando para este confronto na 10ª colocação no ranking dos meio-pesados.
Em suas duas últimas apresentações, o norte-americano de 31 anos, que sofreu a única derrota na carreira para Paul Craig em 2021, nocauteou Jimmy Crute e Johnny Walker, ambos no 1º round. Isto o credenciou para sua seu maior desafio até hoje no Ultimate. Caso passe por mais este teste, Hill provará que está pronto para brigar pelo Top 5.
Luque, Neal, e uma candidata à Luta da Noite
A luta co-principal da noite promete ser um show à parte entre dois meio-médios que não gostam de deixar suas lutas nas mãos dos jurados: Vicente Luque e Geoff Neal.
O brasileiro de 30 anos tem 14 vitórias em 18 combates no Octógono, sendo apenas uma por decisão. Ele era considerado um dos favoritos ao title shot nos 77 Kg até ser superado por Belal Muhammad em seu último combate, e tentará retomar o status com uma boa vitória neste final de semana.
Já o norte-americano de 31 anos, contratado na primeira temporada do Dana White's Contender Series, conquistou quatro de seus seis triunfos na organização pela via rápida, e após superar Santiago Ponzinibbio em sua última apresentação, tentará tomar o lugar de Vicente no Top 10.
Mais brasileiros em ação
Thiago Marreta e Vicente Luque são apenas dois dos seis brasileiros que estarão em ação no UFC Vegas 59.
Ainda no card principal, o peso-pesado Augusto Sakai tentará espantar a má fase em duelo com promessa de nocaute contra Serghei Spivac; já no peso-mosca, o duelo será 100% brasileiro, com Ariane Lipski e Priscila Cachoeira entrando em rota de colisão de olho em uma vaga no Top 15.
Na luta de abertura do card, Mayra "Sheetara", que estreou no peso-galo com sucesso vencendo Wu Yanan no último mês de abril, volta ao Octógono para embalar na divisão em confronto com a grappler dinamarquesa Stephanie Egger. Esta luta terá transmissão ao vivo e de graça no Facebook do UFC Brasil.
Finais do TUF
O UFC Vegas 59 terá ainda as finais da 30ª temporada do consagrado reality The Ultimate Fighter.
No peso-pesado, o duelo será entre o invicto Zac Pauga e Mohammed Usman, irmão do atual campeão meio-médio Kamaru, que começou sua trajetória no UFC justamente se tornando campeão do programa; já no peso-mosca, lutam pelo título Brogan Walker e Julianna Miller.
Após Forrest Griffin, Michael Bisping, Rashad Evans, Kamaru, Robert Whittaker, Brandon Moreno e outros vencedores do programa chegarem ao cinturão do Ultimate, será que algum deles se juntará à lista?
Tags