Eventos
Após uma semana sem evento, o Octógono retorna ao UFC APEX neste sábado (15) com o UFC Vegas 62. Na luta principal do evento, Alexa Grasso e Viviane Araújo se enfrentam em um combate entre duas lutadoras do Top 10 do peso-mosca. Confira os principais motivos para você ficar de olho no evento, que terá transmissão ao vivo e exclusiva do Combate a partir das 17 horas (horário de Brasília).
*ATUALIZAÇÃO (14/10/2022) - No momento em que a nota foi publicada, a luta entre Askar Askarov e Brandon Royval ainda não havia sido cancelada.
Alexa Grasso de olho no cinturão...
Alexa Grasso vive sua melhor fase no Octógono. Depois de uma passagem irregular no peso-palha, a mexicana subiu para o peso-mosca em 2020 e emplacou três vitórias, ocupando atualmente o 5° lugar no ranking da divisão.
Uma quarta vitória é de suma importância para Grasso em sua aspiração para disputar o cinturão da categoria. Além da campeã Valentina Shevchenko já ter enfrentado (e vencido) todas as outras lutadoras do Top 5 da divisão, a mexicana ainda teria a visibilidade de sair com o braço levantado em sua primeira luta principal.
Mas para isso, ela terá um grande desafio pela frente, que falaremos logo abaixo.
...e Viviane Araújo também.
Assim como Alexa Grasso, Viviane Araújo fará sua primeira luta principal no Octógono neste sábado. As aspirações da brasileira são as mesmas da mexicana, já que ela ocupa atualmente o 6° lugar no ranking do peso-mosca e vem de uma boa vitória em cima de Andrea Lee.
Um novo triunfo seria de extrema importância para 'Vivi", já que ela provavelmente entraria no Top 5 e ficaria na mesma posição de Grasso como a única lutadora na elite da divisão que não foi derrotada pela campeã Valentina Shevchenko. O que pesa contra a brasileira, no entanto, é a derrota sofrida contra Katlyn Chookagian em sua penúltima luta.
A estreia de Cub Swanson no peso-galo
Não há dúvidas de que Cub Swanson é um dos pioneiros do MMA quando o assunto são as categorias mais leves. O norte-americano é um lutador empolgante, que já enfrentou praticamente toda a elite do peso-pena, e entrou para o Hall da Fama do UFC pela luta que fez contra Doo Ho Choi em 2016.
Aos 38 anos, Swanson dará neste sábado um novo início em sua carreira já consolidada. Ele fará sua estreia no peso-galo contra Jonathan Martinez na luta co-principal do evento, em um combate que promete ser equilibrado e movimentado.
Será que Swanson repetirá o sucesso que José Aldo teve ao descer de divisão ou Martinez irá sair com a vitória no sábado?
Três brasileiros, três situações diferentes
Além de Viviane, mais três brasileiros marcarão presença no UFC Vegas 62. Raphael Assunção encara Victor Henry no peso-galo, enquanto Joanderson Brito e Lucas Alexander se enfrentam no peso-pena.
Os três brasileiros se encontram em situações bem diferentes: Raphael é um veterano de 40 anos que vem de quatro derrotas seguidas e busca a recuperação contra Henry. Joanderson foi contratado no Dana White's Contender Series no ano passado e quer a segunda vitória em três lutas no Octógono. Por fim, Lucas fará sua estreia na organização, mas entrou de última hora para substituir Melsik Baghdasaryan.
Os cenários diferentes fazem com que toda a situação se torne interessante. Como os brasileiros irão se sair?
Eliminatória no peso-mosca
O peso-mosca é um dos mais "embolados" quando falamos do Top 5 da divisão. Por isso, a luta entre Askar Askarov e Brandon Royval carrega grande importância para ambos, especialmente quando se aguarda o desenrolar da quarta luta entre Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno pelo cinturão.
Askarov conheceu sua primeira derrota profissional contra Kai Kara-France, mas antes havia vencido três seguidas. Royval, por outro lado, vem de duas vitórias seguidas neste ano - contra Rogério Bontorin e Matt Schnell.
O nome de Alexandre Pantoja aparece forte na fila pelo title-shot, mas uma vitória tanto para Askarov, quanto para Royval, é de grande valor. Além de se manter no Top 5, o vencedor não dará um passo para trás em uma das categorias mais disputadas do Ultimate na atualidade.
Tags