Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Claudia Gadelha e a estreia do peso palha

Brasileira faz a primeira luta no UFC, contra Tina Lahdemaki, nesta quarta

A potiguar Cláudia Gadelha estava escalada para participar da vigésima edição do The Ultimate Fighter, mas foi cortada depois de confirmar que poderia ter problemas para manter o peso durante toda a gravação do reality show, que acontece nos Estados Unidos. Apesar do revés antecipado, a lutadora fará a estreia da categoria peso palha (até 52 quilos) na noite desta quarta-feira, em Atlantic City, contra a finlandesa Tina Lahdemaki. “Claro que gostaria de participar do programa, mas também estou muito honrada com a oportunidade que o UFC me deu. Tenho certeza que estou preparada”, disse a atleta. 

Aos 25 anos, a lutadora está invicta com onze vitórias no cartel, duas por nocautes e seis por finalizações - as outras três são por decisão dos juízes. Mas nem sempre a fase foi boa para Claudia. Ela começou a treinar jiu-jitsu quando ainda era adolescente, sem a aprovação da mãe. “Minha família nunca lutou: então meu pai dizia para eu fazer o que gostava, mas treinava escondida da minha mãe. Tive de enfrentar essa barreira, mas depois ela percebeu que estava dando certo e passou a me apoiar”. 

Por ser oriunda da arte suave, a lutadora assume que se sente mais confortável quando luta no chão, mas explica que tem treinado bastante wrestling e a parte em pé. Fazendo boa parte da preparação no Rio de Janeiro, seus companheiros de treino são nada menos que os duríssimos José Aldo e Renan Barão, atletas da Nova União. “Já estou acostumada com o universo masculino, estou treinando duro faz muito tempo”. 

Como acontece na categoria galo feminina, em que Ronda Rousey é campeã indiscutível, Cláudia acredita que a lutadora que conquistar o cinturão das palhas tem tudo para passar um bom tempo como campeã. “Essa divisão ainda é bem dividida em relação às modalidades, algumas meninas são boas em pé, outras no chão. Acredito que é possível manter o título por um bom tempo, mas é preciso trabalhar bem o lado psicológico”. Apesar do sonho, ela garante que ainda não está pensando na disputa de cinturão. “Estou focada apenas na minha luta, para estrear com o pé direto”.