Eventos
Lutador estreia em Londres, cidade que atualmente é radicado e onde deu seus primeiros passos no MMA
O UFC Fight Night no Combate – Gustafsson x Manuwa, no dia 8 de março, em Londres, vai contar com a estreia do brasileiro Claudio “Mineiro” Henrique. O brasuca encara o inglês Brad Scott, que já conta com duas apresentações pelo Ultimate, com um revés e uma vitória, além da experiência na edição australiana do reality show The Ultimate Fighter. O novo representante tupiniquim espera chegar para fazer barulho entre os pesos médios da organização.
Novo peso médio brasileiro no Octógono, Mineiro sempre teve o sonho de brilhar no mundo das lutas. O destino o levou à Inglaterra, onde é radicado atualmente e pôde alcançar os objetivos.
Assine o Combate e assista o UFC Fight Night ao vivo
“Sempre estive envolvido com o mundo da luta, desde pequeno. Meu pai, que era militar, me colocava pra fazer caratê. Logo em seguida treinei capoeira e fui para o jiu-jitsu. Meu sonho era ser um grande lutador, como os das capas de revistas que eu lia. Quando comecei a competir no jiu-jitsu nunca mais parei, só me dava mais vontade de continuar”, conta.
Depois do início nas competições da arte suave, no Brasil, Mineiro foi para Inglaterra e neste momento passou a dar os primeiros passos no MMA.
“Só quando sai de Minas, depois de ir para Londres por intermédio de amigos, é que comecei a treinar e a competir no MMA. No início foi sem intenção nenhuma, porque eu gostava de fazer. Mas como não queria trabalhar em subemprego e não tinha visto, passei a me dedicar, pois precisava de dinheiro.”
A estreia foi em novembro de 2007, sua única derrota. A partir daí, Henrique conseguiu nove vitórias seguidas, o que despertou a atenção dos dirigentes do UFC.
“Quando comecei a competir e a ganhar, pensei que era isso o que eu queria para mim, minha meta era chegar ao UFC. Primeiramente, lutar nessa grande organização é um grande sonho que se torna realidade, é muita emoção. Minha vida toda foi dedicada ao esporte. Minhas expectativas são as melhorares: estrear com uma vitória”, diz.
Para tal, o brasileiro vai ter que bater Brad Scott (10v-2d), um adversário que conta com cinco nocautes e quatro finalizações no cartel.
“Meu oponente é um atleta aguerrido e completo em todas as áreas. Chegou na final do TUF Smaches, é um atleta duro, vai valorizar a minha estreia e minha vitória”, declara Mineiro, que fez toda a preparação na London Shootfighters e contou com o apoio de atletas com experiência no Ultimate, entre eles o peso meio-médio John Hathaway, que vinha de três triunfos até o UFC Fight Night Macau.
“Tenho grandes treinadores e contamos com grandes atletas. A preparação não poderia ser melhor. Treino com o John Hathaway, ele é bem experiente no UFC e sempre passa uma energia muito bacana, além de me dar muitos toques sobre como é lutar diante de 20 mil pessoas.”
Apesar de hoje viver e treinar na Inglaterra, Mineiro espera representar bem o Brasil no Octógono, causar boa impressão para a torcida de seu país. É isso o que ele promete.
“Para o público que ainda não me conhece, pode esperar um lutador com muita garra, dedicado, com vontade de vencer. Vou dar o meu melhor, podem ter certeza”, encerra.
Conheça o Combate+ e assista as lutas de qualquer lugar
Confira as ofertas especiais da Netshoes