Eventos
A NFL (National Football League), maior liga de futebol americano do mundo, fará sua estreia em solo brasileiro na próxima sexta-feira (6), quando o Philadephia Eagles e o Green Bay Packers se enfrentam na Neo Quimica Arena, em São Paulo, em jogo válido pela primeira rodada da temporada regular.
Quando juntamos o futebol americano com o MMA, é possível encontrar atletas que chegaram a ser jogadores de profissionais com a bola oval, mas que mudaram de carreira e se tornaram lutadores - inclusive competindo no Octógono. Abaixo, separamos seis exemplos de ex-jogadores de futebol americano que se destacaram no UFC.
Brock Lesnar
Minessota Vikings - Defensive End
Antes de tornar-se campeão peso-pesado do UFC em 2008, Brock Lesnar teve uma rápida passagem na NFL em 2004. O lutador migrou do wrestling profissional para o futebol americano e defendeu as cores do Minessota Vikings, atuando na linha defensiva. Lesnar, no entanto, não teve o mesmo sucesso na NFL que teve no Octógono e acabou cortado da equipe após o fim da pré-temporada.
Austen Lane
Jacksonville Jaguars, Kansas City Chiefs, Detroit Lions, Chicago Bears - Defensive End
Austen Lane foi um jogador da linha defensiva da NFL muito antes de entrar no Octógono. O peso-pesado passou cinco temporadas na liga, jogando por equipes como Jacksonville Jaguars, Kansas City Chiefs, Detroit Lions e Chicago Bears, de 2010 a 2014. Durante sua passagem pela NFL, ele registrou 66 tackles, três sacks e um fumble forçado.
Zac Pauga
Houston Texans - Fullback
Zac Pauga teve uma trajetória esportiva diversificada antes de entrar no UFC. Ele jogou como futebol americamo na Colorado State University antes de assinar com o Houston Texans da NFL, em 2011. Após ser dispensado, Pauga migrou para o rugby profissional antes de seguir carreira nas artes marciais mistas. No Octógono, ele foi finalista derrotado do The Ultimate Fighter 30 e acumulou um cartel de uma vitória e três resultados negativos.
Greg Hardy
Carolina Panthers, Dallas Cowboys - Defensive End
Talvez o caso de maior sucesso de um lutador do UFC que jogou na NFL, Greg Hardy foi escolhido na sexta rodada do Draft da NFL de 2009 pelo Carolina Panthers. O peso-pesado teve um impacto significativo na liga, acumulando mais de 200 tackles, 40 sacks e três turnovers forçados em seis temporadas. Em 2018, Hardy garantiu um contrato com o UFC através da série Dana White's Contender Series e na organização acumulou quatro vitórias em 10 lutas.
Matt Mitrione
New York Giants, San Francisco 49ers, Minnesota Vikings - Defensive Tackle
Antes de ingressar no UFC em 2009, Matt Mitrione se destacou no futebol americano. Após não ser draftado no Draft da NFL de 2002, Mitrione assinou com o New York Giants e, posteriormente, jogou pelo San Francisco 49ers e Minnesota Vikings. No UFC, Mitrione alcançou um cartel de 9-5 em 14 lutas entre 2009 e 2016 e participou da 10ª temporada do The Ultimate Fighter.
Brendan Schaub
Buffalo Bills - Fullback
Brendan Schaub teve uma breve carreira na NFL, passando pela equipe de treinamento do Buffalo Bills antes de mudar para o MMA. No UFC, o peso-pesado participou da 10ª temporada do The Ultimate Fighter, onde chegou à final e foi derrotado por Roy Nelson. Ele seguiu competindo no UFC, com vitórias notáveis sobre Mirko Cro Cop e Gabriel Gonzaga, antes de se aposentar em 2014.