Pular para o conteúdo principal
Jiri Prochazka of Czech Republic celebrates after his submission victory over Glover Teixeira of Brazil in the UFC light heavyweight championship fight during the UFC 275 event at Singapore Indoor Stadium on June 12, 2022 in Singapore. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Especiais

A confusa história recente do cinturão do peso meio-pesado

Posto de campeão da categoria foi ocupado por quatro lutadores diferentes no período

O cinturão do peso meio-pesado estará em jogo em 11 de novembro, quando Jiri Prochazka e Alex “Poatan” Pereira se enfrentam pelo título vago da categoria na luta principal do UFC 295. Desde outubro de 2021, o posto de campeão da divisão foi ocupado por quatro lutadores diferentes, e um quinto atleta pode entrar nesta lista caso o brasileiro saia vencedor no próximo sábado.

A sequência de mudanças começou em outubro de 2021 quando Jan Blachowicz, então campeão, enfrentou Glover Teixeira no UFC 267, em Abu Dhabi. O duelo terminou com uma finalização a favor do brasileiro, tirando o cinturão do polonês. Porém, o reinado de Glover foi efêmero. Em 12 de junho de 2022, ele perdeu o título para Jiri Prochazka na luta principal do UFC 275. O brasileiro estava dominando o combate em Singapura até ser finalizado no último round, em um dos confrontos mais memoráveis do ano passado.

Jiri Prochazka comemora a conquista do cinturão no UFC 275. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Jiri Prochazka comemora a conquista do cinturão no UFC 275. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Jiri Prochazka comemora a conquista do cinturão no UFC 275. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Jiri, entretanto, não teve a chance de defender seu posto e foi obrigado a deixar o cinturão vago em 23 de novembro de 2022, devido a uma séria lesão no ombro, o que abriu caminho para uma nova disputa pelo título. Essa oportunidade surgiu no UFC 282, quando Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev protagonizaram um embate pelo posto de campeão em 10 de dezembro de 2022. Contudo, o combate terminou de maneira surpreendente em um empate, deixando a categoria mais uma vez sem um campeão definido.

A busca pelo campeão finalmente encontrou um desfecho em 21 de janeiro de 2023, no UFC 293, realizado no Rio de Janeiro. Glover Teixeira e Jamahal Hill se enfrentaram pelo cinturão da categoria, e foi o norte-americano quem saiu vitorioso, tornando-se o contratado do Dana White's Contender Series a se tornar campeão no UFC. Para o brasileiro, a derrota marcou sua aposentadoria do esporte.

Jamahal Hill posa com o cinturão após a vitória no UFC 283. (Foto por Buda Mendes/Zuffa LLC)

Jamahal Hill posa com o cinturão após a vitória no UFC 283. (Foto por Buda Mendes/Zuffa LLC)


 A trajetória do cinturão, no entanto, não parou por aí. Jamahal Hill sofreu uma lesão no tendão de Aquiles em 14 de julho de 2023, o que o levou a renunciar ao título.

Com o o posto de campeão novamente vago, a expectativa está alta para o UFC 295. O desfecho do confronto entre Prochazka e Poatan definirá um novo reinado na história do peso meio-pesado do UFC. Basta saber se no futuro ele será, ou não, duradouro.

UFC 295: Procházka x Pereira foi um evento realizado em 11 de novembro de 2023. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all