Pular para o conteúdo principal
Bia Mesquita enfrenta Irina Alekseeva no UFC Rio, dia 11 de outubro. (Divulgação)
Atletas

Conheça Bia Mesquita: multicampeã de jiu-jítsu que estreia no UFC Rio

Referência na arte suave, brasileira invicta no MMA enfrenta Irina Alekseeva no card preliminar do evento, neste sábado (11)

Um dos maiores nomes na história do jiu-jítsu, Bia Mesquita viverá um novo capítulo em sua carreira neste sábado (11). A multicampeã estreia diante da russa Irina Alekseeva, no card preliminar do UFC Rio, e levará ao Octógono toda a bagagem de uma trajetória marcada por títulos na arte suave.

Invicta no MMA com cinco vitórias, Bia chega ao maior palco do mundo com a missão de mostrar que seu legado na arte suave pode se transformar também em sucesso dentro do Octógono. Considerada por muitos como uma das melhores atletas da história do jiu-jítsu, ela conquistou dez títulos mundiais da IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro), além de títulos Pan-Americanos e conquistas no ADCC – o torneio mais prestigiado de grappling do planeta.

Em 2023, ela decidiu embarcar em um novo desafio: o MMA. A transição, antes vista com cautela, se transformou em uma nova vitrine para seu talento. Em cinco lutas profissionais, a peso-galo brasileira venceu todas – três delas por finalização e uma por nocaute técnico –, mostrando versatilidade e adaptação rápida às exigências do esporte. A estreia no UFC, diante do público brasileiro, é o passo mais importante dessa nova fase.

“(Lutar no UFC) é algo novo e foi isso que realmente me atraiu quando mudei de carreira: o desafio do novo. Não sei o que vai acontecer nem como vai ser”, disse em entrevista ao UFC.com. “O desconhecido me deixa mais animada. Ao mesmo tempo, acho que a experiência que tenho como lutadora de alto nível, é o que me faz sentir 'Meu Deus, todo mundo está olhando para mim!'. Já tenho essa experiência, então não fico super nervosa porque já sei como lidar com isso e até gosto. Aprecio momentos como esse”.

Conheça todos os lutadores brasileiros do UFC Rio

Bia Mesquita enfrenta Irina Alekseeva no UFC Rio, dia 11 de outubro. (Divulgação)

Bia Mesquita enfrenta Irina Alekseeva no UFC Rio, dia 11 de outubro. (Divulgação)


A estreia no UFC Rio carrega um simbolismo especial. Será o primeiro evento da organização no Brasil liderado por Charles "do Bronxs" Oliveira desde 2020, e a presença da torcida brasileira em sua cidade natal promete tornar a noite ainda mais marcante para a atleta.

“Assinar com o UFC já foi uma emoção enorme. Era algo que eu esperava desde que mudei de carreira, do jiu-jítsu para o MMA, porque todo mundo sonha em ser um lutador do UFC, e comigo não foi diferente. Só o momento da assinatura já foi aquele ‘Meu Deus, eu consegui!’, mas quando eu vi que minha primeira luta seria no Rio, minha cidade natal, perto da minha família, dos meus amigos, da minha energia, eu pensei: ‘O quê?! Não acredito!’. É simplesmente incrível; não poderia ser melhor do que isso”.

Com o currículo recheado de títulos e a mentalidade voltada para o futuro, Bia vive um momento de transição e expectativa. Se dentro do tatame ela já é sinônimo de domínio, dentro do Octógono o desafio agora é provar que a lenda da arte suave também pode se tornar um nome de destaque na maior organização de MMA do mundo.

Mais UFC Rio: Charles Oliveira comenta sobre a emoção de lutar no Brasil

“As coisas estão acontecendo de forma tão perfeita que eu apenas sou grata por tudo isso. Quero vencer com uma chave de braço. Tenho treinado muito essa finalização, mas em todas as minhas lutas tem sido impossível aplicá-la, porque todas acabam virando de costas, então o mata-leão sempre aparece...mas estou realmente em busca da chave de braço, porque é a minha finalização favorita, a melhor que eu tenho, e quero mostrá-la ao público do MMA. Ela vai sair um dia, e talvez seja nessa luta”.

O UFC Rio: Oliveira x Gamrot foi um evento realizado em 11 de outubro de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all