Eventos
O brasileiro Carlos Prates terá seu maior desafio no Octógono dia 9 de novembro, quando enfrenta o norte-americano Neil Magny na luta principal do UFC Vegas 100. Aos 31 anos, o paulista vem construindo uma carreira sólida na organização, destacando-se pelos nocautes avassaladores e seu estilo de luta.
Natural de Taubaté e oriundo do muay thai, o meio-médio começou a treinar aos 15 anos para autodefesa e competiu em diversos torneios de striking no Brasil e na Tailândia, até que resolveu migrar para o MMA em 2012.
Seu começo nas artes marciais mistas foi de altos e baixos, mas após 21 lutas profissionais e uma sequência de seis vitórias, ele recebeu uma chance de buscar um contrato com o UFC ao participar da sétima temporada do Dana White’s Contender Series – e não decepcionou. Prates chamou a atenção após vencer Mitch Ramirez por nocaute técnico no 2° round, recebendo elogios do presidente do UFC, Dana White, que o comparou ao lendário Anderson Silva.
Carlos Prates: simplicidade e confiança rumo ao estrelato no UFC
No UFC, Prates vem ganhando reputação ao vencer seus rivais de forma dominante. Em sua estreia contra Trevin Giles, em fevereiro deste ano, ele garantiu um nocaute no 2° round com uma combinação precisa de golpes. Na luta seguinte, contra Charles Radtke, ele dominou a curta distância usando chutes nas pernas e joelhadas, conseguindo assim o segundo nocaute consecutivo.
Sua vitória mais marcante, porém, veio contra o veterano Li Jingliang no UFC 305, em agosto. Prates demonstrou um poder de golpes avassalador edesmantelou a defesa do chinês, que até então nunca havia sido nocauteado. O triunfo lhe rendeu seu terceiro bônus de “Performance da Noite” e o firmou como um dos novos destaques da divisão.
Agora, com menos de um ano e em sua quarta apresentação pelo Ultimate, o paulista será pela primeira vez o protagonista de um evento e fará uma luta que poderá colocá-lo entre os melhores do peso meio-médio. Caso vença Neil Magny, um dos mais atletas experientes do UFC, ele pode abrir as portas para entrar no ranking e até mesmo a chance de desafiar adversários no Top 10.
Como é o estilo de Carlos Prates?
Com mais de 100 lutas de muay thai e kickboxing no currículo, ele mantém um jogo baseado no controle da distância, usando seu alcance avantajado e postura de canhoto para dominar os adversários. Além disso, Prates possui muita precisão em seus golpes, sendo um verdadeiro sniper dentro do Octógono.
Esse estilo, que inclui um jab rápido e potente, além de joelhadas incisivas, lembra o de Alex “Poatan” Pereira, atual campeão do peso meio-pesado. Ao enfrentar Li Jingliang, ele mostrou habilidade em administrar o ritmo, evitando se precipitar e desgastando o oponente antes de vencer por nocaute técnico.
Além de seu jogo de pé, Prates possui um background em jiu-jitsu, sendo faixa-preta, e tem habilidade para enfrentar grapplers da divisão. Embora suas últimas vitórias tenham sido decididas na trocação, ele já demonstrou ter competência no solo e finalizou três rivais no MMA.
Fluente em inglês, Prates também conduz bem suas entrevistas após a luta e mostra um estilo despojado em suas redes sociais, interagindo com os fãs. Essas habilidades podem fortalecer ainda mais seu potencial de estrela do esporte - caso continue vencendo e conquistando espaço na organização.
O UFC Vegas 100: Magny x Prates foi um evento realizado em 9 de novembro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.