
Eventos
O Brasil terá cinco lutadores no UFC 302, evento que será liderado pelo duelo valendo o cinturão peso-leve entre o campeão Islam Makhachev e o desafiante Dustin Poirier no próximo sábado (1°), com transmissão ao vivo do UFC Fight Pass a partir das 19h15 (horário de Brasília). Confira abaixo a ficha técnica dos representantes do país.
Paulo Borrachinha comemora no Octógono após a vitória sobre Luke Rockhold no UFC 278. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Nome: Paulo Costa
Apelido: Borrachinha
Cartel: 14-3
Idade: 33 anos
Natural de: Belo Horizonte, MG
Altura: 1,85 m
Categoria: peso-médio (até 83,9 Kg)
Ranking: 7º colocado
Próximo adversário: Sean Strickland (Estados Unidos)
O que você precisa saber: O brasileiro Paulo Borrachinha retorna ao Octógono neste sábado contra o ex-campeão Sean Strickland na luta co-principal do UFC 302. O mineiro vem de derrota para o australiano Robert Whittaker no UFC 298, realizado em fevereiro, e é atualmente o atleta mais bem ranqueado do país no peso-médio. Aos 33 anos, Borrachinha tem nove lutas na organização, vencendo seis delas, e tem como especialidade a luta em pé, com 11 nocautes na carreira.
Elizeu "Capoeira" comemora ao fim da luta contra Rinat Fakhretdinov no UFC São Paulo. (Foto por Pedro Vilela/Zuffa LLC)
Nome: Elizeu Zaleski dos Santos
Apelido: Capoeira
Cartel: 24-7-1
Idade: 37 anos
Natural de: Francisco Beltrão, PR
Altura: 1,80 m
Categoria: peso meio-pesado (até 77,1 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Randy Brown (Jamaica)
O que você precisa saber: Um dos lutadores mais experientes do peso meio-médio da atualidade, Elizeu “Capoeira” fará sua 15ª luta na organização no UFC 302. O meio-médio é conhecido pela trocação afiada e pelos golpes plásticos, que podem surpreender os adversários, como foram os nocautes contra Luigi Vendramini e Sean Strickland, por exemplo. Ele venceu três de suas últimas cinco lutas e sonha em voltar ao Top 15 do ranking da categoria caso supere o jamaicano Randy Brown neste sábado.
Cesar Almeida comemora a vitória no UFC Vegas 90. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Nome: Cesar Almeida
Apelido: Cesinha
Cartel: 5-0
Idade: 36 anos
Natural de: São Paulo, SP
Altura: 1,85 m
Categoria: peso-médio (até 83,9 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Roman Kopylov (Rússia)
O que você precisa saber: Cesar Almeida chega ao UFC 302 em busca da sua segunda vitória no UFC. Aos 36 anos, o paulista tem uma carreira curta no MMA, com apenas cinco lutas, mas é um experiente lutador de kickboxing e enfrentou três vezes na modalidade o atual campeão meio-pesado Alex Poatan, vencendo uma delas. Ele foi contratado na última temporada do Dana White’s Contender Series após vencer Lucas Fernando por decisão unânime e agora mede forças com o russo Roman Kopylov em um confronto que promete transcorrer boa parte em pé, visto que ambos são strikers renomados.
Jailton "Malhadinho" Almeida comemora após a vitória sobre Jairzinho Rozenstruik na luta principal do UFC Charlotte, em maio de 2023. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Nome: Jailton Almeida
Apelido: Malhadinho
Cartel: 20-3
Idade: 32 anos
Natural de: Salvador, BA
Altura: 1,90 m
Categoria: peso-pesado (até 120,2 Kg)
Ranking: 7º colocado
Próximo adversário: Alexandr Romanov (Moldávia)
O que você precisa saber: Após sofrer seu primeiro revés na organização, quando foi nocauteado por Curtis Blaydes no UFC 299, o brasileiro Jailton Almeida chega em busca de retornar ao caminho das vitórias contra Alexandr Romanov neste final de semana. O brasileiro foi contratado no Dana White's Contender Series, em 2021, e acumulou seis vitórias na organização neste período. Dono de um jogo de chão poderoso, Malhadinho tem uma média de 6,68 quedas a cada 15 minutos – a maior média entre os pesos-pesados da organização na atualidade.
André Lima comemora a vitoria no UFC Vegas 89. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Nome: André Lima
Apelido: Mascote
Cartel: 8-0
Idade: 25 anos
Natural de: Feira de Santana, BA
Altura: 1,70 m
Categoria: peso-mosca (até 56,7 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Mitch Raposo (Estados Unidos)
O que você precisa saber: Com dois anos como profissional de MMA, André Lima fará neste sábado sua segunda luta no Octógono e terá pela frente Mitch Raposo no card preliminar do UFC 302. O peso-mosca conquistou sua primeira vitória na organização de uma maneira peculiar, já que ele foi mordido por seu adversário - que foi desclassificado após o ocorrido. Contratado na última temporada do Dana White's Contender Series e oriundo do kickboxing, o lutador de 25 anos tem cinco vitórias por nocaute em seu cartel, sendo quatro delas no 1º round.
O UFC 302: Makhachev x Poirier foi um evento realizado em 1º de junho de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.