Pular para o conteúdo principal
Atletas

Conheça os lutadores brasileiros do UFC 302

Saiba mais sobre os representantes do país no card deste sábado (1°), nos Estados Unidos

O Brasil terá cinco lutadores no UFC 302, evento que será liderado pelo duelo valendo o cinturão peso-leve entre o campeão Islam Makhachev e o desafiante Dustin Poirier no próximo sábado (1°), com transmissão ao vivo do UFC Fight Pass a partir das 19h15 (horário de Brasília). Confira abaixo a ficha técnica dos representantes do país.   

Paulo Borrachinha comemora no Octógono após a vitória sobre Luke Rockhold no UFC 278.

Paulo Borrachinha comemora no Octógono após a vitória sobre Luke Rockhold no UFC 278. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Nome: Paulo Costa 
Apelido: Borrachinha 
Cartel: 14-3 
Idade: 33 anos   
Natural de: Belo Horizonte, MG 
Altura: 1,85 m   
Categoria: peso-médio (até 83,9 Kg)   
Ranking: 7º colocado 
Próximo adversário: Sean Strickland (Estados Unidos)  

O que você precisa saber: O brasileiro Paulo Borrachinha retorna ao Octógono neste sábado contra o ex-campeão Sean Strickland na luta co-principal do UFC 302. O mineiro vem de derrota para o australiano Robert Whittaker no UFC 298, realizado em fevereiro, e é atualmente o atleta mais bem ranqueado do país no peso-médio. Aos 33 anos, Borrachinha tem nove lutas na organização, vencendo seis delas, e tem como especialidade a luta em pé, com 11 nocautes na carreira. 

 

Elizeu “Capoeira”

Elizeu "Capoeira" comemora ao fim da luta contra Rinat Fakhretdinov no UFC São Paulo. (Foto por Pedro Vilela/Zuffa LLC)

Elizeu "Capoeira" comemora ao fim da luta contra Rinat Fakhretdinov no UFC São Paulo. (Foto por Pedro Vilela/Zuffa LLC)


Nome: Elizeu Zaleski dos Santos 
Apelido: Capoeira 
Cartel: 24-7-1 
Idade: 37 anos
Natural de: Francisco Beltrão, PR 
Altura: 1,80 m     
Categoria: peso meio-pesado (até 77,1 Kg)     
Ranking:
Próximo adversário: Randy Brown (Jamaica)   

O que você precisa saber: Um dos lutadores mais experientes do peso meio-médio da atualidade, Elizeu “Capoeira” fará sua 15ª luta na organização no UFC 302. O meio-médio é conhecido pela trocação afiada e pelos golpes plásticos, que podem surpreender os adversários, como foram os nocautes contra Luigi Vendramini e Sean Strickland, por exemplo. Ele venceu três de suas últimas cinco lutas e sonha em voltar ao Top 15 do ranking da categoria caso supere o jamaicano Randy Brown neste sábado. 

 

Cesar Almeida

Cesar Almeida comemora a vitória no UFC Vegas 90. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Cesar Almeida comemora a vitória no UFC Vegas 90. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Nome: Cesar Almeida  
Apelido: Cesinha 
Cartel: 5-0  
Idade: 36 anos       
Natural de: São Paulo, SP  
Altura: 1,85 m   
Categoria: peso-médio (até 83,9 Kg)  
Ranking: -  
Próximo adversário: Roman Kopylov (Rússia)    

O que você precisa saber: Cesar Almeida chega ao UFC 302 em busca da sua segunda vitória no UFC. Aos 36 anos, o paulista tem uma carreira curta no MMA, com apenas cinco lutas, mas é um experiente lutador de kickboxing e enfrentou três vezes na modalidade o atual campeão meio-pesado Alex Poatan, vencendo uma delas. Ele foi contratado na última temporada do Dana White’s Contender Series após vencer Lucas Fernando por decisão unânime e agora mede forças com o russo Roman Kopylov em um confronto que promete transcorrer boa parte em pé, visto que ambos são strikers renomados. 

 

Jailton "Malhadinho"

 Jailton Almeida of Brazil celebrates his submission victory over Jairzinho Rozenstruik of Suriname in their heavyweight fight during the UFC Fight Night event at Spectrum Center on May 13, 2023 in Charlotte, North Carolina. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Jailton "Malhadinho" Almeida comemora após a vitória sobre Jairzinho Rozenstruik na luta principal do UFC Charlotte, em maio de 2023. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Nome: Jailton Almeida  
Apelido: Malhadinho 
Cartel: 20-3 
Idade: 32 anos     
Natural de: Salvador, BA  
Altura: 1,90 m
Categoria: peso-pesado (até 120,2 Kg)
Ranking: 7º colocado
Próximo adversário: Alexandr Romanov (Moldávia)   

O que você precisa saber: Após sofrer seu primeiro revés na organização, quando foi nocauteado por Curtis Blaydes no UFC 299, o brasileiro Jailton Almeida chega em busca de retornar ao caminho das vitórias contra Alexandr Romanov neste final de semana. O brasileiro foi contratado no Dana White's Contender Series, em 2021, e acumulou seis vitórias na organização neste período. Dono de um jogo de chão poderoso, Malhadinho tem uma média de 6,68 quedas a cada 15 minutos – a maior média entre os pesos-pesados da organização na atualidade. 

 

André Lima

André Lima comemora a vitoria no UFC Vegas 89. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

André Lima comemora a vitoria no UFC Vegas 89. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Nome: André Lima 
Apelido: Mascote 
Cartel: 8-0 
Idade: 25 anos 
Natural de: Feira de Santana, BA 
Altura: 1,70 m     
Categoria: peso-mosca (até 56,7 Kg) 
Ranking:
Próximo adversário: Mitch Raposo (Estados Unidos) 

O que você precisa saber: Com dois anos como profissional de MMA, André Lima fará neste sábado sua segunda luta no Octógono e terá pela frente Mitch Raposo no card preliminar do UFC 302. O peso-mosca conquistou sua primeira vitória na organização de uma maneira peculiar, já que ele foi mordido por seu adversário - que foi desclassificado após o ocorrido. Contratado na última temporada do Dana White's Contender Series e oriundo do kickboxing, o lutador de 25 anos tem cinco vitórias por nocaute em seu cartel, sendo quatro delas no 1º round. 

O UFC 302: Makhachev x Poirier foi um evento realizado em 1º de junho de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all