Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Conheça Robert Whittaker, o campeão interino peso-médio do UFC

Atleta tem apenas 26 anos e já está no topo de sua divisão

Robert Whittaker chegou de mansinho. O peso-médio nunca foi um dos atletas mais badalados do UFC, mas agora tem motivos para receber toda a atenção dos fãs. Afinal, aos 26 anos, ele bateu uma das maiores pedreiras da categoria e se tornou o campeão interino na divisão até 84kg.

Mas quem é Whittaker?

Nascido em Auckland, na Nova Zelândia, em dezembro de 1990, Robert Whittaker iniciou sua carreira no MMA aos 18 anos, vencendo Chris Tallowin por nocaute técnico no primeiro round no XFC 14, em Perth, na Austrália. A partir de então conquistou mais oito vitórias em 10 lutas até ser selecionado para fazer parte do elenco do The Ultimate Fighter: The Smashes.

E no programa, Whittaker dava sinais de seu potencial para chegar ao topo. Em sua primeira luta na casa, o atleta nocauteou Luke Newman em 19 segundos, e a vitória foi posteriormente eleita o Nocaute da Temporada.

Mais um nocaute, dessa vez sobre Xavier Lucas, e Whittaker estava na final do show. Em 15 de dezembro de 2012, ele venceu Brad Scott e se tornou o campeão do TUF na categoria dos meio-médios.

Oficialmente um atleta do UFC, o jovem não teve tanto sucesso em seu começo, vencendo duas e perdendo duas - para Court McGee e Stephen Thompson - no octógono. Foi nessa época que Whittaker percebeu que o corte de peso estava prejudicando sua performance, e depois da vitória sobre Mike Rhodes, decidiu subir aos médios.

Na estreia nos 84kg, venceu Clint Hester por nocaute técnico no segundo round - e não parou de vencer desde então. Depois de enfileirar Brad Tavares, Uriah Hall, Rafael Natal e Derek Brunson, Whittaker se viu diante de Ronaldo Jacaré, um dos mais perigosos grapplers do MMA e presença constante no topo da divisão.

O teste era grande, e Robert passou com maestria. Com um chute alto seguido de socos no segundo round, ele nocauteou Jacaré, e garantiu a chance de enfrentar Yoel Romero pelo título interino da categoria. O resultado nós vimos no sábado.

Será que Whittaker chegará a ser campeão linear e defenderá o título? É esperar para ver.

Leia também: Whittaker é mais um campeão do TUF a conquistar o ouro no UFC | Fatos para a história | Qual foi a melhor luta do evento? | Personalidades comentam luta principal 

Confira alguns números do lutador no UFC: 

- Com sete vitórias seguidas na categoria, Whittaker tem a maior sequência de triunfos nos médios

- Com oito vitórias seguidas no total, o campeão tem a sexta maior sequência da organização, atrás de Jon Jones (13), Demetrious Johnson (12), Max Holloway (11) e Tony Ferguson (9).

- Whittaker ganhou um prêmio de Melhor da Noite em seis de suas últimas oito lutas no UFC 

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC