Pular para o conteúdo principal
Atletas

Da infância humilde ao reconhecimento: Charles do Bronx e MC Bola viram clipe

Amigos, o lutador e o funkeiro pretendem, com a canção “Venci”, mostrar que a origem humilde não é impedimento para se conquistar o que se quer

“Há muito tempo eu venho lutando

Várias metas eu venho batendo (…)

Na medida em que vou prosperando

Aliados vou fortalecendo (…)

Forte e inabalável fé

Mesmo em meio ao mar revolto

Não tenho tudo o que quero

Mas possuo o que preciso (…)

Na cautela, degrau por degrau vou subir

Forjado pelo pai eis-me aqui campeão

Da favela mais um pra dizer

Venci, venci

Na cautela degrau por degrau vou subir

Forjado pelo pai eis me aqui campeão

Da favela mais um para dizer... venci"

“Venci”, de MC Bola, cujo clipe está sendo lançado hoje, é baseada em fatos reais. Em fatos não só da vida de Bola, mas também de seu amigo Charles do Bronx – que, aliás, estrela a produção ao lado do músico. “Esse clipe conta um pouco da nossa trajetória: eu na música e ele na luta”, diz o funkeiro.

MC Bola é o nome pelo qual o cantor de funk Wallace Santos Ramos ficou famoso, especialmente depois do estouro da música “Ela é Top”, em 2013. A amizade com Charles começou por proximidade, tanto física quanto de história de vida.

“Eu e o Charles moramos na mesma cidade, o Guarujá (litoral de São Paulo). Sempre fui fã dele e ele também admirava o meu trabalho”, conta o músico. “Temos muitos amigos em comum e esses amigos, por entenderem que eu e Charles somos muito parecidos, resolveram juntar os dois meninos humildes e guerreiros”, diz ele, rindo, sobre como nasceu o relacionamento.

A canção “Venci” conta uma história com a qual devem se identificar pessoas com origem pobre que se consideram vencedoras na vida – sabendo fazer as escolhas certas. “A ideia de canção é mostrar para os jovens de periferia que dá, sim, pra vencer sem fazer nada de errado”, diz o músico. “Que somos, sim, sofredores, mas não somos coitadinhos. E que se ‘lutarmos’ a vitória vem.”

“Queremos mostrar que nada vem fácil. Que sem lutas não existem vitórias. Mas que se você perseverar e, acima de tudo, confiar em Deus, a vitória vem, e ela tem sabor de mel.”

Foi a amizade que nutre pelo atleta que fez Bola chamá-lo para participar do clipe. “Sabemos que podemos de alguma forma agregar na vida dos jovens de comunidade, pois somos referência pra grande maioria deles. Então resolvemos usar isso pra de alguma forma ajudar essa molecada.”

O clipe de “Venci” foi produzido pela Legenda Filmes, que é parte da GR6 Explode, que, além de ser hoje o canal de YouTube com mais hits de funk entre os mais vistos, é também a empresa que gerencia a carreira de Bola.

“O Charles está o tempo todo comigo no clipe”, conta ele. “A galera que dirigiu esse trabalho uniu as nossas histórias de uma forma linda.” As cenas dos dois foram todas gravadas na Chute Boxe em São Paulo. “Queria aproveitar e deixar um forte abraço pra toda galera de lá”, diz o funkeiro.

O clipe está disponível a partir de 6 de fevereiro no Legenda Funk, que faz parte dos canais da GR6 e tem 12 milhões de inscritos.