Dana White enaltece Islam Makhachev após UFC 311: “Melhor peso-leve da história”
Campeão peso-leve finalizou Renato Moicano no 1° round do card do último sábado (18) e se tornou o recordista de defesas da categoria
O campeão peso-leve Islam Makhachev fez história na luta principal do UFC 311, realizado na noite do último sábado (18), ao finalizar o brasileiro Renato Moicano e defender o cinturão pela quarta vez, recorde absoluto da categoria.
Em coletiva de imprensa após o evento realizado em Inglewood, Califórnia, o CEO do Ultimate Dana White rasgou elogios ao atleta russo por ter aceitado a mudança de adversário de última hora.
Dana White durante a Coletiva de Imprensa do UFC 311. (Foto por Cooper Neill/Zuffa LLC)
Makhachev conquistou o cinturão dos leves em outubro de 2022 ao finalizar o brasileiro Charles “do Bronxs” Oliveira no 2° round da luta principal do UFC 280. No ano seguinte, o russo defendeu o seu título duas vezes, ambas diante do australiano Alexander Volkanovski, com um triunfo por decisão unânime e outro por nocaute.
“Incrível. Os dois caras foram, mas (o Makhachev) se apresentou e aceitou essa luta em cima da hora pelo cinturão”, disse. “Islam virou e disse para mim na sexta à noite: ‘Irmão, eu sou o campeão. Vou para cama dormir. Não me importo com quem eu vou lutar amanhã. Eu vou acordar e lutar com qualquer um. Fez o que qualquer um nessa posição deveria fazer”.
A terceira defesa de título de Makhachev veio diante de Dustin Poirier no UFC 302, realizado em junho de 2024, com uma finalização sobre o norte-americano na reta final do 5° round. No UFC 311, realizado no último sábado (18), Islam enfrentaria Arman Tsarukyan, porém, o armênio sentiu uma lesão nas costas na semana do evento e precisou sair da luta, sendo substituído pelo brasileiro Renato Moicano.
Islam Makhachev recebe o cinturão peso-leve após a vitória no UFC 311. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
“Não (será o próximo a disputar o cinturão). Ele (Tsarukyan) vai voltar para a fila. Eu não quero que ninguém se machuque. Nunca. Mas nós já estivemos nessa situação antes. Às vezes, você perde oportunidades e aconteceu com ele. Vamos aguardar o desenrolar dessa história”, enfatizou Dana.
Makhachev não se abalou com a mudança e aceitou enfrentar Moicano. No Octógono, o campeão mostrou os motivos do seu reinado dominante, finalizou o brasileiro ainda no 1° round e se tornou o atleta com mais defesas de cinturão da história da categoria (4), superando BJ Penn, Benson Henderson e o seu amigo Khabib Nurmagomedov.
“Islam estava disposto a lutar contra qualquer um, se tornou um campeão ativo e teve uma performance impressionante nesta noite. Ele se apresentou do jeito que um cara deveria quando aceita uma luta de última hora sendo o campeão”, afirmou. “Sim, 100%. Não há dúvidas sobre isso. Ele já é o melhor lutador peso por peso e agora, definitivamente, ele é o maior peso-leve da história”.