Pular para o conteúdo principal
Daniel Cormier celebrates being a double UFC champion.
Atletas

Daniel Cormier é nomeado ao Hall da Fama do UFC | Classe de 2022

O UFC dá as boas-vindas ao ex-campeão duplo Daniel Cormier ao Hall da Fama do UFC

O UFC anunciou hoje que o ex-campeão dos meio-pesados e dos pesos-pesados Daniel Cormier será incluído na 'Ala Moderna' do Hall da Fama do UFC como membro da classe de 2022. A cerimônia de indução ao Hall da Fama de 2022, apresentada por Toyo Tires®, será realizada no dia 30 de junho na T-Mobile Arena em Las Vegas.

"Daniel Cormier é um dos melhores competidores de todos os tempos", disse o presidente do UFC Dana White. "DC encarou os melhores atletas do mundo no wrestling e no MMA. Ele também é profissional ao mais alto nível. Como atleta em atividade, sempre teve tempo para a imprensa, o que o levou a se tornar um dos melhores comentaristas em todos os esportes. DC é um dos maiores embaixadores que o UFC já teve, e será uma honra incluí-lo no Hall da Fama do UFC".

Cormier entrará no Hall da Fama do UFC como membro da Ala Moderna, se juntando, nesta distinta categoria, a Forrest Griffin (2013), BJ Penn (2015), Urijah Faber (2017), Ronda Rousey (2018), Michael Bisping (2019), Rashad Evans. (2019), Georges St-Pierre (2020) e Khabib Nurmagomedov (2022). A "Era Moderna" inclui atletas que se profissionalizaram após 17 de novembro de 2000 (quando foi realizado o primeiro evento do UFC sob as regras unificadas do MMA), têm pelo menos 35 anos de idade ou estão aposentados há pelo menos um ano.

Arte de anúncio da inclusão de Daniel Cormier no Hall da Fama do UFC

Um veterano com 26 lutas em 11 anos de carreira no MMA profissional, Cormier compilou um cartel de 22-3, 1 SR (18-3, 1 SR no UFC/Strikeforce), conquistando vitórias sobre os ex-campeões dos pesos-pesados do UFC Stipe Miocic, Frank Mir e Josh Barnett, assim como o ex-campeão peso-médio Anderson Silva, o campeão do torneio dos pesos-médios do UFC 17 e ex-campeão meio-pesado do Strikeforce Dan Henderson, e o ex-campeão super peso-pesado do Cage Warriors, Antônio "Pezão". Ele ainda conquistou vitórias notáveis sobre Alexander Gustafsson, Anthony Johnson e Derrick Lewis.

Cormier fez sua estreia profissional no MMA em 25 de setembro de 2009, vencendo Gary Frazier via nocaute técnico no 2º round. Cormier então venceria seus próximos 10 oponentes, se tornando campeão peso-pesado do King of the Cage e conquistando o GP dos pesos-pesados do Strikeforce em 2012 antes de chegar ao UFC.

Cormier fez sua estreia no UFC contra Frank Mir em 20 de abril de 2013. Ele venceu Mir por decisão unânime e deu sequência com triunfos sobre Roy Nelson, Patrick Cummins e Dan Henderson, conquistando sua primeira disputa pelo cinturão do UFC contra o também membro do Hall da Fama do UFC Jon Jones no UFC 182.

O UFC 182: JONES x CORMIER aconteceu em 3 de janeiro de 2015 no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas e foi a primeira luta principal do UFC na carreira de Cormier. Ele perderia para Jones por decisão unânime, mas o título ficaria vago três depois depois, quando foi revelado que Jones não passou em seu exame antidoping anterior à luta.

Cormier teve a segunda oportunidade de conquistar o título do UFC quando enfrentou Anthony Johnson pelo cinturão vago dos meio-pesados no UFC 187: JOHNSON x CORMIER. Neste evento, que aconteceu em 23 de maio de 2015, no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, Cormier dominou os dois primeiros rounds antes de finalizar Johnson com um mata-leão no 3º, conquistando seu primeiro cinturão do UFC.

Cormier então venceria quatro de suas cinco lutas seguintes nos próximos três anos, defendendo o título dos meio-pesados três vezes no processo. Cormier voltou à divisão dos pesos-pesados para encarar o campeão Stipe Miocic na luta principal do UFC 226: MIOCIC x CORMIERrealizado em 7 de julho de 2018 na T-Mobile Arena em Las Vegas.

Após testar a luta agarrada com Miocic pelo Octógono, Cormier conectou um golpe de direita com 27 segundos faltando para o fim do 1º round para derrotar Miocic por nocaute técnico. A vitória levou seu nome ao livro dos recordes, fazendo dele apenas o segundo atleta na história do UFC a ter cinturões em duas divisões simultaneamente.

Cormier defendeu o título dos pesos-pesados quatro meses depois ao finalizar Derrick Lewis com um mata-leão na luta principal do UFC 230: CORMIER x LEWIS, em 3 de novembro de 2018 no Madison Square Garden.

Após sua defesa do título dos pesos-pesados, Cormier vagou o cinturão dos meio-pesados do UFC para focar somente em defender o dos pesados. Ele encarou Miocic mais duas vezes nas lutas principal do UFC 241: CORMIER x MIOCIC 2 UFC 252: MIOCIC x CORMIER 3perdendo ambas, antes de oficialmente se aposentar do esporte.

Durante sua carreira digna do Hall da Fama, Cormier treinou com Javier Mendez na American Kickboxing Academy em San José, na Califórnia. Ele é um entre vários campeões do UFC a treinarem com Mendez na AKA.

Cormier entra no Hall da Fama do UFC com um currículo impressionante, que inclui:

  • Um entre apenas quatro campeões simultâneos de duas divisões na história do UFC (peso meio-pesado e peso-pesado)
  • Mais golpes significativos conectados na cabeça em uma luta de pesos-pesados no UFC (UFC 241 x Miocic) - 162
  • Mais golpes significativos conectados em uma luta de pesos-pesados no UFC (UFC 241 x Miocic) - 181
  • Segundo maior número de golpes significativos conectados na cabeça em uma luta de meio-pesados no UFC (UFC 192 x Gustafsson) - 111
  • Terceiro maior número de vitórias em lutas valendo o cinturão dos meio-pesados do UFC na história - 4
  • Terceiro maior índice de acerto de golpes na história dos pesos-pesados no UFC - 61,6%
  • Terceiro maior número de golpes significativos conectados em uma luta de meio-pesados no UFC (UFC 192 x Gustafsson) - 140
  • Terceiro maior número de golpes no clinch conectados em uma luta de meio-pesados no UFC (UFC 192 x Gustafsson) - 48
  • 10º maior número de vitórias em disputas de título no UFC - 6

Para ver a lista completa de atletas e lutas contemplados no Hall da Fama do UFC, assim como detalhes sobre o formato do Hall da Fama do UFC, acesse UFC.com.br/HOF. Para mais informações, acesse UFC.com.br.