Pular para o conteúdo principal
Elves Brener enfrenta Esteban Ribovics no UFC Vegas 108. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Atletas

Elves Brener promete finalizar Esteban Ribovics no UFC Vegas 108

Peso-leve protagoniza duelo "Brasil x Argentina" no card principal do evento deste sábado (2) no UFC Apex, em Las Vegas

O aguardado confronto entre Elves Brener e Esteban Ribovics finalmente vai acontecer. Quase dois anos após a primeira tentativa de casá-lo para o UFC São Paulo, o duelo entre "Brasil x Argentina" entra em cartaz no card principal do UFC Vegas 108 neste sábado (2), no UFC Apex, em Las Vegas.

O combate, que reúne dois dos nomes mais explosivos da nova geração do peso-leve, marca o retorno de Elves ao Octógono após praticamente um ano afastado. “Foi um período praticamente só de treino, sem lutar, buscando coisas novas, tentando evoluir meu jogo. Então, para mim, foi muito importante”, analisou o brasileiro em entrevista exclusiva ao UFC.com.br.

A trajetória de Elves na organização é marcada por altos e baixos. Em 2023, ele teve um ano de estreia impactante, com vitórias sobre nomes duros como Zubaira Tukhugov, Guram Kutateladze e Kaynan Kruschewsky - este último sendo o substituto de Ribovics, que precisou se retirar da luta originalmente agendada. O bom momento, porém, foi interrompido em 2024 com derrotas consecutivas para Myktybek Orolbai e Joel Álvarez, que frearam sua ascensão.

Do outro lado, Ribovics também busca reabilitação. O argentino, que vinha em uma sequência de três vitórias, sofreu um revés por decisão dividida para Nasrat Haqparast em março. A tensão do clássico sul-americano, tradicionalmente forte no futebol, parece estar presente também nas palavras do brasileiro.

Elves Brener comemora a vitória no UFC 284. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Elves Brener comemora a vitória no UFC 284. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


“Com certeza, carrego essa rivalidade. Pode ter certeza que Pelé é melhor que Maradona mil vezes. Contra fatos, não há argumentos", disse rindo o brasileiro. "Na real, a rivalidade que carrego é botar a comida na mesa para meus filhos. Estou feliz por enfrentar o Esteban, que era um cara que eu já tinha estudado para lutar em 2023. É um argentino bom, duro, e estou empolgado para mostrar o que venho treinando".

Leia mais: Tatsuro Taira x Hyun Sung Park: o que esperar da luta principal do UFC Vegas 108?

Mais maduro e experiente, Elves acredita que seu estilo encaixa bem contra Ribovics. Para o brasileiro, a luta deve começar com ambos buscando a trocação, mas o que fará a diferença será seu jogo de chão - que está mais afiado do que nunca, segundo ele próprio.

“Tenho envergadura maior, trabalho melhor os chutes e tenho wrestling e jiu-jitsu a meu favor, enquanto ele precisa da distância. Quando ele sentir a minha mão, vai entender tudo isso, e é nessa que irei surpreender. Vou colocá-lo pra baixo e finalizar entre o 1º e 2º rounds. Ele é um showman e eu também, então vai ser uma grande luta. Entro para brigar de coração e alma. É isso que o público gosta de ver e é isso que eu amo fazer”, afirmou.

Esteban Ribovics golpeia Daniel Zellhuber no UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC)

Esteban Ribovics golpeia Daniel Zellhuber no UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC)


Caso saia com a vitória, o brasileiro já tem alvos em mente. Um dos possíveis adversários é o veterano Jared Gordon, que já foi derrotado por seu companheiro de treinos, Charles "do Bronxs" Oliveira. Outras opções são revanches contra Orolbai e Alvarez. Elves, porém, sabe que precisa fazer bem o seu trabalho neste sábado antes de pensar nos próximos passos.

“O Gordon seria um bom adversário, já está ali próximo do Top 15. Quanto ao Orolbai e ao Alvarez, não devo nada a nenhum deles. As derrotas foram circunstanciais. Corte de peso ruim, lesão, coisas que atrapalham. Mas vamos nos encontrar de novo. As coisas no UFC acontecem muito rápido. Não vou retornar a 2023, mas é um novo momento. Não tenho pressa, mas se tudo der certo, até o meio do ano que vem estou no ranking”, finalizou.

O UFC Vegas 108: Taira x Park foi um evento realizado em 2 de agosto de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.