Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Em Números: Retornos triunfais após longos períodos de afastamento

 


O ex-campeão dos médios, Anderson Silva, retornou ao octógono no último sábado, no UFC 183, depois de ficar 399 dias afastado. Ele enfrentou o ex-campeão do Strikeforce, Nick Diaz, que também ficou um bom tempo fora do mundo das lutas – 686 dias. Em homenagem ao combate, separamos os maiores duelos que ocorreram no UFC com atletas que ficaram parados durante um longo período e depois retornaram com vitórias.
- Assine o Canal Combate e assista a todas as edições do UFC
- Viaje com o Hotel Urbano e assista ao UFC de perto
10. Conor McGregor sobre Diego Brandão – 336 dias
Fazia cinco anos que o UFC não ia até a Irlanda, mas ele estava voltando com força total e levando os melhores lutadores do país, incluindo a grande estrela irlandesa do MMA: Conor McGregor. Um ano antes, McGregor tinha estreado no Ultimate com duas grandes vitórias, sobre Marcus Brimage e Max Holloway, mas ele sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior no triunfo por decisão unânime sobre o havaiano. Após passar por uma cirurgia, a reabilitação e diversos eventos com a imprensa, que o tornaram a uma grande celebridade em seu país, McGregor foi o protagonista do sshow em sua cidade, Dublin, contra o vencedor do TUF 14, Diego Brandão. Com uma multidão ensurdecedora apoiando, o irlandês terminou a luta com um nocaute técnico no primeiro round, ganhando o bônus de Performance da Noite.
9. Brock Lesnar sobre Shane Carwin – 357 dias
Tudo sobre Brock Lesnar – desde sua aparência até suas vitórias no octógono – fazem com que ele seja uma grande estrela. No histórico UFC 100, o então campeão dos pesados enfrentou o ex-campeão e rival Frank Mir, em uma revanche muito esperada pelos fãs. Em sua primeira defesa de título, Lesnar conseguiu um nocaute técnico sobre Mir no segundo round, dando uma entrevista inesquecível após a luta. Em novembro de 2009, Lesnar precisou se retirar da sua segunda defesa de título por conta de mononucleose. Duas semanas depois, o lutador precisou fazer uma cirurgia de emergência, revelando que ele sofria de diverticulite. Em julho de 2010, no UFC 116, Lesnar estava totalmente recuperado e pronto para pisar novamente no octógono, desta vez contra o campeão interino dos pesados, Shane Carwin. O primeiro round foi um pesadelo para o lutador, que levou uma verdadeira saraivada de socos, mas sobreviveu ao massacre. No segundo round, o ex-campeão de wrestling da Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA) fez o que era preciso para derrubar seu adversário e aplicar um katagatame para conseguir sua segunda defesa de cinturão e um prêmio de Finalização da Noite.
8. Chris Weidman sobre Anderson Silva – 360 dias
Como uma odisseia moderna, o atual campeão dos médios, Chris Weidman, enfrentou tempestades, lesões e monstros durante a sua caminhada até o topo. Na primeira luta principal do novaiorquino, realizada em 2012, Weidman esteve incrível contra o sempre perigoso Mark Muñoz. Depois de um primeiro round marcado pelo grappling, Weidman começou a trabalhar em pé e liquidou o duelo fintando um soco para desferir a cotovelada, que entrou em cheio e lhe rendeu o prêmio de Nocaute da Noite, assim como uma chance de lutar pelo título contra o melhor da categoria: Anderson Silva. Em uma grande maré de azar, o bicampeão de wrestling da Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA) sofreu uma lesão em seu ombro, além de ter sua casa em Long Island completamente destruída pelo Furacão Sandy. Em julho do ano seguinte, Weidman entrou no octógono no UFC 162 para enfrentar o então campeão. Após levar uma pequena vantagem no primeiro round, apesar da luta apertada, Weidman acertou um belo soco de esquerda que pegou o Spider de surpresa, faturando assim o cinturão dos médios do Ultimate após passar por diversos obstáculos.
7. Randy Couture sobre Tim Sylvia – 392 dias
Ele não tinha se aposentado? Depois de terminar sua trilogia com o Hall da Fama do Ultimate, Chuck Liddell, no UFC 57, em 2006, o ex-campeão dos meio-pesados e ex-campeão dos pesados, Randy Couture, anunciou que iria parar de lutar após conseguir uma das carreiras mais vitoriosas na história do MMA. Apenas um ano depois, o lutador anunciou um retorno inesperado entre os pesados – sua primeira luta naquela categoria após cinco anos – para encarar o monstruoso campeão da divisão, Tim Sylvia. Aos 43 anos, Couture iria lutar contra o oponente mais alto que já havia enfrentado, com uma grande vantagem no alcance e um poder de nocaute devastador. No entanto, nada disso pareceu abalar o lendário atleta, que conseguiu um knockdown em Sylvia com um overhand assim que começou o primeiro round e administrou os 25 minutos do combate para conseguir vencer por decisão unânime e recuperar o cinturão peso-pesado.
6. Cat Zingano sobre Amanda Nunes – 532 dias
Atual número um no ranking peso-galo feminino, Cat Zingano superou diversas dificuldades físicas e emocionais. Em abril de 2013, logo na sua estreia no UFC, a lutadora fez um combate para decidir quem seria a próxima desafiante ao cinturão da categoria, encarando a ex-campeã peso-galo do Strikeforce, Miesha Tate. A vencedora também seria escolhida como treinadora do TUF 18, junto da campeã Ronda Rousey. Em um duelo empolgante, que ganharia o prêmio de Luta da Noite mais tarde, Zingano nocauteou Miesha com joelhadas e cotoveladas no terceiro round. Um mês depois, em maio, ela sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado anterior, passando por cirurgia e uma lenta recuperação. Em janeiro do ano seguinte, seu treinador e marido, Maurício, faleceu. No entanto, a coragem e força de vontade são ilimitadas em Zingano. Ela superou os problemas físicos e emocionais, voltando ao UFC em setembro de 2014. Lutando contra Amanda Nunes, que tinhan nocauteado suas duas no octógono por nocaute no primeiro round. Zingano mostrou toda sua garra e venceu o combate de uma maneira familiar, nocauteando Amanda com joelhadas e cotoveladas no terceiro round.
5. Rodrigo Minotauro sobre Brendan Schaub – 552 dias
Indo para sua 41ª luta como profissional, o ex-campeão do Pride e ex-campeão interino dos pesados do UFC, Rodrigo Minotauro, foi colocado para lutar profissionalmente pela primeira vez no Brasil, desde que começou sua carreira. No UFC 134, realizado na cidade do Rio de Janeiro, o veterano iria ser posto frente-a-frente com Brendan Schaub, uma jovem estrela em ascensão conhecida pelo grande poder de nocaute. Enquanto Schaub vinha de quatro vitórias seguidas, sendo três por nocaute, Minotauro havia sido nocauteado pela segunda vez na carreira e passava pelo maior período de afastamento desde que começou a lutar. Com o futuro dentro da organização sendo colocado à prova, o brasileiro lutou em pé de maneira incrível e liquidou Schaub com socos no primeiro round, ganhando o prêmio de Nocaute da Noite e uma grande festa da torcida brasileira.
4. Georges St-Pierre sobre Carlos Condit – 567 dias
Em 18 de outubro de 2011, o mundo do MMA ficou chocado assim que soube que o então campeão dos meio-médios, Georges St-Pierre, sofreu uma lesão no joelho e precisaria passar por uma cirurgia. No ano seguinte, o canadense passou por uma longa reabilitação e voltou a treinar para voltar a ser o que era até então – o maior lutador meio-médio de todos os tempos. Em seu retorno ao octógono, St-Pierre enfrentaria o campeão interino da categoria, Carlos Condit, que vinha de cinco vitórias seguidas. No final, o canadense reconquistou seu posto utilizando suas características mais conhecidas: velocidade, precisão e jogo de chão. No quarto round, St-Pierre tomou um chute fortíssimo na cabeça, que quase o nocauteou, mas ele conseguiu superar a situação e venceu por decisão unânime, além de ganhar o prêmio de Luta da Noite.
3. Thiago Pitbull sobre Seth Baczynski – 777 dias
Uma vez considerado como um dos grandes lutadores na elite dos meio-médios, Thiago Pitbull desapareceu do octógono por cerca de dois anos. Depois de vencer sete lutas seguidas, que o levaram a disputar o cinturão no UFC 100, o lutador de muay thai alternou vitórias e derrotas nos anos seguintes até luta contra Martin Kampmann em 2012, na Austrália. Depois do duelo, o striker foi escalado para lutar várias vezes, mas precisou se retirar por conta de diversas lesões. Finalmente, o atleta da American Top Team retornou ao octógono em abril de 2014 contra Seth Baczynski. Apesar da desconfiança sobre seu desempenho após tantas lesões, os fãs do UFC puderam acompanhar a vitória por decisão unânime de Pitbull, que também conquistou o prêmio de Luta da Noite. Recentemente, ele ainda ganhou o bônus de Performance da Noite após nocautear Jordan Mein no segundo round, no UFC 183.
2. Mike Swick sobre Damarques Johnson – 910 dias
Uma das grandes estrelas da primeira edição do TUF, Mike Swick conseguiu um incrível cartel de nove vitórias e três derrotas no Ultimate, lutando por duas categorias de peso diferentes, antes de seu afastamento. Em uma enorme maré de azar, Swick foi diagnosticado em 2010 com uma doença no estômago, precisando passar por uma dieta restritiva. Enquanto continuou sofrendo com a enfermidade no ano seguinte, o lutador também teve uma lesão nas costas e, mais tarde, uma no joelho, que o deixaram afastado por 2011 inteiro e boa parte de 2012. Em seu tão aguardado retorno, Swick iria encarar o finalista do TUF 9, Damarques Johnson. Conhecido por não deixar as lutas chegarem nas mãos dos jurados, o atleta nocauteou Johnson no segundo round, ganhando o prêmio de KO da Noite.
1. Dominick Cruz sobre Takeya Mizugaki – 1092 dias
O primeiro campeão dos galos do UFC, Dominick Cruz, fez um retorno milagroso ao Ultimate no UFC 178, depois de ficar três anos afastado. Antes disso, o lutador havia conseguido uma vitória por decisão unânime contra Demetrious Johnson em outubro de 2011, antes mesmo da criação da divisão dos moscas, cujo cinturão pertence hoje ao mesmo Johnson. Na época, Cruz vinha de dez vitórias consecutivas, incluindo duas defesas de cinturão no WEC e outras duas no UFC. Ele foi escolhido para ser um dos treinadores do TUF 15 junto de seu grande rival, Urijah Faber, e os dois estavam escalados para uma trilogia no UFC 148. Mas um revés aconteceu e Cruz rompeu o ligamento cruzado anterior durante os treinos. Sete meses depois, descobriu que a primeira cirurgia não reparou o problema, precisando fazer outra. As lesões continuaram a amaldiçoá-lo, o atleta sofrey uma distensão na virilha quando iria unificar o título dos galos contra o campeão interino, Renan Barão, em fevereiro de 2014. Como mencionado, praticamente três anos depois de sua última luta, Cruz voltou ao octógono com autoridade, nocauteando Takeya Mizugaki em apenas 61 segundos e ganhando o prêmio de Performance da Noite.
Ele deveria enfrentar o atual campeão dos galos, T.J. Dillashaw, mas rompeu o ligamento cruzado anterior novamente e não há uma previsão para sua volta.
Menções honrosas: Anthony Pettis sobre Gilbert Melendez no UFC 181; Takanori Gomi sobre Isaac Vallie-Flagg no UFC 172; Maurício Shogun sobre Mark Coleman no UFC 93; e Vitor Belfort sobre Marvin Eastman no UFC 43.