Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Entenda, de uma vez por todas, a diferença entre os dopings de Spider e Jones

Dana White: "A Comissão Atlética de Nevada nunca deixaria um lutador entrar no octógono se soubesse que ele estava usando drogas para melhorar o desempenho. E nós também"

Dana White, presidente do UFC, conversou com jornalistas nesta quarta-feira (18), em Las Vegas, para apresentar o plano de uma nova política para combater o doping no UFC. Ele aproveitou o encontro para esclarecer, de uma vez por todas, uma dúvida que aflige os fãs: qual a diferença entre os casos de Jon Jones e Anderson Silva?
 
"Jon Jones testou positivo para cocaína fora de competição, em 4 de dezembro de 2014. Ele passou por outro teste em 18 de dezembro, em que testou negativo para esteróides, ele não foi testado outra vez para cocaína. Jones passou por outro teste, depois da luta, e deu negativo para todas as substâncias. Drogas para melhorar o desempenho ou drogas recreativas.".
 
Porque Jones não foi suspenso?
 
"Vi muitas pessoas falando: 'Jones testou positivo para cocaína e outros lutadores estão encrencados porque também deram positivo para maconha'. A diferença está nos testes fora e dentro de competição. Jones testou positivo quando estava fora de competição. Esses outros lutadores que vocês estão falando testaram positivo para maconha na época da competição. Se Jones tivesse testado positivo para drogas recreativas depois da luta, acreditem em mim, ele teria ainda mais problemas. Jones foi multado em 25.000 dólares (quase 75.000 reais) por violar o código de conduta do UFC - o dinheiro foi doado para uma instituição de caridade que cuida de crianças impactadas pelo uso de drogas.”
 
Demora nos resultados de Anderson Silva
 
"A Comissão Atlética de Nevada nunca deixaria um lutador entrar no octógono se soubessem que ele estava usando drogas para melhorar seu desempenho. Nós também nunca faríamos isso. O mais importante é a integridade do esporte. Tivemos alguns problemas para receber o teste, mas estamos trabalhando para melhorar isso. Anderson Silva testou positivo para drogas que melhoram o desempenho também depois da luta.”
 
Esclarecendo

Jon Jones testou positivo para drogas recreativas antes do período da sua luta contra Daniel Cormier. Mas os exames mostraram que ele não estava usando nenhuma droga para melhorar sua performance. Segundo médicos especialistas em esporte, a cocaína é péssima para o atleta, já que o deixamais ansioso, apreensivo e tira a concentração. Após sua luta, Jones estava limpo, sem qualquer droga no corpo, seja recreativa ou para melhorar a performance.
 
O caso de Anderson Silva é diferente. O brasileiro testou positivo para drogas que melhoram seu rendimento no primeiro exame, aquele feito fora de competição. Passou limpo por um segundo teste, mas voltou a ter problemas no terceiro exame, após a luta. O ex-campeão dos médios será julgado, provavelmente em março, pela Comissão Atlética de Nevada, que estipulará sua pena.